Sousplat: O que é, Como usar, Ideias, Modelos e passo a passo!

Você sabe o que é sousplat (lê-se “suplá”)? O termo é da língua francesa, e  a tradução ao pé da letra para a expressão é “sob prato”; ou seja, nada mais é que uma peça usada abaixo do prato.

A peça que auxilia na decoração da mesa também tem muitas outras utilidades e vantagens e vamos combinar que valoriza a decoração da mesa e ainda dá um toque de sofisticação.

            E antes de avançarmos no post, vamos deixar bem claro que o sousplat é apenas um suporte de apoio, e jamais deve ser usado para servir alimentos!

modelos sousplat

 

Para que serve e como usar?

            Como a própria tradução já diz, o item é para ser usado embaixo do prato, por isso deve ter dimensões maiores que esse, a fim de deixar as bordas aparentes e valorizar a decoração da mesa.

O uso é adequado para compor uma mesa sofisticada e ideal para garantir que a toalha fique protegida de possíveis sujeirinhas que podem cair do prato.

Em casamentos e festas: dicas de etiqueta

  • Modelos escorregadios: evite modelos de suporte que sejam escorregadios e que não deem firmeza na hora de usar o prato na alimentação. Para isso, o ideal é testar! Coloque o prato em cima e simule cortar uma carne, assim você terá certeza de que não risco dos convidados ficarem constrangidos com um prato escorregando sobre a mesa.
  • Momento a usar: o sousplat é um tipo de suporte ótimo para determinar os lugares na mesa e já deve estar posicionado antes dos convidados chegarem. O seu uso é indicado apenas para refeições completas (entrada, prato principal e sobremesa), e sempre deve ser retirado antes de servir a sobremesa.
  • Combinação: o uso do suporte é feito com uma combinação de tantos outros elementos que compõem a mesa, por isso, o ideal é escolher um modelo que se adeque ao estilo do restante do espaço, mas sempre mantendo um pouco mais de destaque da toalha e de outros itens da mesa.
mesa posta casamento

As flores brancas suavizam a decoração em tons de marrom

  • Com ou sem pratos: o sousplat pode ser colocado com a mesa toda montada e os pratos já dispostos sobre o item (exceto prato de sobremesa); ou apenas para determinar o lugar sem nenhum prato em cima, nesse caso, o prato deve ser servido já montado ou pode ser retirado no estilo buffet no momento do convidado se servir.
mesa decorada com flores

As flores alaranjadas decoram o centro da mesa

Modelos de sousplat

MDF E Madeira

            As opções em MDF são bem comuns entre esse tipo de acessório e é uma ótima opção para quem quer colocar técnicas de artesanato em prática, já que o MDF pode ser pintado, decorado com técnicas de decoupage, ou outras opções. Já os modelos em madeira também podem passar pelo processo de decoração ou usados naturalmente para destacar um estilo rústico.

mesa decorada com velas

No centro da mesa, castiçais de velas em diferentes alturas

mdf com pérola

madeira com tecido

Os modelos de MDF foram decorados com tecido

mesa simples casamento

O arranjo central é composto por flores cor de rosa

sousplat-lindos-para-comprar

Os coloridos podem ser usados para dar um toque de alegria ao ambiente, ou mesmo em festas infantis.

Tecido

O suporte de tecido também é uma ótima opção para o sousplat. O modelo pode ser feito no próprio pano ou usado com revestimento para uma base de madeira, ou outro material. A única desvantagem para esse tipo de peça, é que pode ser mais difícil a limpeza, mas se o tecido for impermeabilizado com uma camada de cola branca, não há problemas de passar um paninho úmido.

mesa colorida

mesa decoração suave

Tecidos florais e em tons suaves compõem os suportes

mesa decorada azul

O anel de guardanapo é decorado com flores

modelos de tecido

sousplat-de-tecido-quadrado

Sousplat quadrado forrado com tecido é super fácil de fazer

Renda

Para deixar a mesa mais delicada, uma ótima aposta é a renda. Além da variedade de tecidos rendados, ainda dá para recorrer a modelos de borracha, tipo toalhinhas; o que é simples de limpar e funciona muito bem como sousplat.

mesa comprida festa

A mesa tem decoração com flores coloridas

mesa casamento com castiçal

Castiçais decoram as mesas

decoração centro de mesa

No centro da mesa, vasinhos com flores

modelo rendado

O guardanapo com estampa adiciona cor a mesa

Crochê

O trabalho artesanal é algo que valoriza qualquer tipo de decoração. E uma aposta é se inspirar em modelos de tapete de crochê para criar peças menores e que possam servir como base para os pratos.

decoração turquesa e pink

mesa posta rosa

Potinhos em formato de coração deixam a mesa delicada

crochê azul

O jogo americano substitui o uso da toalha

modelos de crochê

Papel e papelão

Para quem não quer ter trabalho com a limpeza de uma peça depois de servir um jantar ou almoço, pode apostar nos modelos descartáveis e de papel. Outra opção é criar um modelo feito a partir de papelão, que tem custo baixo e pode ser decorado de diversas maneiras.

mesa rústica e chique

O arranjo da mesa foi montado em uma bacia e isso deu um toque rústico a decoração

modelo de papel

mesa decorada com velinhas

Nas mesas, pequenos vasinhos de vidro com velas

modelo de papelão

Jornal

As ideias de artesanato com jornal também podem ser aplicadas para o sousplat. Esse tipo de base é ideal para quem quer gastar pouco e colocar projetos DIY em ação, mas lembre-se que o sousplat de jornal não pode ser lavado ou molhado.

