Portas Decoradas: Dicas incríveis e + de 100 modelos!

Investir em portas decoradas pode ser uma forma muito criativa de alegrar a casa e deixá-la diferente. É possível decorar portas da entrada, dos cômodos e dos banheiros e lavabos. Além disso, escolas infantis e outros estabelecimentos também podem apostar nesse tipo de decoração. É uma maneira simples de tematizar o espaço.

Quer ver como esse detalhe pode ajudar a preencher qualquer ambiente? Com uma porta decorada você poderá dosar no restante da decoração para que não fique muito exagerado. Venha com a gente conhecer fotos e dicas de como colocar a mão na massa para embelezar as portas de sua casa.

portas-decoradas-capa-do-post

Ideias e Modelos de Portas Decoradas

   Com tecido

Os tecidos são materiais que podem ser utilizados para revestir superfícies lisas, de preferência. Hoje podemos ver muitas pessoas renovando o visual de móveis com tecidos e retalhos, e com as portas podemos fazer o mesmo.

É preciso ter dedicação para esse tipo de trabalho, já que, apesar de ser maleável, o tecido escorrega facilmente e pode ficar enrugado. Para fixar utilize uma cola para tecido. Uma dica é apostar na técnica da decoupage, que consiste em unir pequenos pedaços de pano, coloridos, estampados, ou como você desejar, para criar uma aparência divertida.

Ah! Confira aqui um post que fizemos sobre artesanato em tecido!

portas-decoradas-com-tecido

portas-decoradas-com-tecidos

Com adesivo

Os adesivos são uma das novidades que vieram para ficar no que se trata de decoração funcional! Eles são muito práticos de aplicar (apesar de necessitar atenção para não ficar com dobrinhas) e você consegue encontrar os mais variados estilos para comprar.

Existem adesivos de figuras, que só preenchem uma parte da porta, e adesivos inteiriços, que cobrem a porta totalmente. São variados temas para você escolher, dependendo do tipo de decoração que você deseja para o cômodo em questão.

Dê uma olhadinha no post de adesivos para portas decoradas, com muitas dicas e fotos.

portas-decoradas-adesivos

portas-decoradas-com-adesivos

portas-decoradas-com-adesivo-colorido

Com papel de parede / Contact

Além do adesivo, ainda temos o papel de parede ou papel contact para revestir as portas de nossa casa. Da mesma forma, encontramos muitas estampas, cores e estilos desses materiais, facilitando na hora de criar a decoração e de encontrar algum que combine com sua personalidade.

O papel de parede pode vir com uma cola especial para seu aplique que deve ser preparara na hora, alguns são autoadesivos, mas é raro encontrar. Já o contact se assemelha ao adesivo e é bem fácil de colocar.

Não perca o artigo completo sobre decoração com papel contact!

portas-decoradas-contact

portas-decoradas-papel-contact

portas-decoradas-papel-de-parede

portas-decoradas-piano

Com pintura

Quem gosta de seguir um estilo mais convencional pode escolher a tinta e o pincel mesmo! A dica é você escolher uma decoração de acordo com a habilidade que você tem com pintura manual. Formas geométricas são muito mais simples de serem feitas, mas se quiser investir seus conhecimentos, pode criar desenhos exclusivos.

A cor escolhida é algo para ser definido conforme o restante da decoração do ambiente. Está na moda investir em cores vibrantes, que contrastem com um decor nude ou mais escuro. Bom, é só usar o bom senso, que sua porta ficará incrível!

portas-decoradas-pintura

portas-decoradas-pinturas

portas-decoradas-tinta

   Lousa / Chalkboard

A tinta lousa tem sido muito requisitada para a decoração moderna. Ela oferece uma funcionalidade, além de sua irreverência, pois serve para escrevermos recadinhos, lembretes, dedicações ou até mesmo fazer desenhos, que podem ser apagados a cada dia.

Quem gosta de um estilo mais contemporâneo de “vestir” a casa, pode investir nessa tinta. Em tempo: há também adesivos que imitam lousa, que são vendidos no tamanho que você desejar, sob encomenda. São uma mão na roda para quem precisa só de um pedaço dele na porta.

portas-decoradas-com-lousa-banheiro

portas-decoradas-com-lousa

portas-decoradas-lousa

Com fita isolante

Se você pensa que as fitas isolantes não têm outra função além de auxiliar em consertos hidráulicos e elétricos está muito enganada. Esse item entrou de cabeça no ramo da decoração criativa e tem sido muito utilizado para criar formas, que decoram lindamente portas, paredes e móveis.

Vale a pena investir caso você queira algo diferente para aquela porta sem graça, e o melhor, com o benefício de não gastar muito. Afinal, uma fita isolante custa de R$2 a R$10 dependendo da marca.

Que conhecer mais sobre decoração com fita isolante? Veja aqui nesse post especial.

portas-decoradas-fita-preta

portas-decoradas-fitas-isolantes

Com fotos

Portas decoradas com fotografias de família é algo fofo, mas que ainda é muito requisitado em quartos de adolescentes. Entretanto, portas de quaisquer cômodos podem receber fotos coladas umas ao lado das outras ou permeando as laterais.

Não encontramos muitas opções para te mostrar, mas o resultado é basicamente esse:

portas-decoradas-com-fotos

Banheiro

Os banheiros de estabelecimentos necessitam de uma identificação especial para fazer a diferenciação entre homens e mulheres. Existem muitas opções divertidas no mercado, muitas delas em adesivos.

Caso você queira fazer uma decoração na porta de seu banheiro de casa, não é preciso classificar gêneros, por isso, escolha alguma estampa ou cor bonita!

portas-decoradas-banheiro

portas-decoradas-banheiros-filme

portas-decoradas-banheiros

Porta de entrada

A principal porta de casa é, sem dúvida, a da entrada. Por isso ela merece sempre uma atenção especial, não pode estar danificada ou suja. Para decorá-la, a dica é escolher uma cor bem bonita, que combine com a fachada da residência, claro.

Os tecidos, adesivos, papéis de parede ou papéis contact não são indicados para as portas de entrada por não oferecerem tanta durabilidade em ambientes externos. Prefira tintas ideais para esse caso.

portas-decoradas-de-entrada-amarela

portas-decoradas-de-entrada-coloridas

Ah! Não se esqueça de decorar a porta da entrada de sua casa para o Natal, hein?

portas-decoradas-de-entrada-natal

Decoração de Porta para Sala de Aula / Educação Infantil

Fazer uma decoração de porta para sala de aula, geralmente, de educação infantil, é muito simples! Muito mais que o material escolhido, um quesito importantíssimo é a sua criatividade.

Há inúmeros modelos para escolher, dando a chance de modificar esse decor a cada mês ou semana. Importante lembrar também, que além do material usado em sala de aula, podemos utilizar itens de reciclagem, o que conscientiza e deixa tudo mais interessante. Que tal? Conheça dicas e fotos abaixo!

portas-decoradas-escola-infantil

Com papel e cartolina

Papel e cartolina são materiais em abundância nas escolas infantis. Há brancas e coloridas, permitindo a criação de diferentes desenhos. Sem se apegar a datas especiais, as professoras podem trabalhar temáticas infantis variadas, despertando sempre a curiosidade das crianças para entrarem na sala de aula.

portas-decoradas-papel-e-cartolina

portas-decoradas-papel-sapo

portas-decoradas-papel

Com EVA

O EVA é um tipo de borracha, muito utilizada em artesanatos por sua maleabilidade. Sendo fácil de usar, você consegue criar diferentes formatos e figuras, e ainda fazer o recorte e a colagem dessas peças sem maiores problemas.

Esse tipo de material também é muito presente nas escolas e por isso fica fácil de fazer decoração de portas, principalmente quando tem pouquinho tempo. O ideal é colocar com fita dupla face. Veja algumas ideias bacanas:

portas-decoradas-com-eva

portas-decoradas-eva-animais

portas-decoradas-eva

Com TNT

O TNT (Tecido Não Tecido) pode ser uma mão na roda na hora de criar decorações para salas de aula, seja em dias de festa, determinadas épocas, etc. O mais encontramos por aí são as cortinas feitas com TNT, que ficam delicadas e divertidas.

O bom é que esse tecido é bem leve e pode receber por cima dele outros tipos de materiais, colados com cola quente ou branca.

portas-decoradas-com-tnt

portas-decoradas-tnt-cortina

portas-decoradas-tnt

Palhaço

Palhaços estão presentes no imaginário das crianças e por isso podem ser ótimas opções de decorar as portas. Use e abuse da criatividade para criar um palhaço bem colorido, com o nariz redondo vermelha e o grande sorriso.

Veja algumas inspirações:

portas-decoradas-com-palhacos

portas-decoradas-palhaco

portas-decoradas-palhacos

Castelo

Outra dica para portas decoradas de salas infantis são os castelos. Eles podem ser de reis e rainhas, medievais, ou os típicos de contos de fadas. Peça ajuda para as crianças na hora de montar essa decoração!

Veja dicas:

portas-decoradas-castelo-medieval

portas-decoradas-castelo-princessa

portas-decoradas-castelo

Para a Primavera

Quando entra setembro começa a contagem para a Primavera e as escolas já preparam uma nova decoração, com muitas flores, árvores e frutos, além do sol radiante e animais alegres. São muitas inspirações na hora de decorar uma porta para essa época do ano.

portas-decoradas-girassol

portas-decoradas-primavera-borboletas

portas-decoradas-primavera

Para o Halloween

O Halloween é uma data típica dos Estados Unidos, no entanto, chega aqui no Brasil como Dia das Bruxas sempre divertindo as crianças nas escolas. Geralmente, há uma festinha para comemorar, ou um dia temático, com fantasias, pelo menos.

Para decorar, aposte em uma porta com elementos das histórias de terror, mas que não assustem os pequenos.

portas-decoradas-dia-das-bruxas

portas-decoradas-halloween

portas-decoradas-para-halloween

Para o  Natal

No Natal ninguém vai à aula, claro, mas o espírito natalino começa a nascer já em meados de dezembro, no mês de novembro. Enfeite a sala de aula com o tema, incluindo a porta, as crianças vão adorar.

São diferentes maneiras de decorar: papai noel, renas, árvores de Natal, bolas de Natal, bonecos de neve, entre outros.

Veja aqui algumas dicas para fazer uma decoração de Natal!

portas-decoradas-natal

portas-decoradas-papai-noel-escola

portas-decoradas-papai-noel

Para a Páscoa

Entre março e abril cai a data específica da Páscoa. Apesar de ser uma comemoração típica da religião católica, por trazer a representação forte da reprodução, os coelhos se tornaram um ícone para a data. Eles são fofos e as crianças se identificam bastante, por isso devem estar nas portas decoradas!

portas-decoradas-coelho

portas-decoradas-pascoa-coelhos

portas-decoradas-pascoa


Ufa! Quanta ideia interessante, não é mesmo? Conte para a gente o que você achou e qual dessas opções você escolheu para fazer as portas decoradas!

Você pode gostar...