90 Modelos de Prateleiras: Ideias, Funcionalidade e dicas de decoração!

Os tamanhos reduzidos e a falta de espaço são os maiores problemas na hora de descorar o ambiente, e se você está passando por esse dilema a dica é apostar no uso do espaço vertical e recorrer às prateleiras. O elemento não é nenhuma novidade do universo decorativo, mas é uma grande aposta na hora de aproveitar melhor o espaço, e com diferentes estilos é possível encontrar o modelo ideal para cada ambiente e funcionalidade.

 

Tipos de prateleiras 

Madeira

            O material é um clássico e já é um velho conhecido das prateleiras. E apesar de ser tão tradicional, continua sendo uma ótima opção para quem quer uma opção versátil para combinar com a decoração e de alta resistência, podendo até suportar itens mais pesados.

O estilo da madeira pode variar de acordo com a árvore, e por isso dá para escolher cores diferenciadas, tipos de acabamento (rústico, madeira de demolição, etc), além de escolher uma base como apoio, que pode variar entre mão francesa, canos de metal ou até uma instalação embutida.

prateleira de madeira

Cadeiras diferentes compõem o home office

decoração com madeira

O pendente dourado é moderno

parede de lousa

MDF

Uma boa substituição para a madeira nobre é o uso de placas de MDF, que até podem lembrar o acabamento da madeira tradicional ou seguir a tendência entre o acabamento branco.

A vantagem de usar prateleiras de MDF é que o custo costuma ser mais conta e é mais fácil de ser encontrada. A instalação pode ser embutida para dar a ideia de prateleira infinita ou com mão francesa.

prateleira mdf

prateleira com mão francesa

Os móveis brancos dão destaque aos enfeites

sala de TV

A mesa de centro colorida adiciona cor ao espaço

 

Caixote ou pallets

Se você é adepto da decoração com pallets e caixotes, já pode separar o item para criar suas prateleiras.

O material pode ser usado de diversas formas, e ganhar cor com uma camada de tinta para ficar com um estilo mais moderninho e até combinar com o ambiente. E o melhor de tudo é que você ainda segue ideias baratas para a decoração.

decoração reaproveitamento

A parede foi decorada com papel de parede bege

decoração com caixotes

Itens vermelhos fazem parte e dão cor a decoração

prateleiras com pallets e caixotes

Trilhos de luz compõem a iluminação

Vidro

            O vidro é aquele tipo de material coringa, e que por ser transparente combina com qualquer estilo de decoração. E não seria diferente para as prateleiras de vidro, que podem fazer parte de diferentes ambientes e até ocupar espaços pequenos, já que a transparência do material o torna clean e parece ocupar menos espaço.

 prateleira de vidro

banheiro branco

A pia de apoio faz parte da bancada

banheiro criança

No banheiro infantil, decoração com focas

Ferro

Seguindo a linha da decoração industrial, o ferro é uma ótima opção para as prateleiras. O material de ótima resistência costuma ser uma boa escolha para quem pretende colocar um peso maior no suporte, e ainda deixa a decor com um estilo das fábricas, podendo compor outros estilos decorativos e até criar um mix na decor.

piso de taco

prateleira de ferro

A parede preta é uma tendência moderna na decoração

cozinha rústica

A parede em cor terracota caracteriza a decoração rústica

Aço inox

Uma variação do ferro, mas mantendo-se entre os metais é o aço inox. O elemento com este tipo de acabamento tende a ser mais moderno e ótimo para introduzir itens metálicos na decoração, principalmente, em ambientes como cozinha. Além de dar um resultado super charmoso para o ambiente, as prateleiras de inox também são bem simples de limpar.

prateleira inox

cozinha com azulejo branco

Na bancada, pequenos vasinho com ervas e temperos frescos

modelo de aço inox

Gesso / drywall

Se a intenção é criar um elemento fixo no ambiente, aposte nos modelos feitos a partir de gesso ou drywall. O acabamento é super charmoso e pode ser combinado com o rebaixamento de gesso. A única desvantagem deste tipo de prateleira é exatamente o fato dela ser fixa, já que no caso de mudança ou até mesmo com o desejo de trocar a disposição dos móveis, o item não pode ser removido do lugar.

rodapé branco

A parede cinza deixa o corredor moderno

buffet amarelo

O móvel amarelo deixa dá cor ao ambiente

modelo de gesso

Na parede, decoração com pratos

Plástico 

Para quem pretende instalar na parede um item fácil e barato, já pode incluir entre as opções, a prateleira de plástico. Por ser um material mais leve é preciso ficar atento em relação ao peso dos itens apoiados no suporte, de modo que não estregue o elemento. Além disso, esse tipo de elemento também costuma ter uma ampla variedade de cores e pode ser escolhido de acordo com um tom que combine com o ambiente.

prateleira plástico

Para controla a entrada de luz, cortina veneziana na janela

prateleira barata

caixas plásticas

O piso de pedras compõe o espaço

Como utilizar prateleiras na decoração

Livros

É bem provável que quando se fala em prateleiras, logo vem a mente as famosas estantes de livros, e não é para menos, afinal as prateleiras costumam ser o principal móvel para acomodar os livros.

parede de tijolo a vista

Na parede, tijolo a vista aparente

            Para este ambiente, a escolha foi por um modelo de prateleira simples em madeira e com mão francesa, que foi instalada rente a parede e que serve de base para uma pequena biblioteca pessoal.

 

prateleira de livros

A parede azul tem uma tonalidade clara

modelos para livros

Quadros

            Esqueça a tradicional maneira de usar quadros – pendurados na parede. Afinal a tendência agora é usar os itens apoiados, e as prateleiras são as principais apostas para essa funcionalidade.

quarto casal cinza

Na parede cinza, adesivo decorativo com frase

Neste quarto cinza e branco a decor segue uma linha bem moderna ao usar a prateleira sem apoio visível acima da cama. O item mantém a decoração vertical e os quadrinhos apoiados entre si resultam em um estilo contemporâneo para a decoração.

prateleira quadros

parede de espelho

No teto de gesso, iluminação embutida

Esmaltes

            Quem nunca deixou um esmalte esquecido no fundo de uma caixinha equando o encontrou novamente ele já estava velho e seco? Isso acontece e muito no universo feminino.

modelo para esmaltes

Para driblar este tipo de situação a dica é fazer prateleiras mais fininhas que permitam que os vidrinhos fiquem enfileirados e todas as cores visíveis, e que sejam tipo canaletinhas ou com suporte na frente, impedindo que os esmaltes possam vir a cair.

como guardar esmaltes

Os esmaltes foram separados de acordo com as cores

bancada maquiagem

Brinquedos

Difícil quem não deseja que o quarto das crianças ou sala de brinquedos permaneça sempre organizado, e um item que pode ajudar são as prateleiras. Neste caso, é preciso pensar no projeto antes de mandar fazer a peça ou compra-la, e alguns elementos devem ser considerados:

  • A altura deve respeitar o tamanho das crianças, de modo a permitir que os pequenos possam interagir e acessar os brinquedos;
  • Evitar modelos que tenham quinas, afinal na hora da brincadeira é possível que a criança não veja os cantinhos e acabe batendo a cabeça;
  • A profundidade também é um item importante e deve ser analisado de acordo com o tamanho médio dos itens que vão ficar nas prateleiras.

quarto infantil

parede rosa

A parede rosa caracteriza o quarto feminino

parede amarela

Na janela, cortina com varão

 

Plantas

Para organizar as plantas no jardim, o suporte também é uma ótima escolha, já que permite acomodar vários vasinhos sem ocupar muito espaço no ambiente. E dá até para recorrer ao item como uma opção para o jardim vertical.

decoração com cactos e suculentas

O tijolo a vista aparente deixa o ambiente rústico

Neste projeto, a escolha foi por usar tábuas de madeira para fazer as prateleiras e mão francesa de ferro fundido, dando um toque super charmoso ao acabamento e suporte.

prateleira para plantas

Na decoração, o regador de metal foi transformado em vaso de planta

modelos para plantas

Gatos

Quem divide o espaço com os felinos em casa sabe que esses pequenos adoram se jogar de um cantinho para o outro, e uma maneira de garantir a diversão dos gatinhos e ainda incrementar um item decorativo são as prateleiras para os gatos.

            As peças não precisam ser extensas, e podem ser colocadas em vários níveis, de modo que os bichinhos possam pular de um cantinho para o outro, Ah, e nesse caso as prateleiras não devem ter enfeitinhos, caso contrário tudo vai para o chão.

prateleira gatos

madeira clara piso

No chão, piso de madeira clara

parede de quadros

Quadros com molduras pretas decoram a parede

 

Modelos de prateleiras para cada ambiente

Sala

TV na parede

A parede bege dá destaque aos móveis brancos

Nesta proposta a ideia foi de instalar prateleiras com suporte embutido acima da televisão. A extensão do suporte seguiu o mesmo tamanho do rack de apoio e ganhou alguns enfeites para dar um toque decorativo ao ambiente.

prateleira sala

Almofadas azuis decoram o sofá claro

Se você está em dúvida de como decorar uma sala pequena, esta proposta é uma ótima inspiração. No projeto, as prateleiras foram utilizadas em duas paredes paralelas do ambiente, sendo três tábuas acima da TV e uma atrás do sofá.

