50 Esculturas de Parede: Modelos e inspirações de como usar!

Decorar a parede é uma maneira de fugir da decoração tradicional de chão e ainda aproveitar o espaço vertical. Uma maneira contemporânea para investir nesse tipo de decor é usando esculturas de parede.

Ah, você não sabe o que são esculturas de parede? Então, vamos a uma breve explicação.

Esse tipo de item é um enfeite que vai na parede, e a diferença da escultura com quadros, é que a escultura costuma ter formas que vão além do visual 2D, além de dispensar a moldura. Outras características desse tipo de enfeite de parede, são os diferentes materiais de que podem ser compostos – madeira, MDF, aço, ferro, entre outros – o que influencia no estilo da escultura e da decoração do ambiente.

Se você está gostando da ideia para ter paredes decoradas, vamos aos modelos e dicas de como usar esculturas de parede!

paredes decoradas

Modelos de esculturas de parede

Em MDF

sala com sala de jantar

Na sala de jantar, mesa redonda pequena

Neste ambiente integrado, a decoração segue a cartela de cores neutras com predominância de cinza, e para introduzir um estilo moderno a aposta foi pela escultura de parede em MDF. O enfeite tem formas geométricas vazadas e um detalhe em vermelho, o que é capaz de dar mais destaque para os detalhes da decoração.

 

decoração sala de jantar

O lustre de cristal é delicado

O enfeite em MDF foi a aposta para decorar essa sala de jantar. A parede lisa e com pontos de iluminação ganhou a escultura em MDF que tem desenhos abstratos e remete a lembrança de flores entre as linhas cruzadas. O enfeite vazado e de cor preta combina com a decoração do ambiente e traz um detalhe moderno com uma aposta diferenciada para decorar a parede. Além disso, a iluminação da parede ainda valoriza a peça.

 

Mais fotos

sala pequena

decoração com espelho

A parede de espelho ajuda a ampliar o ambiente

sala clean

A cortina branca ajuda a iluminar o ambiente

esculturas de MDF

Em madeira

decoração varanda

Na parte externa, piscina com revestimento de pastilhas

Neste projeto decorativo, a aposta para uso das esculturas de parede foi para a decoração externa da casa com piscina. Uma das paredes da varanda foi revestida com madeira e a parede próxima ganhou a escultura feita em diferentes tons de madeira, o que mantém a harmonia entre as paredes e o estilo decorativo. O uso da madeira na parte externa deixou o ambiente mais aconchegante.

decoração sala de estar

A mesa de centro de madeira tem design moderno

A proposta para decorar a parede desta sala de estar foi de usar um modelo de escultura vazada e em painéis de diferentes tipos e cores de madeira. A variação das cores de madeira destacou a parede branca, e mantém a harmonia com os móveis do ambiente, que em sua maioria, são de madeiras de diferentes tons. O resultado foi de uma sala com decoração harmoniosa e moderna.

 

Mais fotos

decoração parede branca

A poltrona azul e estampada adiciona cor à decoração

mesa de vidro

A mesinha de canto tem tampo de vidro e é clean

sala com abajur

O abajur cria uma iluminação aconchegante para a sala

esculturas em madeira

Em ferro

decoração sala de TV

Os nichos na parede deixam a sala organizada

Se a ideia é ter uma sala de home theater que também funcione como sala de estar, este projeto é uma ótima inspiração. O painel de reprodução tem um mecanismo que o leva para dentro do forro de gesso quando não está em uso, e assim aparece a decoração com esculturas de parede em ferro. Esse truque de “esconder” a tela de projeção, permite transformar o ambiente rapidamente.

modelo de ferro

A proposta para usar a decoração de parede aqui foi  na parede do corredor que leva para a sala de TV. O objeto decorativo é de chapa de ferro retorcida e com aparência desgastada, o que garante um visual contrastante para a parede lisa e adiciona muito mais estilo à decoração do ambiente. E para dar ainda mais destaque ao enfeite de parede, a aposta foi por usar luzes direcionadas para a parede e que iluminam a escultura.

