DECORAÇÃO INDUSTRIAL: 35 fotos!

A decoração industrial é uma tendência que tem chegado aos poucos, mas que já vem ganhando muito espaço entre os projetos decorativos. O estilo surgiu entre a década de 1950 e 70 em Nova Iorque, quando as pessoas passaram a ocupar os antigos galpões de fábricas e transformaram os espaços em lofts com muito estilo.

 

Características do estilo industrial

  • Ambientes integrados

Os galpões eram conhecidos por um amplo espaço sem divisões, e essa é uma característica comum para quem pretende seguir este estilo.  ideia é valorizar os espaços integrados e fazer uma decor harmoniosa entre os ambientes.

parede tijolo a vista

A estante suspensa divide os ambientes integrados

lâmpadas filete

  • Grandes janelas

Para garantir boa iluminação ao espaço, o ideal é valorizar as grandes entradas de luz, como janelas amplas de vidro com detalhes em metal.

lustre industrial

Na parede, nicho embutido

móveis vintage

  • Iluminação com tubos aparentes

Os tubos de metal que são responsáveis pela passagem da fiação ficam aparentes e isso é um dos pontos principais para trazer o estilo industrial a decor.

parede cinza

A iluminação com canos aparentes compõe o estilo decorativo

chão cimento queimado

  • Acabamentos

O estilo das paredes também é determinante para a decoração. Neste caso, a laje aparente, cimento queimado ou parede de tijolinho a vista são marcantes para dar ainda mais estilo ao ambiente.

dicas para decoração jovem

Decoração industrial e suas variações

Industrial puro

quarto decorado

No chão, tapete preto e branco listrado

Para decorar o quarto cada detalhe industrial foi conservado, e o estilo não ficou restrito apenas para a parte estrutural, mas também foi utilizado nos elementos que compõem a decor. Para isto, a escolha de tons sóbrios como marrom e preto são essenciais para manter o estilo.

cozinha

Na cozinha, a decor pode ser seguida utilizando tons claros como cimento queimado e itens brancos. As estantes em aço, elementos como ventiladores e pendentes antigos também marcam muito bem a decor e são capazes de manter a linha decorativa.

armário de ferro

Cadeira e banquetas diferentes compõem os assentos para a mesa

Mais uma vez a cozinha aparece com o estilo puro. O azulejo quadrado e simples reveste a parede, e para decorar armários e cadeiras em aço compõem o espaço.

parede de bloco aparente

A casa com ambientes integrados é capaz de mostrar cada elemento da construção, como:

  1. Piso de madeira,
  2. Parede com blocos aparentes;
  3. Iluminação com tubos visíveis;
  4. Mezanino com escada caracol de ferro.

 

Mais fotos

cadeiras coloridas

A parede de tijolo a vista pintado dá mais luminosidade para o ambiente

pendente industrial

mesa antiga

Apenas toques

sala cinza

Os quadros apoiados na prateleira e no chão são tendência

            Se a intenção é trazer apenas elementos da decor, mas sem deixar o ambiente caricato demais, vale se inspirar neste espaço. Ao invés de usar cimento queimado, as paredes podem ser pintadas de cinza; tubos com iluminação aparente podem sair do teto e enfeites como galões antigos de metal podem completar o espaço.

cozinha cinza e amarela

O projeto para esta cozinha cinza já traz uma cor referência para o estilo, mas outros elementos como geladeira retrô, tubos com iluminação e lâmpadas filetes completam essa ideia sem deixar o ambiente como se fosse uma fábrica.

veneziana de madeira

A coifa de inox sobre a bancada e fogão é ideal

As cores sóbrias e fechadas não precisam ser unânimes no ambiente. Vale apostar em um tom mais intenso, como este projeto que usou a parede pink na cozinha para dar cor ao espaço. O toque industrial foi garantido pelos pendentes metálicos que decoram acima da mesa de jantar.

luminária holofote

Para a sala, os móveis seguem a tendência moderna e em contraposição a parede com revestimento em metal e luminária estilo holofote dão a característica dos antigos galpões.

 

Mais fotos 

parede de cimento queimado

O tapete delimita a área da sala

mesa industrial decoração

ideais para decorar salas

Vintage

parede de lousa

O pendente na cor cobre torna-se destaque para a sala de jantar

 

A decoração vintage resgata elementos antigos, e na linha industrial não é diferente. Aqui as cadeiras de metal, estante e mesa de madeira marcam décadas passadas e compõem o ambiente da sala de jantar.

cozinha decorada

Para a cozinha, o armário planejado de madeira ao fundo abandonou a linha contemporânea e tem enfoque rústico. Já os enfeites e elementos antigos são utilizados na decor, como o bule de madeira, banquetas e vaso metálico que fica sobre a bancada com hortaliças.

taco espinha de peixe

A madeira de demolição compõe o armário abaixo da pia

Nesta decor, a parede de tijolinhos a vista aparente é um ponto de destaque, mas para completar, ainda há elementos como:

  • Banquetas;
  • Pendentes metálicos;
  • Bancada antiga de madeira.

parede madeira de demolição

            A cozinha pequena é um mix de períodos e estilos decorativos. Enquanto os armários planejados em branco marcam algo mais novo, a mesa com cadeiras de metal e os pendentes aramados trazem o toque vintage a decor.

 

Mais fotos

banquetas vintage

As samambaias penduradas dão um toque verde a decoração

prateleiras decoradas

decoração com móveis vintage

Chic

mezanino aço

Na sala, sofá de capitonê azul

Neste projeto, a estrutura de tijolo a vista, mezanino metálico e tubos aparentes são característicos dos galpões antigos, mas a decoração colorida com design moderno é capaz de trazer o toque chique para o ambiente.

cadeira acrílico sala de jantar

            Mais uma vez a estrutura é o que marca a linhagem das indústrias, enquanto a decor traz a tona tons claros, vasos decorativos em metal e cadeiras em acrílicos, peças e componentes de uma decor atual.

quarto com banheiro integrado

A parede de cimento queimado destaca a hidromassagem

Aqui a linha chic é determinante para o quarto com hidromassagem. O revestimento em preto que faz as vezes da cabeceira e já se estende como um balcão que  separa os ambiente é moderno e mesmo assim mantém a harmonia com as paredes de tijolo a vista e cimento queimado.

parede de quadros

Uma das possibilidades para o momento da decoração é aproveitar a estrutura como base, e investir em itens com design atual, como sofás com linhas retas e poltronas com design inovador.

 

Mais fotos

piso cimento queimado

Os lustres sobre a mesa de jantar dão elegância ao espaço

mesa de centro moderna

estilo industrial chic

Rendeu-se a decoração industrial? O estilo pode variar a partir de suas composições e não há necessidade de seguir a regra puramente, por isso vale se inspirar em um mix de componentes que marcam diferentes épocas e estilos decorativos.


Você pode gostar...