DECORAÇÃO PROVENÇAL: Como usar o estilo em casa!


A decoração provençal é uma linha decorativa que vem sendo cada vez mais comentada em revistas do universo de decor, mas o estilo não fica só na página das revistas não. Como outras tendências, o provençal tem entrado na casa das pessoas também e tornado os espaços mais belos e especiais.

Estilo Provençal – O que é?

O estilo surgiu no sudeste da França – Provença – e era tido como um linha de decor bem comum na casa dos camponeses, mesmo que esses ainda não soubessem que esse tipo particular de móveis e itens decorativos se tornariam uma grande tendência no futuro.

Algumas características da decoração provençal são móveis claros (em geral, brancos), pátinas, madeira e estampas delicadamente trabalhadas.

decoração-provençal-1

Por ser uma linha mais delicada, costuma agradar muito as mulheres que querem um toque mais singelo e romântico na decor do lar. Contudo, engana-se quem acredita que esse é um estilo menininha, afinal, dá sim para compor ambientes neutros e até dar usá-lo parcimoniosamente para agradar o público masculino.

Quarto Provençal

decoração-provençal-2

O quarto de bebê provençal é uma das coisas mais desejadas pelas mamães atuais. O estilo vem sendo muito usado em quarto de neném por contribuir para um visual delicado e fofo no espaço infantil. As cores e paredes claras devem ser predominantes, e para dar um toque masculino, opte por alguns móveis na madeira crua mesmo.

Fotos de quartos femininos com decoração provençal

O lustre singelo é outra demonstração do estilo escolhido

No quarto feminino provençal de solteiro, a cama branca com cabeceira com detalhes delicados marca muito bem as características dessa decoração. A escolha da roupa de cama é outra escolha certeira, já que o branco foi predominante e os detalhes florais rementem ao campo. Veja como os criados-mudos não fugiram do estilo, no entanto, foram pintados com laca rosa para criar um ponto de destaque e deixar o espaço mais descontraído.

decoração-provençal-6

A penteadeira provençal é um móvel do estilo que não pode faltar para as mulheres que adoram um cantinho para se arrumar. A delicadeza do móvel é capaz de deixar qualquer quarto mais aconchegante e sofisticado.

Além dos móveis, o papel de parede claro com estampa floral remete ao estilo campestre de Provença. O mix de estampas está em alta e o vemos neste projeto: as listras em cores claras ficam perfeitos tanto em paredes quanto em estofados.

decoração-provençal-4

O quarto de casal também pode seguir o mesmo estilo, mas aqui é preciso tomar cuidado para que ele não fique muito feminino (a não ser que esta seja a intenção). A decoração branca e delicada deixou o dormitório clean, enquanto o piso de madeira escura deu um toque mais masculino e o lustre clássico de metal quebrou o branco total do ambiente sem fugir da proposta.

decoração-provençal-5

Para deixar o quarto de casal provençal apropriado aos dois, uma ideia é misturar tom de madeira com móveis brancos. O mix do branco com o marrom quebra o lado feminino demais e dá um toque mais rústico ao ambiente.

Na parede e roupa de cama os tons claros são essenciais. E nesse projeto, a ideia foi usar a cor azul.

Sala Provençal

decoração-provençal-7

Para criar uma sala com decoração provençal, não há necessidade de todos os móveis serem brancos e com detalhes provençais. Sim, as cores claras devem ser predominantes, e este sofá branco ajudar a evidenciar ainda mais a linha seguida, mas dá para notar que ele segue outro estilo. Essa quebra de “linearidade” é uma técnica muito usada no design de interiores para escapar da monotonia e previsibilidade e deixar os ambientes mais estilosos.

decoração-provençal-8

E por que não adotar uma decoração provençal moderna? O lustre remete à delicadeza do estilo; e o sofá branco é a cor base da decoração, mas as linhas retas misturam diferentes referências. Para dar a delicadeza da Provença, o aparador foi essencial, mas nesse caso recebeu um toque de cor para deixar a decor mais moderna e atual.

decoração-provençal-9

Para que a sala de estar provençal não tenha apenas móveis brancos e fique muito feminina, vale a pena incluir alguns itens na cor de madeira. Para os estofados, abuse de estampas florais e em cores claras. Ah, e vasinhos de flores contribuem e muito para se manter na proposta.

Nesse caso, o delicado se uniu ao rústico (móveis de madeira crua, parede de tijolos, piso e tapete de juta) e o resultado ficou harmônico. Se a intenção fosse criar um ambiente todo delicado e feminino, uma opção, além dos móveis todos brancos, seria aplicar pátina nos tijolinhos.

decoração-provençal-10

Para abusar do feminino na decor da sala provençal, os tons de rosa claro e que remetem a itens envelhecidos (rosa chá) estão liberados. As almofadas e/ou sofás podem ser inteiros da cor rosa ou com detalhes de flores.

Se a intenção é usar a cor na parede também, é preciso ter cuidado para não deixar a sala rosa demais. Se a ideia é substituir a parede por uma cor neutra, você pode apostar no bege.

decoração-provençal-11

Para decorar sem deixar o espaço excessivamente feminino, aposte na cor azul clara. O tom traz leveza, tranquilidade e combina perfeitamente com o estilo. Ah, e não se esqueça dos lustres e luminárias clássicas!