 

Mais fotos

decoração dourada

O item dourado na parede dá sofisticação ao ambiente

decoração hall de entrada

O aparador suspenso decora o hall

sala clean e moderna

Flores naturais decoram a mesa de centro

quarto de casal pequeno

A parede de espelho ajuda a ampliar o quarto

decoração quarto casal

esculturas em ferro

Em aço inox

decoração moderna

O criado mudo espelhado mantém a decoração moderna do quarto

Para quem não abre mão de uma decoração moderna, pode se inspirar neste quarto de casal. A cartela de cores com predominância de cinza é uma aposta perfeita para manter o tom neutro, mas com um estilo contemporâneo. E outros detalhes passam essa imagem de uma decor moderna, como é o caso da escultura em placas de aço inox retorcidas, que dão um visual futurista ao ambiente.

parede marrom

Neste projeto para a sala de estar, as cores terrosas são a base da decoração e parede marrom é um dos pontos que determina as tonalidades do ambiente. Para contrapor a decoração clássica, a aposta foi por usar a escultura de aço torcido na parede marrom, o que contrasta com a cor mais fechada e traz um visual moderno para a decoração do ambiente.

 

Mais fotos

decoração branca

A sala tem decoração branca e moderna

móvel bambu decoração

A chaise de bambu decora com estilo o ambiente

lavabo moderno decorado

O piso do lavabo é de pastilhas

decoração ambientes integrados

Detalhes em inox deixam a decoração moderna

sala de TV decorada

escultura de aço inox

Modernas com espelhos

poltrona moderna decoração

A poltrona tem design moderno

Os espelhos são uma ótima proposta para decorar diferentes ambientes, mas se você não quer usar uma peça tradicional, uma alternativa é optar por esculturas de parede com visual espelhado, como é o caso desta decoração. Aqui toda a composição da sala de estar segue o estilo moderno, e para não sair desta linha, a aposta foi por usar uma peça na parede acima do sofá que tem visual retorcido e aparência espelhada. As luzes direcionadas para a escultura valorizam mais a peça, que reflete parte dessa luz.

sala de jantar

A bancada do buffet funciona como barzinho

Com um estilo bem diferenciado, a escolha aqui foi para a decoração da sala de jantar. A escultura não segue a ideia dos modelos anteriores, e é feita em cubos com uma das faces espelhadas. O objeto foi usado para decorar as paredes perpendiculares, e assim valorizam o canto da parede e trazem um visual moderno para o ambiente.

 

Mais fotos

sala de estar

buffet sala de jantar

O buffet tem portas espelhadas

vasos decorativo chão

Vasos decorativos enfeitam a sala

Recicladas – DIY

decoração com papelSe você quer uma ideia barata para decorar a parede, inspire-se nestes projetos. Aqui as esculturas foram feitas de papel colorido e com origami. A ideia apesar de simples é capaz de dar um visual lindo para a parede, e é uma forma criativa e barata para decorar as paredes.

 

Como fazer
como fazer escultura de parede

  1. Separe folhas de jornais;
  2. Comece enrolando as folhas a partir das pontas para formar canudinhos;
  3. Ao final use cola para colar a ponta do canudinho para que ele não desenrole;
  4. Faça vários canudinhos;
  5. Pegue um canudo e enrole uma das pontas, formando um caracol. Faça isso até a metade do comprimento, e depois repita o mesmo processo do outro lado;
  6. Passe um pouco de cola e coloque elásticos até a cola secar;
  7. Depois é só ir colando os enfeites uns nos outros e montar a sua escultura de parede com jornal.

Mais fotos

piso azul

O chão azul deixa o projeto moderno

decoração jornal

A plantinha decora a lateral da cama

parede decorada reciclagem

sala colorida

A decoração colorida da sala é alegre

Gostou da ideia de usar esculturas de parede na decoração vertical? Com os diferentes tipos e estilos, com certeza vai dar para encontrar um modelo que combine com o estilo do seu projeto e decoração.

Você pode gostar...