MODELOS DE CORTINAS: 75 Dicas para Escolher!

As variações de modelos de cortinas são tantas, que muitas vezes escolher o item, que além de decorativo ainda auxilia no controle de luminosidade natural, pode ser uma tarefa bem complexa.

A escolha da cortina para o lar, muitas vezes acaba ficando para o final da decoração (eeee… eu me encaixo aqui), seja porque é difícil escolher entre a variedade de modelos, ou porque é um item que dá para esperar um pouquinho para ser adquirido (a falta de dinheiro tempo é responsável por isso).

Se você está nessa parte da decoração da casa e fica toda confusa para escolher a cortina, vamos direto ao ponto. Afinal, nesse blog a ideia é dar aquele help para as pessoas que estão precisando de um empurrãozinho.

Dicas para escolher a cortina certa

  • Cor: os tons claros ampliam o ambiente e garantem luminosidade. Ficar entre as cores branco e bege são ótimas escolhas, afinal a decoração pode mudar sem necessidade de trocar as cortinas.
    As cores escuras podem sim ser usadas, mas lembre-se de que elas podem deixar o ambiente mais escuro e com decoração pesada. Se a opção é usar uma cortina escura, o ideal é que haja móveis claros no ambiente.
  • Desbotar: um grande problema de cortinas escuras e coloridas é a incidência direta do sol, que pode acabar desbotando o tecido e deixando a cortina com aparência de velha.
    modelos de cortinas 1
  • Estampa: as cortinas florais são capazes de deixar o ambiente romântico; enquanto os modelos listrados deixam o ambiente mais contemporâneo. E por último as lisas que são sempre tradicionais e atemporais.
  • Tecido grosso ou blackout: para quartos ou sala de televisão, o ideal é optar por modelos que controlem a entrada de sol. Sendo assim, os tecidos grossos ou blackout (forro corta luz) são os mais apropriados.
  • Pré-lavadas: difícil alguém atentar-se a esse fato, mas se sua cortina não vier com pré-lavagem você corre o risco do tecido encolher na primeira vez que entrar em contato com água. O indicado é que você sempre exija que cortinas de tecido venham com a pré-lavagem.

Tipos

Tradicional

O tradicional pode ser sempre um clássico. Esse modelo de cortina nada mais é que a cortina comum confeccionada em tecido, sendo que o tecido pode variar. Além disso, o modo de prender a cortina pode ser por varão ou trilho e o estilo de prega ou ausência delas também pode mudar.

modelos de cortinas 2

Os modelos lisos e de duas partes são as famosas cortinas tradicional, afinal o item não recebe nenhum detalhe diferente. Ah, e não é porque é tradicional que está fora de moda, esse tipo de cortina é ideal para manter o estilo clássico na decoração.

modelos de cortinas 3

Entre as variedades nos modelos, o estilo tradicional costuma ter preços atraentes. E por ser um item de fácil confecção, dá até para comprar tecido e levar a uma costureira.

Persiana / Veneziana

Não está entre os modelos tradicionais, mas esse tipo de cortina já entrou no gosto dos brasileiros.

A veneziana, também chamada de persiana, pode ter lâminas verticais ou horizontais. Tais lâminas podem ser abertas ou fechadas de acordo com a necessidade de entrada ou não de iluminação.

Os modelos horizontais são abertos para cima através de uma cordinha. Já as verticais são abertas para a lateral.

modelos de cortinas 4
A persiana é um modelo mais difícil de entrar como item decorativo (não que algumas dicas e truques não melhorem isso, mas vamos deixar esse assunto para um próximo post); contudo, é uma cortina barata e que ajuda a controlar a entrada de luz.

modelos de cortinas 5

Esse modelo pode ser confeccionado em diversos materiais como madeira e alumínio, e pode até ser utilizada atrás de um cortina de tecido para quebrar a entrada de luz.

modelos de cortinas 6

É comum nomear os modelos de lâminas horizontais de venezianas e as de lâminas verticais de persiana.

Romana

Esse modelo é confeccionado em tecido (pode ser algodão, palha, etc) e tem estrutura interna (varetas) que permite que a cortina seja fechada em camadas, como se as partes fossem se acumulando para cima.
modelos de cortinas 7
O uso de tecidos claros e finos tem menor controle na entrada de luz, mas esse é um modelo que também pode ser utilizado atrás de uma cortina tradicional.
modelos de cortinas 8
A variedade de tecidos usados na cortina estilo romana é inúmera, o que permite confeccionar a cortina com tecido que combine com o restante do ambiente em que será usada.
modelos de cortinas 9
Além de controlar a luminosidade das janelas, esse tipo de cortina ainda pode ser usada no teto. Se você tem um solarium em casa, mas a entrada de luminosidade direta está estragando os móveis, uma opção é usar a cortina romana no teto.