Cozinha Provençal

A decoração provençal é muito peculiar e, por isso, se você decidir usá-la, o melhor a fazer é: ou usar itens que remetem à Provença em todos os cômodos, mas sem restringi-los a este único estilo; ou se jogar de corpo e alma na proposta. Caso você opte pela segunda opção, para manter a linha de decoração por toda a casa, a cozinha não pode ficar de fora, caso contrário não haverá harmonia visual em seu lar.

decoração-provençal-12

Os armários em madeira branca mantêm a decoração clean e provençal. O toque delicado fica por conta do vasinho de flores sobre a bancada e pelas banquetas com revestimento floral que ficam na bancada da ilha. As cores (azul e rosa) em tons pasteis também contribuem para a delicadeza do espaço.

decoração-provençal-13

Mesclar itens provençais e rústicos é uma alternativa de deixar a cozinha unissex (vamos colocar os homens no fogão também… rs). Nessa decor, vemos uma mistura considerável, mas dá para notar que o estilo do campo está presente na cozinha. Ps: os móveis brancos desgastados já são característica de um outro estilo, o shabby chic, do qual falaremos em outra ocasião!

decoração-provençal-14

A cozinha com armários brancos e charme provençal, tem toque bem moderninho, como os eletrodomésticos inox, o piso de cimento queimado e a bancada em formato orgânico que garante um toque mais atual ao projeto.

decoração-provençal-15

Para os ambientes pequenos, uma alternativa é fazer uma cozinha planejada. Nesse projeto, apesar do espaço ser restrito, a cozinha americana provençal ficou em destaque e ganhou um toque moderno com os pendentes e armários em linhas retas. O mix de madeira branca e escura deixam o ambiente unissex.

Banheiro Provençal

A decoração provençal para banheiros é ideal, pois trata-se de um espaço que pede cores claras e sensação de limpeza. Quando falamos em lavabo, é ainda melhor, pois nesse cantinho podemos ousar mais, aplicar papel de parede e enfeites que não seriam tão práticos em banheiros onde a umidade se faz presente.

decoração-provençal-16

No lavabo provençal, a cuba de apoio pode ser colocada sobre um aparador branco com detalhes de influência francesa. O espelho sobre a peça pode seguir o mesmo estilo, enquanto pequenos espelhinhos ou molduras podem ser colocados na parede para complementar. Ah, e se quiser usar lavandas sobre a bancada, abuse da flor que é característica da região da Provença, na França.

decoração-provençal-18

O uso de pedras sofisticadas e a modernidade do rodapé alto também podem compor um banheiro delicado. Para ater-se à proposta principal, a banqueta abaixo da bancada e o papel de parede florido cumprem a missão.

decoração-provençal-19

O banheiro moderninho com parede de cimento queimado é uma forma de misturar o estilo delicado ao urbano e industrial. A ideia foi bem ousada, mas o resultado é surpreendente e só prova que é possível quebrar a velha ideia de que esse é um estilo exclusivamente feminino.

decoração-provençal-20

Para manter características do estilo provençal, a moldura do espelho e a pintura rosa das paredes dão ao banheiro o toque charmoso e singelo característicos desse tipo de decoração.

Sala de jantar provençal

Vejamos algumas fotos inspiradoras!

decoração-provençal-21

A madeira escura quebra a monotonia da cor clara que é característica dessa linha de decoração. Nos estofados das cadeiras, a estampa em marrom e branco dá continuidade a mistura da cor dos móveis. Para deixar o ambiente mais charmoso, o espelho e lustre são ótimas apostas. O vaso de rosas, por sua vez, foi fundamental para criar um ar romântico.

decoração-provençal-22

A sala de jantar azul e branca mantém a ideia de seguir tons claros. O uso de hortênsias deixou o ambiente acolhedor e com estilo campestre.

decoração-provençal-23

Além da mesa de jantar branca, uma cristaleira antiguinha com buffet foi usada na sala de jantar. Para não deixar o cômodo muito menininha, a estampa floral neutra e a parede na cor verde foram a solução.

decoração-provençal-24

A sala de jantar provençal moderna é um luxo e mostra que dá para deixar o estilo atual. Ao invés de usar uma mesa da mesma linha, a escolha de um móvel mais contemporâneo com tampo de vidro foi uma aposta certeira. Enquanto isso, as cadeiras provençais foram responsáveis para manter o estilo francês.

Fotos de decoração provençal

Apesar de parecer um estilo bem marcante, a decor pode variar bastante e atender a diferentes tipos de projetos e gostos pessoais; por isso separamos mais algumas fotos para ficar de inspiração.

decoração-provençal-25

decoração-provençal-26

decoração-provençal-27

decoração-provençal-28

decoração-provençal-29

decoração-provençal-30

decoração-provençal-31

decoração-provençal-32

decoração-provençal-33

decoração-provençal-34

decoração-provençal-35  

decoração-provençal-36

E aí, o que você acha da decoração provençal? Não há dúvidas de que é bem marcante e encantadora! Caso você não esteja seguro (a) para inseri-la em seu lar, vá adicionando peças aos poucos. Você não precisa ter uma casa inteira nesse estilo, hoje em dia podemos criar uma mistura dos mais variados estilos sem ficar over, basta uma pequena dose de bom senso e parcimônia e uma grande dose de criatividade e personalidade. 🙂

You may also like...

2 Responses

  1. Simone disse:

    Aonde eu encontro esse estilo de móveis pra comprar? MOVEIS PROVENÇAL… Preciso de uma cama de casal

  2. Lindaura disse:

    Amei, estava com dificuldades de organização na minha casa que está sem estilo, mas vendo os designers me animei e estou com projetos para o tcham que falava

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *