Sala Colorida: Fotos Lindas, Modelos e Dicas de Decoração

Pequena ou larga, alta ou baixa, a sala de estar é um daqueles ambientes que a decoração deve estar perfeita ou se aproximar o máximo disso. É o primeiro ambiente interno visualizado pelos visitantes e um dos mais importantes em qualquer projeto de decoração de interiores. Mas não é preciso entrar em pânico porque não é difícil de decorar sala colorida ou clean e se fizer errado é só mudar. Para quem quer dicas de como ambientar este espaço e como usar cores temos boas sugestões a seguir.

Fotos e Modelos de Sala Colorida Decorada

O uso de cores na decoração de interiores anda super em pauta e cada vez ganhando mais adeptos. Sejam os independentes ou decoradores profissionais, sair um pouco do clean é uma tendência do mercado e quanto mais tons usar melhor. Tons fortes em contratos com os pastéis é uma forma de optar por colorir o ambiente com um toque moderno, elegante e igualmente funcional. E salas coloridas são um maravilhoso teste para entrar neste estilo.

Mas antes de pensar nas cores, avalie bem o seu espaço. Ele é pequeno e de teto baixo? Algumas cores podem tornar o espaço claustrofóbico e neste caso paredes de cor branca ou tons pastéis ajudam mais na amplitude. Também atente para a quantidade de móveis tanto para deixar o conforto ao circular como evitar que um visual ‘lotado’, com a sensação que ele é ainda menor.

Com sofá colorido

Sofás coloridos estão na moda e são bem interessantes para alegrar um espaço. Contudo, fuja dos tons marcantes demais, de apenas uma estação ou que jamais surgiram antes em pauta porque a tendência é sumirem do mercado rápido. Há muita gente arrependida de usar uma cor da moda hoje mas daqui há seis meses estar com uma tendência ultrapassada. Dê preferência para estilos atemporais tanto na modelagem do sofá como nos tons.

Não é preciso ter medo de começar uma sala colorida pelo sofá com cores. Uma regra simples é: sofá colorido pede parede de outra cor. Neste tipo de ambiente o tom sobre tom não cai bem,  não dá o devido destaque ao móvel e perde um pouco da ‘graça’. Ele precisa chamar a atenção no olhar e isso não quer dizer cor forte mas uma cor diferente da parede apenas.

sala colorida com sofá azulsala colorida com sofá vermelho

Será que é preciso ter móveis da mesma cor do sofá lateral? Pode sim, mas não é obrigatório. O contrates de tons em móveis e poltronas é uma tendência moderna e muito usada por profissionais da área.

sala colorida com sofá rosafotos de sala colorida

Para quem não abre mão de combinações uma dica legal é sofá e cortinas combinando para criar a unicidade visual.

decoração de sala colorida com sofá rosa

sala colorida com sofá laranja

Dicas para usar sofá colorido:

  • coloque almofadas coloridas também para deixar o visual mais jovem e descolado
  • sofás estampados pedem sempre paredes lisas
  • coloque alguns itens ao redor da mesma cor do estofado para criar uma unidade visual em seu projeto

Com sofá branco

Com o branco nunca tem erro ao decorar, correto? Certíssimo. Poltronas ou sofás brancos combinam com qualquer estilo de decoração de sala de estar e permitem mais cores ao redor. Por si só ele ganha destaque.

Com a cor claríssima no estofado pode-se ousar ainda mais ao redor em outros itens como tapetes coloridos, paredes com estampas ou listras e até mesmo móveis com cores fortes. Outro dos diferenciais do item é deixar o espaço mais amplo, sensação de mais conforto ao visual mesmo em salas pequenas.

sala colorida clean com sofá branco sala colorida laranja com sofá branco

Parede rosa choque: uma ótima dica para casas de solteiras e ganham seu devido destaque com a ausência de cores no estofado.

sala colorida parede rosa com sofá branco

sala colorida com sofá branco e parede azul

Dicas para usar sofá branco em sala colorida:

  • aproveite o sofá neutro e combine com poltronas coloridas
  • quadros mais marcantes e com estampa com cores são uma ótima pedida para paredes largas e altas

Com sofá preto

Além da vantagem de esconder bem a sujeira o sofá preto conta como ponto a seu favor ainda combinar com todo o estilo de decoração de sala. Cores fortes ou fracas, tons pastéis e color blocking caem muito bem com sofá escuro. Permite estamparia no piso e no teto com elegância. As mesmas regras valem para um estofado azul marinho ou de cor semelhante em tom fechado.

sala colorida clean com sofá preto

sala colorida da barbie

Decorações temáticas para sala de estar: por que não? Diferentes e super na moda!

sala colorida amarela e preta

Dicas ao usar sofá preto:

  • usando duas cores na sala sempre atente para os dois tons na mesma proporção para criar uma unidade visual
  • cuidado com a iluminação. Estafado grande e escuro em salas pequenas pode deixar o visual menor ainda aos olhos. Invista em luzes claras.

Com sofá cinza

O cinza é uma cor neutra e facilita na decoração. O ideal é ser associada a tons mais claros para fugir um pouco do básico e deixar o ambiente mais alegre. Opte pelos opostos: sofá cinza com cores vibrantes em almofadas, abajus e outros acessórios.

Uma dúvida comum é: que cores de móveis combinam com sofá cinza? Podem ser da mesma cor ou marrom, bege ou optar por itens coloridos também. O cinza entra na classificação de cor neutra e cai bem com tudo, apenas atente para não deixar o ambiente escuro. Móveis modernos com vidro e alumínio caem muito bem e são uma dica elegante e até mais em conta nos custos.

sala colorida com sofá cinza

como montar uma sala colorida

ideias para sala colorida com sofá cinza

usando cinza na sala colorida

Dicas para usar sofá cinza na sala de estar:

  • por que não um centro de sala com cor clara? Ilumina o ambiente.
  • almofadas com estampas divertidas vão deixar o estofado mais alegre
  • evite em parede de mesma cor, opte por um tom oposto ou claro
  • deixe o visual mais claro com um tapete de cor aberta

Com papel de parede

Não tem nada mais prático que saciar o desejo de estampas em sala que encontrar um lindo papel de parede. Aplicado por cima do revestimento não necessita de pintura, apenas cola e encaixar. O papel é ótimo para acrescentar cor e estilo a ambientes que vão receber visita e pode ser a solução perfeita para uma sala colorida

Mas qual colocar? Como a sala de estar não precisa combinar com nenhum outro ambiente se não for uma divisão única (tipo flat), ela pode receber qualquer tom, mas com cuidado. A estampa precisa combinar com o estilo dos móveis, quadros e do ambiente como um todo. Não cai bem estampa floral lilás com móveis vermelhos e modernos, por exemplo.

como usar papel de parede em sala colorida

papel de parede em decoração de sala colorida

combinar sala colorida com papel de parede

revestimento de parede de sala colorida

dicas para sala colorida com papel de parede

Dicas para a sala com papel de parede:

  • parede com listras devem sempre receber sofá de uma cor só
  • uma dica moderna é colorir apenas uma parede com o papel, mas todas podem receber o revestimento se o móvel for neutro

Com tapete colorido

Tapetes podem dar um up no visual ou derrubar tudo se forem mais selecionados. O ideal é sempre serem usados como objeto único e diferente, nunca estampa ao lado de estampa. Pisos com revestimento estampado não combinam bem com tapetes coloridos e paredes estampadas podem deixar o visual sobrecarregado com o mesmo item.

usar tapete colorido em sala colorida

dicas para sala colorida com tapete

decoração de sala colorida com tapete

modelos de tapete para sala colorida

Dicas para usar tapete em sala colorida:

  • evite tapete estampado se o sofá também for estampado
  • use centro de salas neutros, sem muitos detalhes, para a decoração do item no chão ter seu devido destaque.

Faça uma boa garimpagem nas compras antes de acrescentar mais itens na decoraçãoTenha em mente nas lojas sempre quais as cores mais fortes do espaço, quantos itens de cada cor você já tem para não tornar seu projeto uma enorme confusão visual.

Você pode gostar...