PAREDES DECORADAS: 70 Dicas e Ideias Lindas!


O lar é um cantinho tão nosso, e é onde podemos mostrar um pouquinho de nós e do nosso jeitinho. Por isso, a decor é algo fundamental; inclusive as paredes decoradas são essenciais para mostrar como nos apresentamos. Afinal, ter um lar aconchegante e com seu estilo próprio é uma empreitada um pouquinho complexa, mas dá para unir os dois requisitos e dar vida as paredes de casa de acordo com seu estilo pessoal.

Para mudar o jeitinho das paredes, há vários recursos e alguns são os famosos BBB (ah, e não é reality show, mas sim “bom, bonito e barato”). Se você quer dar cara nova ao lar e as paredes, vamos as dicas!

Com textura

parede decorada 1
A textura é uma técnica que ficou bem conhecida por volta do ano de 2000. Apesar de já antiguinha, ainda é uma maneira de mudar as paredes do lar.

  • Nessa decor, a sala ganhou textura em todas as paredes. A cor roxa e estilo que remete a pátina foi a escolha para dar cor ao ambiente.
    parede decorada 2
    Há inúmeras variações de texturas para parede, e algumas ficam ótimas quando usadas no banheiro ou lavabo. Para esses ambientes, a melhor escolha fica pelos tons claros, já que esses cantinhos do lar costumam ter espaço reduzido.
  • Outra ideia é apostar na textura que imita mármore (foto superior da direita), assim dá para criar a ideia de que as parede são marmorizadas e sem gastar fortunas com a pedra natural.

parede decorada 3

No quarto as paredes com textura também podem ser uma ótima escolha. Para as cores claras, a textura está liberada para todas as paredes; já os tons mais vibrantes são indicados para uma parede só, de modo a deixar o quarto aconchegante e sem tornar-se cansativo aos olhos.

Com pedras

  • parede decorada 4
    Não dá para negar que as pedras invadiram os lares; mas para decorar as paredes essa invasão está liberada.
  • É claro que não dá para usar todas as paredes do lar de pedras, mas o item garante um charminho no ambiente que é usado.
  • No banheiro, a pedra que reveste a parede da banheira é a canjiquinha São Tomé, o que deixa a área com estilo de spa e mais reconfortante.

parede decorada 5
No fundo da bancada a pedra porosa garantiu charme ao banheiro. Poderia ser usada sim uma parede branca e lisa, mas a escolha de pedras claras para revestir a área deu todo o destaque a parede e aos itens próximos dela.

parede decorada 6
A sala de jantar é um bom ambiente para decorar as paredes. O lugar destinado a refeições já é um espaço mais íntimo da família e nada melhor que deixar o ambiente com um toque acolhedor. Para garantir essa sensação, a canjiquinha clara e com iluminação indireta dão esse toque especial.

parede decorada 7

E por que não usar uma parede de pedras no quarto? O recurso é uma boa escolha para deixar o dormitório mais fresquinho, e para não ficar muito impessoal pode mesclar o recurso com uso de tapetes.

Para o quarto de casal a pedra usada na parede atrás da cama foi a portuguesa, que deu um toque rústico a decor.

parede decorada 8

A escolha da pedra vai de acordo com seu gosto pessoal e bolso ($$$), mas vale lembrar que o recurso pode ser usado em uma parede pequena, substituindo o painel da televisão, como fundo na sala de jantar e até atrás do sofá com pontos de iluminação.

Com gesso

parede decorada 9
As placas de gesso (também chamadas de placas cimentícias) para revestir as paredes é uma tendência bem em alta.

Para dar o toque especial, é indicado escolher uma parede que será o ponto de destaque do ambiente, como essa sala de jantar com iluminação indireta.

parede decorada 10
O banheiro é outra opção para usar parede de gesso. Nesse ambiente, a ideia foi usar o recurso por toda a extensão, e por ser de tom claro não pesou na decoração das paredes.

parede decorada 11

Ah, e esse painel cobogó de gesso sobre a parede pintada? É impossível não mudar totalmente o estilo do ambiente. Fica até com cara de casa de revista não é?!

Com madeira

parede decorada 12
Não sabe como revestir a parede? Invista em madeira!

Pode parecer uma fórmula mágica, mas não tem nada de “abracadabra”. A madeira é sim um recurso que dá para encaixar nos mais diversos tipos de decor; passando desde o clássico, até o rústico, para isso é só escolher a madeira que mais combina com seu estilo.

parede decorada 13
A sala com móveis modernos, ganhou um painel de madeira rústica ao fundo. O revestimento foi ideal para mesclar dois estilos de decoração e dar cara nova a parede.

parede decorada 14
A madeira pode ser usada em diferentes ambientes da casa e o piso frio combina e destaca esse estilo de parede.

O único cuidado é quando o piso também é de madeira. Para não deixar o ambiente muito pesado, é ideal que o piso e parede usem o mesmo estilo e cor de madeira.

parede decorada 15

Outra ideia é usar uma das paredes do lavabo de madeira. A parede é capaz de deixar o ambiente lindo e mesclar com outras linhas de decoração.

Com tecido

parede decorada 16
Se o papel de parede fica fora do orçamento, o tecido é um bom substituto. Além de ser mais fácil de aplicar, ainda dá para aproveitar uma promoção e até usar o mesmo tecido da parede em outros detalhes, como nas almofadas.
parede decorada 17
No lavabo a parede de tecido é uma boa opção para dar um toque de cor ao ambiente. A melhor parte, é que há uma infinidade de estampas de tecidos, e por isso é fácil de encontrar um que combine com o seu estilo.

parede decorada 18

E para quem curte uma decoração descolada, pode recorrer ao uso de diferentes retalhos na parede. Além de ser mais fácil de aplicar, ainda cria um estilo único na parede decorada.

Com jornal

parede decorada 19
Sabe aquela época de adolescente que você enche a parede do quarto de pôster? Dá para seguir a mesma ideia, mas substituir a decoração da parede por jornal. A ideia cria uma decor inusitada e audaciosa, e o melhor é que segue o estilo BBB.

parede decorada 20
No quarto de solteiro a ideia pode ser usar recortes de revista em tons de preto e branco e manter o estilo jovem do ambiente.
parede decorada 21
Também dá para estender a ideia para o lavabo, home office e sala. Só não dá para cobrir todas as paredes da casa de jornal. Ah, e aproveite notícias boas para estampar as paredes da sua casa, assim você vai causar a curiosidade dos convidados para se render a leitura das paredes.

parede decorada 22

Se a ideia é usar jornal na parede, abuse de móveis coloridos para quebrar o branco e preto do papel.

Com papel de presente

parede decorada 23
O papel de presente tem sido substituído pelos saquinhos; mas sempre dá para encontrar aqueles rolos de papeis em papelarias e até supermercados.

O item que é baratinho é uma boa solução para cobrir uma parede da casa. Dá para comprar vários rolos da mesma estampa e fazer uma parede inteira.

parede decorada 24
parede decorada 25             Para quem gosta de cores, pode abusar de diversos papeis com estampas diferentes e até aproveitar as embalagens que você já tem em casa.
parede decorada 26

Para seguir um estilo mais tradicional, aposte na mesma cartela de cores, mas use diversas estampas.

Quadros

parede decorada 28
Na sala de jantar, você pode usar quadros grandes e poucos para criar a decor das paredes.
parede decorada 29
E claro que dá para mesclar diferentes tamanhos e posições dos quadros pela parede. A dica é que antes de posicionar definitivamente o quadro na parede, você teste a combinação das posições.

Com fotos

parede decorada 30
Aproveite a parede da escada que costuma ficar sem decoração e abuse dos porta retratos com fotos.

parede decorada 31

Juntar diversas fotos e colá-las na parede é outra possibilidade. A ideia é prática e dispensa molduras; além de criar um efeito de painel na parede.
parede decorada 32
Para preencher a parede com fotos, você pode fazer estantes e posicionar os porta retratos ao longos das prateleiras.
parede decorada 33
Escolha um cantinho da casa para fazer um espaço de leitura e recordação. Uma ideia é usar molduras diferentes e reunir fotos da família para ter um espaço de lembranças.

Com espelhos

parede decorada 34
A parede de espelho pode ser inteira revestida com uma única peça, o que deixa o ambiente charmoso e amplo.
parede decorada 35
Outra ideia é misturar molduras e diferentes formatos de espelhos. Depois  é só posicionar os itens na parede.
parede decorada 36
Essa é uma ideia incrível para não gastar muito. Sabe aqueles espelhos de moldura alaranjada do tempo da vovó? Cole os itens de diferentes tamanhos na parede e abuse da criatividade para dar forma ao desenho.

Com adesivos

parede decorada 37
Para decorar a parede da cozinha, uma ideia é usar adesivo que imita azulejo hidráulico ou português. O recurso não faz bagunça, é fácil de aplicar e ainda dá charme a cozinha.

parede decorada 38

Para a parede de cor sólida, abuse de bolinhas adesivas (dá para usar papel contact) para criar uma imagem divertida.
parede decorada 39
As formas geométricas são incríveis para adesivos. Nessa parede, os triângulos foram posicionados aleatoriamente, mas ainda assim garantiram um toque moderno a decoração do quarto.

parede decorada 40

Há também as opções de adesivos com desenhos que podem ser escolhidos de acordo com a ideia de decoração que você pretende seguir.

Viu que dá para encontrar paredes decoradas que combinem com o estilo do seu lar? E as opções são tantas, que fica difícil escolher a parede mais bonita.

You may also like...

10 Responses

  1. Fagner disse:

    O meu nome é fagner, eu queria que vcs tirasse uma dúvida, comprei um ap. e pretendo fazer um acabamento de pedras são Tomé “canjiquinhas” e queria saber se posso assentar a pedra em cima de parede de gesso ou prescisa fazer uma preparação de base? ? grato

  2. Claudeci C Silva disse:

    lindas opçaes revstimento de parede gostaria para revestimento pratico e barato para teto,sem ser o gesso ou pvc.

  3. Ana Lúcia disse:

    Tudo muito lindo parabéns.

  4. Maria angelica f marques disse:

    Amei todas as dicas.

  5. Maria angelica f marques disse:

    Obrigada.Por vcs serem otimos noque fazem.

  6. Empresa de pintura disse:

    Quero agradecer as dicas que encontramos no site sem duvida nos auxilia muito em nossos projetos além de poder aplicar as novidades tão desejadas no ramo da pintura e decoração muito obrigado.
    http://www.empresadepintura.com.br/

  7. Leila Dias de Freitas disse:

    Amei as dicas desse site.Parabéns pelo fino gosto!

  8. Alínea do Carmo disse:

    Onde eu encontro adesivos para parede de sala?
    Pode ser com o tema árvore seca com folhas caindo e pássaros, no tom preto ou pastel.

  9. Beatriz disse:

    Oi, gostaria de saber se uma parede com textura e outra parede bem pequena com lajinha por exemplo fica bom…

  10. Dagma disse:

    Gostaria de fazer uma parede de 1,80 por 2.40 de canjiquinha bege qual valor ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *