55 Modelos e Fotos de Aquários: Dicas, Preço, Cuidados e Decoração!

Se você ama natureza e quer dar um tom de vivacidade ao ambiente, pensando tanto na decoração quanto em um modo funcional de ter um animal de estimação (ou vários), uma boa ideia é montar um aquário em casa. Desde um modelo pequeno até com estrutura enorme e cheia de ornamentos, há muitos conceitos para seguir e deixar o espaço mais bonito e natural. Para te inspirar, preparamos dicas, cuidados, passo a passo e muitas fotos de aquários que, com certeza, vão te conquistar. Acompanhe!

aquarios-modelos-destaque

Na primeira das diversas fotos de aquário que você verá neste post, um tipo plantado bem elegante e lindo!

Muita gente sonha em montar um aquário em casa, seja pequeno, com um ou poucos peixes, ou então, aquelas estruturas grandiosas e totalmente decoradas com uma diversidade de objetos e plantas. Há muitos modelos e possibilidades para qualquer espaço, basta saber qual seu design predileto, ter em mente que é necessário um investimento (barato ou caro, depende da proposta) e manter sempre limpo e com um ótimo aspecto.

A partir daí, a área fica mais linda, com um tom leve e natural. O aquarismo/aquariofilia é uma técnica que muitas vezes passa de um simples hobby para um verdadeiro estilo de vida. Não é à toa que hoje em dia existem muitos cursos voltados a essa área, para que as pessoas aprendam a promover o equilíbrio total na montagem do aquário e conhecer as melhores maneiras de decorar, higienizar e manter sempre lindo, seja para um ambiente doméstico ou público.

Se você é iniciante e ainda não sabe quais são os tipos e modelos, continue acompanhando o post, há muitas dicas e informações para tirar suas dúvidas, além de fotos de aquários que vão te surpreender!

Tipos de Aquários Ornamentais

Para peixes 

Modelos de aquários para peixes, obviamente, são os mais populares, sobretudo aqueles que usam água doce. Mas o modelo de água salgada também está cada vez mais comum por aqui!

Água doce

Parece fácil pensar no planejamento de um aquário de água doce, mas esse modelo abrange uma série de ideias. Primeiro, é preciso decidir se você quer um tipo plantado ou comunitário. No segundo caso, existem vários peixes, desde aquelas espécies que vivem bem com outras até os agressivos, que precisam de seu próprio espaço e não ficam bem em tipos grandiosos, como o beta, por exemplo.

Nesse caso, são três tipos de peixes: comunitários, os semi-agressivos e os não-comunitários. Os comunitários precisam de um espaço maior e de uma boa quantidade de hidrogênio. Já os peixes do segundo grupo, não devem ser colocados com tipos da mesma espécie no aquário, enquanto os do último nível só vivem sozinhos, um tipo interessante para tanques pequenos. 

aquario-de-agua-doce

Fotos de aquários: modelo de água doce

Água salgada

Um aquário de água salgada exige um pouco mais de trabalho na montagem, pois é preciso manter as características do mar para que os animais vivam bem e em harmonia. Mas com um bom planejamento, execução e manutenção, é possível garantir uma ótima convivência e deixar o aquário lindo.

Aquecedor, produtos químicos, termômetro e outros materiais são essenciais na construção de um aquário de água salgada. Para apostar nesse modelo, é imprescindível contar com o auxílio de um especialista/veterinário.

aquario-de-agua-salgada

Fotos de aquários: modelo de água salgada

Para tartaruga

Não só de peixes é composto um aquário. Muitas pessoas criam tartarugas nesse ambiente, já que são animais mais independentes e que não precisam de tantos cuidados frequentes. Você pode ter um ou mais bichinhos em um ambiente grande e que deve ficar sempre aberto, com rampa, iluminação e ambiente ideal para eles. Já a limpeza é simples e deve ser feita pelo menos uma vez por semana.

fotos-de-aquarios-tartaruga

Fotos de aquários: modelo para criação de tartaruga

Plantado

Como o próprio nome diz, esse modelo visa reproduzir o máximo possível de um ambiente natural, com plantas fixas e harmonizadas com os peixes. Nesse caso, é fundamental o uso de substratos, iluminação específica, fertilizantes, podas, limpeza e demais materiais pertinentes para garantir um ótimo ambiente. Não é tão trabalhoso, só é preciso uma atenção especial, assim como todo aquário.

aquario-plantado

Fotos de aquários: modelo plantado

Aquário de Peixes: O que você precisa saber? 

