Decoração Escandinava: O que é? Dicas, DIY + 40 fotos!


Para quem gosta de um conceito padronizado, organizado, elegante e aconchegante, sem muita informação e com sensação de amplitude e sossego, a decoração escandinava é a melhor escolha. Esse tipo, comum nos países do norte da Europa, alcançou grande popularidade no mundo inteiro, com muitas vantagens e características próprias. Para te inspirar, preparamos esse artigo com tudo sobre esse modelo. Acompanhe!

decoracao-escandinava-apartamento

O que é? Características do Estilo Escandinavo

A decoração escandinava, como o próprio nome diz, remete a um conceito comuns de países dessa região europeia: Dinamarca, Islândia, Suécia, Finlândia e Noruega. Assim como a cultura, essas nações possuem traços comuns e semelhantes, em diversos aspectos, tanto que a inspiração principal foi a natureza, clima (inverno + sobriedade/escuridão) e artesanato local.

A simplicidade, o conforto e o estilo contemporâneo bem delimitados na decoração de uma casa são algumas características interessantes encontradas nessa região, quase sempre com os mesmos modelos de decoração. Preza-se pelo equilíbrio das coisas, com um design clean e naturalista, sem exageros, com a cara do minimalismo.

O estilo escandinavo alcançou popularidade a partir do século XX, tendo a criatividade como um dos pontos altos, para deixar o ambiente além de algo ‘padrão’, mas também sem todo o exagero e ousadia de outros modelos.

A ideia de unir o tradicional com o moderno, combinado cores neutras com detalhes novos, partiu sobretudo do especialista em interiores Carlo Larsson, um sueco que adorava o tom naturalista próprio das paisagens locais – como você deve saber, essa região é uma das mais belas da Europa. O artista é conhecido mundialmente por seus quadros, e sua casa chamou atenção dos especialistas e tornou-se um dos ambientes mais visitados por amantes de design e arquitetura.

carl-lasson-escandinavo

Design da casa de Larsson, a primeira com decoração escandinava

casa-do-carl-lasson

O contraste é outro termo que exemplifica bem a decoração escandinava, buscando sempre uma harmonia bacana entre cada parte da casa. Tudo é pensado caso a caso, com cuidado e simplicidade, mas sem abrir mão da personalidade.

As principais características do estilo escandinavo são:

  • Cores neutras, com a ideia de criar um ambiente leve, tranquilo e calmo. Branco é a principal, sobretudo nas paredes. A sobreposição desse tom também é muito comum. Outras cores importantes são cinza, nude/bege, marrom e preto.
  • Materiais naturais têm destaque: madeira, lã, pedras, linho, algodão, metal, couro, entre outros são bem vindos. Plantas também são uma ótima opção!
  • Linhas retas, principalmente na modelagem de móveis e adereços. Evite curvas e mantenha um ponto de foco, sobretudo quando se trata de cores.
  • A natureza conta muito na decoração escandinava. Ainda no contexto do tópico anterior, podemos encontrar muitas referências às paisagens naturais, como montanhas, lagos, árvores, entre outros elementos.
  • Organização é um ponto chave nesse conceito. Esse padrão é comum nos países nórdicos e precisa ser levado a sério. Bagunça sempre prejudica o ambiente e dá má impressão, por isso, a ideia é que tudo fique em seu devido lugar. Evite os excessos, sobretudo de acessórios decorativos.
decoracao-escandinava-externa

Para a área externa também há opções de decoração escandinava

O clima limpo, clean e alinhado é essencial na decoração escandinava. O minimalismo é importante, mas também pode ser ‘quebrado’ com o uso de adereços coloridos, desde que estejam bem dispostos no ambiente. Crie um bom equilíbrio do tradicional com o moderno!

  • A iluminação conta muito! As luminárias têm um toque simples e bem definido. O que se considera bastante nesse estilo é a luz natural, com janelas grandes, alinhadas e sem adornos que atrapalhem a entrada da luz.
  • O piso de madeira é a principal alternativa, ajudando a manter o tom sóbrio desse modelo. Aposte sempre em cores claras! Outros tipos também podem ser usados, claro, desde que você escolha uma cor neutra e clara.
  • A ideia é um ambiente único e belo, sem exageros e com equilíbrio! Um design mais rústico e vintage é interessante, assim como conceitos mais modernos da pop art, para mostrar que tudo pode ‘conviver’ em perfeita harmonia!

sala-escandinava

Para saber exatamente como é o estilo escandinavo, separamos muitas fotos de ambientes que aderem perfeitamente a esse modelo de decoração. Você vai amar e aderir!