Rolô

Esse modelo é mais atual e ideal para quebrar a incidência de luminosidade. A cortina tem um mecanismo que ao ser fechada vai enrolando em uma haste horizontal que fica acima da janela.

modelos de cortinas 10

O modelo é simples e pode ser usado sozinho em projetos clean, ou até servir como corta-luz para cortinas tradicionais.

modelos de cortinas 11
Apesar de ser mais comum em tecidos lisos, nada impede que a cortina seja confeccionada em tecido estampado.

Vale lembrar que esse é um tipo de cortina que precisa ser feita sob encomenda, já que as dimensões do acessório devem seguir o tamanho da janela.

Cortina Painel

A cortina painel é composta por dois ou mais painéis de tecido mais durinho. Para ser instalada esse tipo de cortina usa trilho com mais de uma passagem.

modelos de cortinas 12

Os painéis são abertos e ficam sobrepostos uns sobre os outros. Para garantir um efeito mais bonito, o uso da cortina painel é indicado para áreas grandes, de modo a ter diferentes painéis em vários níveis.

modelos de cortinas 13
O tecido pode ser de diferentes cores, mas sempre precisam ter maior firmeza para garantir que os painéis fiquem durinhos.

Blecaute / Blackout / Corta Luz

  • Os nomes podem variar bastante, mas a ideia final é mesma – quebrar a entrada a entrada de luz.
  • A cortina blackout costuma ser confeccionada em PVC, pois esse material garante que o maior bloqueio da luminosidade.
  • Por não ser um material tão bonito de ficar exposto, é comum que ele seja usado por trás de uma outra cortina de tecido fino. Desse modo, é possível usar uma cortina de voal no quarto (com corta luz atrás) e garantir que a luz do sol não te acorde logo cedo.

modelos de cortinas 14
Algumas cortinas já vêm com essa segunda camada embutida, mas também é possível comprar o item separado para usar com a cortina que você já tem em casa.

Double Vision

Se existe mágica na cortina, esse modelo chama-se double vision. Brincadeiras de lado, esse é um tipo de cortina que parece ser comum, mas ao abrir o movimento inverso da cortina faz com que algumas partes mexam-se e deixam uma entrada controlada de luz.

modelos de cortinas 15

Para quem não entendeu o funcionamento desse engenhoca linda, é só assistir esse vídeo aqui embaixo.

Plissada

Para as antenadas em moda, logo você vai pensar no famoso vestidinho plissado de Marilyn Monroe. E já te digo que o caminho do seu pensamento está certo.

modelos de cortinas 16

A cortina plissada segue o modelinho que parece uma sanfona e quando aberta sobe (sentido vertical), ocupando pouquíssimo espaço.

modelos de cortinas 17

A cortina plissada pode ser usada sozinha ou como corta luz para uma cortina tradicional.

Há também uma variação, a plissada duofold, que é um modelo que funciona com dois comandos independentes que movem a cortina para cima ou para baixo.

modelos de cortinas 18

Celular

Esse tipo de cortina é feita com um tecido-papel e segue o formatinho de colmeias de abelhas.

modelos de cortinas 19

O fechamento é vertical e é muito usada como blackout. Outra característica boa desse modelo é que reduz o ruído e pode ser uma boa alternativa para isolar os barulhos externos.

De teto

Pode parecer incomum usar cortina no teto, mas isso é possível sim e é uma boa alternativa para quem ter um solarium um pedaço do telhado de material translúcido.
modelos de cortinas 20
modelos de cortinas 21
Para o teto os modelos mais recomendados são a romana e rolô, e podem ser manuais ou automatizadas.

Acústica

A cortina acústica é uma boa opção para quem tem sono leve ou para quem sofre com os barulhos internos.

modelos de cortinas 22

O acessório é confeccionado em tecido bem grosso, e por isso costuma ser bem pesado. A instalação precisa ficar fixa para conter os ruídos, mas algumas alternativas como velcro no tecido e na parede permitem que a cortina seja aberta para circulação de ar no quarto.

Materiais

De voil / voal

modelos de cortinas 23

Esse tipo de tecido costuma ser fino e delicado, por isso pode deixar o ambiente mais gracioso.
modelos de cortinas 24
Ao usar o voal na cortina dá para utilizar o tecido sozinho, mas a dificilmente o tecido controlará a entrada de luz. Outra opção é usar um forro ou  cortina corta luz para deixar o ambiente menos iluminado.

De linho

O linho é um tecido mais espesso e deixa o ambiente sofisticado. E como sempre existe um “mas”, esse tecido costuma amarrotar com facilidade.
modelos de cortinas 25
modelos de cortinas 26             Mesclar um tecido mais fino e um espesso, como o voal e o linho, é uma ótima aposta para uma cortina charmosa e elegante.

De seda

A seda é um tecido nobre (e um pouquinho caro) e rende ótimas opções para decorar um ambiente sofisticado.

modelos de cortinas 27

O tecido não é capaz de restringir muito a entrada de claridade, por isso pode ser usado em camada dupla ou com blackout.

modelos de cortinas 28

Além de usar a seda, é possível mesclar o tecido a outros, podendo ir de tecidos nobres ou até rústicos para dar um toque ousado na decoração.

De malha

Uma opção mais em conta entre os tecidos, a malha tem um caimento bonito para bandô de cortina.
modelos de cortinas 29
Apesar de não ser uma cortina nobre, uma opção é usar um tecido de algodão mesclado a malha.

De renda

Já dá para imaginar que a cortina de renda tem mais a função decorativa do que funcionalidade para diminuir a incidência de luz.

modelos de cortinas 30

O estilo de renda pode variar muito, e a cortina desse material costuma dar um toque mais delicado ao ambiente, e pode ser uma opção para contrastar com a decoração ao estilo urbano.

modelos de cortinas 31
O material é muito usado em janelas da cozinha, e apesar de manter a luz natural do local, impede que os olhares alheios acompanhem a vida da família (existe muito vizinho curioso nesse mundo…hehe).

De barbante

É bem menos comum ver o uso de cortina de barbante, mas dá para aproveitar aquele trabalho lindo de família para criar uma decoração mais delicada. Ah, e vale lembrar que esse não é um tecido que bloqueia luz.

modelos de cortinas 32 

De lona

O material é mais usado nas áreas externas, e ajuda a proteger em dias de chuva.

modelos de cortinas 33

De bambu

As cortinas em bambu são ideais para a decoração com toque mais natural e até para um estilo mais rústico.
modelos de cortinas 34
modelos de cortinas 35

Acessórios

Com varão

O varão costuma ser o mais conhecido, até mesmo por ser o modelo de suporte mais simples para instalar a cortina.

A variedade de acabamentos do varão é ideal para diferentes estilos de decoração e até tecido da cortina utilizada no suporte.

No momento de comprar o varão é importante saber a medida certa para o suporte. O indicado é que você meça a janela, e considere mais 20cm para cada lado, de modo que a cortina não fique tão esticada. Por exemplo: se sua janela tem 1m de largura, compre um varão com 1,40m. Ah, mas veja se há espaço na sua parede para esse tamanho de varão.

modelos de cortinas 36
modelos de cortinas 37
modelos de cortinas 38
modelos de cortinas 39

Com trilho

O trilho pode ser único, duplo ou triplo (os dois últimos permitem diferentes camadas de cortinas). O modelo é mais chatinho no momento de colocar a cortina, pois precisa passar as roldanas uma a uma no trilho.

Outro inconveniente desse suporte é que é preciso escondê-lo, por isso pode ser escondido atrás do gesso, com a própria cortina ou até um cortineiro feito de madeira ou mdf na frente do trilho.

modelos de cortinas 40

modelos de cortinas 41

Embutida com cortineiro de gesso

O modelo embutido é o que mais tem sido usado, já que esconde o suporte utilizado para sustentar a cortina e dá impressão de que a cortina sai do teto.
modelos de cortinas 42
modelos de cortinas 43
modelos de cortinas 44
modelos de cortinas 45
Com bandô

O bandô é um detalhe em tecido que fica sobreposto a cortina. Apesar de já ter sido muito utilizado, o item que complementa a decoração da cortina tem sido cada vez menos utilizado, já que as cortinas embutidas tornam-se cada vez mais usuais.

modelos de cortinas 46

Cortina Automatizada / Motorizada

As opções de abertura manual são mais comuns, mas nada impede que você tenha uma cortina motorizada em casa. Isso mesmo, dá para controlar a abertura ou fechamento da cortina através de um controle remoto.

Alguns modelos até permitem que você programe a abertura para um determinado horário, ou seja, dá para deixar programada a abertura da cortina quando você precisar acordar.
modelos de cortinas 47
modelos de cortinas 48
modelos de cortinas 49
modelos de cortinas 50
Nada mais “rico” que ver a cortina abrir sozinha não?!

Os modelos de cortinas são inúmeros, mas sempre é possível encontrar o tipo que se encaixa a sua decoração e bolso ($$$).

Você pode gostar...