Quer montar um aquário de peixes em casa, mas é iniciante? Confira dicas preciosas sobre cuidados, manutenção e uma média de preços!

Cuidados e Manutenção

Nas fotos de aquários no próximo tópico você verá que a montagem básica precisa de vidro, água, termostato, bomba, filtro, pedras, luminária e sifão de sucção. Os cuidados devem ser frequentes, pelo menos uma vez por semana. O que você deve fazer:

  • Checar o pH da água, para ver se está alcalina ou ácida;
  • Evitar dar muito alimento aos peixes, por isso, é importante seguir recomendações profissionais;
  • A limpeza da água deve ser feita com uma substituição semanal de 10 a 15%. O prazo aumenta, porém, caso você tenha um peixe faxineiro – aquele que se alimenta de fungos – em seu aquário;
  • No caso de aquário com filtro biológico, é necessária a manutenção a cada semana, limpando com a ajuda do sifão e preenchendo com água da torneira mesmo. Nesse caso, conte com o auxílio de um profissional.

Se você notar qualquer alteração na cor e na estrutura física dos peixinhos e demais animais, não pense duas vezes e busque orientação de um veterinário ou em uma loja especializada.

Quanto custa? #Preço

O preço de um aquário depende de diversos fatores: formato, tamanho, materiais, modelo, estrutura… Por isso, é primordial fazer um orçamento em várias lojas, para escolher aquele que tenha mais a ver com seu gosto. A média é de 80 reais (tipo básico e pequeno) a 5000 reais (aqueles grandiosos e que necessitam de instalação). Lembrando que a mão de obra pra a montagem, materiais, animais e decoração são à parte, aumentando o valor.

Modelos e Fotos de Aquários na Decoração

Aquários pequenos

Aquários pequenos são o primeiro passo para você entrar nessa onda e deixar a decoração de casa mais bonita e incrementada. É fácil de comprar, manipular e limpar. Dá para colocar em diversos lugares, tanto na sala quanto no quarto, pela versatilidade de modelos compactos e leves. Não é à toa que são os mais populares para criação de diversas espécies de peixes.

aquario-pequeno-ideias

aquario-pequeno

fotos-de-aquarios-pequeno

fotos-de-aquarios-pequenos

modelo-de-aquario-pequeno

Embutido na parede

Um passo a mais (e que passo, hein!) na decoração é investir em um aquário embutido na parede. Para isso, é preciso escolher o melhor local, para que fique destacado e chame muita atenção. Geralmente, o formato é retangular. Nesse caso, é necessário uma obra maior em casa, mas o resultado fica lindo!

aquarios-na-parede

fotos-de-aquarios-na-parede-ideias

aquario-na-parede

fotos-de-aquarios-na-parede

Quadro

E um quadro aquário, já pensou? Como você pode ver nessas fotos de aquários, esse modelo é super descolado e uma forma de dar uma inovada interessante na decoração de interiores. Se integrado com uma boa iluminação, traz um efeito bacana e que fará toda a diferença em qualquer espaço!

aquario-quadro

quadro-aquario

fotos-de-aquarios-quadro

Suspenso

Gosta de alternativas luxuosas, charmosas e diferentes? Veja, então, essas fotos de aquários suspensos. Esse conceito é impressionante e está cada vez mais em alta no exterior. As ideias partem desde um modelo acoplado a um móvel ou estrutura da casa até em divisórias de cômodos, trazendo muita vivacidade e um tom naturalista e calmo ao ambiente!

fotos-de-aquarios-suspensos

ideia-de-aquario-suspenso

aquario-suspenso

fotos-de-aquarios-suspenso

Na sala de jantar

Para dar um tom colorido e até relaxante à sala de jantar, montar um aquário é uma ótima opção. Nesse caso, pode ser um tipo grande e embutido na parede, para que o interior fique visível às pessoas que usam esse cômodo. Em uma sala luxuosa, tente combinar o modelo do aquário com a decoração (seja clássica, moderna, rústica…).