parede de cimento queimado sala

cortina embutida

O teto de gesso rebaixado tem iluminação embutida

sofá cinza

Quarto de casal e jovem

quarto de casal pequeno

No quarto de casal, cabeceira preta

Para o quarto de casal a proposta foi de usar o elemento acima da cama. E o item não precisa estar centralizado junto da cama, como mostra a proposta. Neste caso, a ideia foi de trazer as prateleiras para o canto, de forma a ficarem mais próximas da escrivaninha, e manterem a harmonia com a cor do móvel que é suporte para o computador.

quarto jovem

A almofada de Alice no País das Maravilhas compõem a cama

cama futón

 

Quarto de bebê

decoração quarto bebê

Nuvens pintadas na parede decoram o ambiente infantil

A decoração do quarto de bebê conta com uma parede cinza e com pinturas de nuvens, e algumas dessas nuvenzinhas ganharam a base de uma prateleira branca com suporte embutido, o que dá um resultado super charmoso ao espaço, além de funcionar como apoio para itens decorativos, como livros e pelúcias.

quarto bebê contemporâneo

O papel de parede tem estampa chevron

lustre quarto bebê

Nichos redondos compõem a decoração da parede

Closet

Roupas

closet com tapete

Caixas ajudam na organização do closet

Se a ideia é se inspirar em um projeto de closet pequeno  e simples este projeto é ideal. Aqui, alguns cabideiros foram instalados na parede e abaixo deles prateleiras com suporte escondido funcionam como apoio para deixar camisetinhas e bermudas dobradas e sempre visíveis.

closet pallet e caixotes

closet aramado barato

Sapatos

sapateira closet

A parede cinza deixa o closet moderno e neutro

            Se você não encontrou uma sapateira que seja adequada para o seu espaço e bolso, ou não está disposta a encomendar um móvel planejado, essa opção é super prática e econômica. Para reproduzir a ideia, basta escolher qual tipo de material vai usar para as prateleiras e instalar as peças respeitando o espaço adequado e que caibam os calçados.

prateleira de sapatos

parede roxa

O espelho da penteadeira segue o estilo camarim

Cozinha

decoração colorida cozinha

Na bancada, vaso com flores

Nesta cozinha, a ideia foi de utilizar o cantinho abaixo do armário aéreo para instalar o suporte, que serve de apoio para utensílios do dia a dia, como frascos e potinhos, livros de receitas, e até alguns mantimentos.

cozinha moderna

Banquetas azuis compõem o balcão

cozinha planejada

Bar em casa

adesivo decorativo parede

O adesivo de parede decora o espaço do barzinho

Se você tem um cantinho e quer transformá-lo em um bar em casa, essa ideia é bem simples. Para o apoio das bebidas e copos foi instalada uma pequena prateleira de madeira que se encaixa perfeitamente no pequeno espaço do corredor, e para decorar foram usados adesivos decorativos, que enfeitam tanto o espaço abaixo da prateleira, como o nível acima.

barzinho em casa

A parede de lousa é tendência

parede decorada com quadros

A parede preta dá destaque aos quadrinhos coloridos

Escritório (Home office) 

home office

A mesa cavalete funciona como escrivaninha

Se trabalhar em casa é uma nova tendência, é preciso lembrar que um cantinho especial é ideal para se sentir confortável e ter tudo a mão. E mesmo se o espaço for pequeno, dá para garantir isso, com a instalação de algumas prateleiras acima da mesinha, como neste projeto, onde os suportes servem de apoio para enfeites e livros.

decoração escritório

Na parede, papel de parede e quadros decorativos

mesa cavalete

decoração escritório em casa

Banheiro

banheiro cinza

Detalhes alaranjados dão destaque a decor

Esquecer-se de decorar o banheiro é um erro comum, e esse cômodo acaba sendo um ambiente neutro e sem graça diante do restante da casa; mas nesta proposta a ideia é exatamente o contrário, já que o pequeno espaço também ganhou atenção especial. E aqui o uso da prateleira foi rente ao espelho, servindo de apoio para creminhos e até itens de decoração, como velinhas.

banheiro pequeno

Na bancada, decoração com orquídea branca

prateleira vidro

Lavanderia e Despensa

lavandeira

A bancada ajuda a manter a organização do ambiente

A área de serviço costuma ser um ambiente desorganizado e até sem graça, e uma maneira de driblar isso é com o uso de prateleiras que podem servir de apoio para deixar os itens em ordem e até ganhar alguns vasinhos decorativos com plantas para dar um toque gracioso ao ambiente.

 

lavanderia decorada

despensa organizada

Agora que você já viu que as prateleiras podem ser grandes aliadas na funcionalidade e decoração, é só decidir um estilo e ambiente para incluir o elemento.


Você pode gostar...