sousplat jornal

O porta guardanapo também foi feito de jornal

decoração com flores

Flores naturais decoram o centro da mesa

artesanato com jornal

porta guardanapo

O suporte de guardanapo tem flor feita de conchas

Rattan

Para quem quer trazer um toque de natureza à decoração, pode recorrer ao item feito a partir de rattan (fibra natural feita a partir de uma palmeira). O aspecto é super charmoso e combina com decorações de mesa ao estilo rústico ou opções mais sofisticadas.

mesa decorada com flores

O jogo americano tem estampa floral

decoração mesa verde e branca

O jogo americano foi usado sobre a toalha branca

ideias criativas mesa

O prendedor com plaquinha define os lugares dos convidados

modelos rattan

Acrílico

Uma opção que costuma ser prática para limpar são os modelos em acrílico. Essa opção é ótima por conta da variedade de modelos que podem ser desde opções lisas e coloridas, até modelos estampados. A única ressalva para este tipo de material é em relação a superfície que não deve ser muito escorregadia, mas isso pode ser driblado com uma sobreposição de papel ou renda, que pode ser colocado entre o sousplat e o prato.

acrílico moderno

A toalha com estampa floral é alegre

acrílico estampado

O porta copo combina com a decoração colorida da mesa

como montar mesa

modelo roxo

O guardanapo roxo combina com o suporte de mesma cor

Vidro

O modelo de vidro é uma opção ótima para quem pretende compor uma mesa clean. O ideal é escolher um modelo de vidro canelado ou com algum detalhe para não deixar a peça muito escorregadia.

mesa sofisticada azul

mesa longa decorada

A mesa foi decorada em tons de cor de rosa

mesa com louças brancas

Louças brancas foram usadas sobre o modelo de vidro

como usar guardanapo tecido

Orquídeas decoram o centro de mesa

Espelho

A decoração com espelhos é sempre um charme, e vale até mesmo usar a peça na mesa. A base espelhada ajuda a ampliar o ambiente e fica lindo junto com uma iluminação que reflita no espelho do sousplat.

modelo moderno espelho

decoração rosas brancas

As rosas brancas deixam a decoração clean e chique

festa rosa e azul

O guardanapo de tecido combina com a toalha de mesa

modelos de vidro

Inox

O inox é uma opção bem sofisticada para compor a mesa, e fica lindo em uma combinação com peças e talheres prateados. O brilho do inox combina muito com eventos noturnos, mas também pode ser usado de dia quando o evento é sofisticado.

decoração prateada

As velas deixam a mesa romântica

mesa posta sofisticada

toalha azul

A toalha azul marinho dá destaque a mesa

modelo de inox

As flores combinam com a cor da toalha

Plástico

            Para quem quer uma opção simples, barata e que tenha uma boa variedade de modelos pode apostar nos modelos de plástico. Assim como as versões de acrílico, esse modelo pode ser liso ou estampado, mas é mais barato que o modelo acrílico.

As cadeiras com encosto de acrílico são modernas

As cadeiras com encosto de acrílico são modernas

modelo dourado de plástico

decoração dourada

A decoração com itens e sousplat dourado combina com a toalha azul marinho

mesa chique

EVA

Para quem está planejando uma festa e precisa de inspirações baratas, pode recorrer as versões feitas em casa e com EVA, o material é ótimo porque não fica escorregadio e ainda pode ser recortado com facilidade.

festa infantil

O formato de peixe deixa o suporte ideal para festas infantis

modelo simples e barato

O centro de mesa tem pote com jujubas e pirulito

mesa decorada lilás

Mosaico

Para quem gosta de artesanato pode apostar nos modelos decorados com mosaico. O estilo fica menos formal, e lindo para uma decoração mais leve, principalmente para almoços.

modelo de mosaico preto

O anel do guardanapo tem brilho e é sofisticado

modelo de mosaico colorido

decoração branca e vermelha

A fita de cetim foi usada como acessório para prender o guardanapo

Onde comprar  sousplat barato e capa

            Além das lojas físicas que costumam vender itens de decoração e/ ou peças para montar uma mesa de jantar, ainda dá para comprar o sousplat em lojas online.

As opções para quem pretende comprar pela internet podem ser em lojas como Mobly, Extra, Walmart, entre outros. E o melhor é que para deixar a mesa sofisticada nem é preciso gastar tanto, já que há modelos a partir R$ 10.

Agora se você quer ter várias opções esem gastar muito, pode recorrer às capas de sousplat. O item é um tecido que reveste uma base que pode ser de madeira, papelão ou outro material, e pode ser trocado de acordo com a decoração da mesa.

capa sousplat

Para comprar este tipo de peça dá para recorrer a artesãos, ou sites como Elo7, que reúnem artesões que façam vendas online. O preço varia bastante, mas dá para encontrar versões a partir de R$ 5.

 

Como fazer sousplat – passo a passo

Modelo 1

como fazer

  1. Passe cola branca sobre um disco de vinil;
  2. Escolha um tecido e cole sobre o disco;
  3. Para adiantar o processo, passe um secador para a cola secar mais rápido;
  4. Recorte as sobras de tecido das laterais, mantendo o formato redondo do disco;
  5. Cole uma fita na lateral, virando-a para baixo de modo a dar um acabamento melhor na peça, e depois passe uma camada de tinta branca sobre o tecido para criar uma camada protetora;
  6. Espere secar e o sousplat está pronto para o uso.

Modelo 2

passo a passo

  1. Recorte uma base de papelão em um tamanho que seja maior que o prato;
  2. Escolha um tipo de corda, e comece a enrolar pelo centro, sempre usando cola quente no papelão para fixar a corda na base.;
  3. Enrole a corda por todo o disco de papelão, e esconda as laterais para dar um acabamento à peça.

Agora  que você já sabe o que é e como usar sousplat, pode apostar nesse tipo de acessório para valorizar a decoração da mesa e deixar o ambiente mais sofisticado.

Você pode gostar...