sala-de-jantar-fotos-de-aquarios

aquario-na-sala-de-jantar

fotos-de-aquarios-sala-de-jantar-ideias

fotos-de-aquarios-sala-de-jantar

Na cozinha

Aquário na cozinha? Sim, não precisa se espantar com essa ideia. É comum planejar um aquário no balcão ou nos pilares e deixar esse espaço super arrojado e diferente, como você pode ver nas imagens!

fotos-de-aquarios-cozinha

cozinha-aquario

cozinha-com-aquario

fotos-de-aquarios-na-cozinha

aquario-na-cozinha

No quarto

Precisa dar um upgrade na decoração do seu quarto? Que tal colocar um aquário pequeno, ou então, um daqueles enormes? Para quem ama animais e adora a diversidade dos peixes (além dos ornamentos disponíveis para deixar o aquário mais bonito), é uma escolha bacana e que, com certeza, irá te conquistar!

fotos-de-aquarios-no-quarto-ideias

fotos-de-aquarios-no-quarto

aquario-simples-no-quarto

fotos-de-aquarios-quarto

Embaixo da escada

Para aproveitar o máximo da escada, no caso de uma casa de dois ou mais andares, o aquário pode ser instalado naquele vão que, geralmente, fica vazio. É um modo inteligente de aproveitar o espaço e dar um toque ousado à decoração. Inspiração é o que não falta, com muitas fotos de aquários bonitas!

escada-com-aquario

fotos-de-aquarios-escada

fotos-de-aquarios-embaixo-da-escada

fotos-de-aquarios-embaixo-escada

No banheiro

Se na cozinha pode, no banheiro também dá para colocar um aquário. Pense na sensação de tomar um banho relaxante olhando para o interior dessa estrutura. Bacana, não é? Ideal para casas pequenas ou banheiros de hotéis, resorts ou spas.

aquario-no-banheiro

fotos-de-aquarios-no-banheiro

fotos-de-aquarios-no-banheiro-ideias

No quintal

O quintal não podia ficar de fora dessa. Um aquário na área externa, porém, precisa de cuidados redobrados, para garantir o bem-estar dos animais e resistir a eventos como chuvas, sol forte, impactos e um desgaste maior em relação aos modelos interiores. Assim, fica tudo perfeito e sua área de lazer com um visual inspirador!

aquario-no-quintal

aquario-quintal

fotos-de-aquarios-no-quintal

No piso

Talvez essa seja uma das ideias mais criativas quando se trata em montar um aquário em casa. Veja nessas fotos de aquários que o chão pode abrigar um modelo perfeito, com extensão por todo um cômodo ou em uma ideia discreta. Dá uma sensação diferente e, com certeza, irá surpreender muitas pessoas!

fotos-de-aquarios-no-piso

piso-com-aquario

aquario-no-piso

Na TV

TV para que, se você pode ter um aquário? Um modo criativo e divertido de aderir a essa moda é planejar com formato de TV, com um efeito artificial, mas que é real e agradável. Muitas empresas são especializadas nesse conceito, que é fácil de aderir!

fotos-de-aquarios-na-tv-ideias

tv-com-aquario

fotos-de-aquarios-na-tv

Super Mario

Aquário Super Mario? Como assim? Pois é! Até o personagem mais famoso da Nintendo entrou nessa. O que acontece é que o cenário dos jogos do bigodudo é uma opção legal para essas estruturas, com todos seus bloquinhos quadrados e os monstrinhos característicos. Uma bela forma de entreter os peixes, não é?!

fotos-de-aquarios-mario

Fotos de aquários: Conceito Super Mario incrível e criativo!

fotos-de-aquarios-super-mario

aquario-super-mario

Com Garrafa PET

Essa ideia você já deve ter visto em muitas festinhas por aí. Os peixinhos são distribuídos em saquinhos e, como alternativa, muitas pessoas usam a garrafa PET para construir um aquário improvisado. Bom, seguindo as recomendações de um especialista, esse tipo é bem válido e já deixa sua casa com mais vida!

aquario-de-garafa-pet

fotos-de-aquarios-garrafa-pet

Fotos de aquários: ideia interessante e funcional com garrafa pet!


Com tantas ideias e fotos de aquários lindos, aposto que você está pensando qual o melhor modelo para instalar em casa. Vá em frente e entre nessa onda! Pesquise, monte, planeje e cuide! Depois, conte o resultado pra gente!

Se tiver alguma dúvida, crítica ou sugestão, deixe um comentário no post! Boa sorte e até a próxima! 🙂

Você pode gostar...