Projetos e Fotos de Decoração Escandinava

Cada espaço em uma casa é único, porém a decoração precisa seguir uma linha comum para dar o tom ideal a cada ambiente. A decoração escandinava pode ser usada em qualquer lugar, desde uma sala grande até um quarto pequeno ou um banheiro compacto. Veja alguns projetos inspiradores!

Sala de estar e jantar

Paredes brancas são marca registrada na decoração de sala de estar e jantar escandinava, tudo para favorecer a iluminação natural e dar sensação de amplitude, aconchego e leveza. O contemporâneo tem vez, deixando a elegância em destaque em meio a tons terrosos, adereços naturalistas, arquitetura simplista e sem excessos.

Você pode dar um toque moderno e vintage ao mesmo tempo. No caso, mantenha a neutralidade no ambiente e ouse nos detalhes, sobretudo com quadros, plantas, luminárias, lareira entre outros – mas com equilíbrio, claro!

sala-de-estar-decoracao-escandinava

ideias-sala-decoracao-escandinava

sala-escandinava-ideias

sala-de-estar-escandinava

sala-moderna-escandinava

sala-escandinava

sala-decoracao-escandinava

Cozinha

O primeiro passo para uma cozinha no estilo escandinavo é evitar a bagunça. Nada de coisas jogadas e dispostas desalinhadas, sem se preocupar com a harmonia. O foco é claridade, poucas prateleiras, paredes e armários brancos, presença de pendentes e torneiras com design arrojado.

Destaque a madeira, ornamentos rústicos e cores neutras. Evite muita informação, sem pendurar coisas e colocar muitas prateleiras nas paredes. 

decoracao-escandinava-cozinha

cozinha-escandinava

cozinha-com-decoracao-escandinava

cozinha-decoracao-escandinava

Tijolos rústicos caem bem na decoração escandinava de uma cozinha

cozinha-na-decoracao-escandinava

Quarto de casal

Um quarto de casal aconchegante e confortável conta muito quando se trata do estilo escandinavo. Piso de madeira + paredes brancas são parte fundamental que não tem erro, além de janelas grandes e muita iluminação. Já a cama é um detalhe à parte: precisa ter cabeceira e, nos adereços, materiais de lã, linho ou algodão.

decoracao-escandinava-quarto-de-casal-ideias

ideias-de-quarto-de-casal-decoracao-escandinava

quarto-de-casal-na-decoracao-escandinava

quarto-de-casal-decoracao-escandinava

decoracao-escandinava-quarto-de-casal

quarto-decoracao-escandinava

Tem gente que vai além e deixa a cama com aspecto bagunçado para dar um contraste, o que não precisa ser seguido à risca. Para quartos pequenos e de apartamento, dá para substituir o guarda roupa por araras para pendurar as roupas. 

quarto-na-decoracao-escandinava

quarto-escandinavo

Para dar um up moderno e alternativo, use adereços com cores mais quentes

quarto-decoracao-escandinava-ideias

quarto-escritorio-decoracao-escandinava

quarto-casal-escandinavo

Aquele conceito de sossego, de chegar em casa e querer cair na cama, é uma grande vantagem da decoração escandinava para quarto de casal. Cômodas bem alinhadas e acessórios modernos também dão o tom correto ao ambiente, numa proposta ousada e linda! 

Quarto de bebê e infantil

O quarto infantil pode ter cores além das neutras, com acessórios coloridos, plantas e adereços divertidos. Tapetes são uma boa opção, além de figuras geométricas. Dica legal: rosa/azul claro e branco ou preto e branco, fica ótimo! Outra alternativa interessante é destacar algum objeto com um tom mais quente, como uma cadeira de balanço, cômoda ou berço!

decoracao-escandinava-quarto-de-bebe

bebe-quarto-decoracao-escandinava

quarto-bebe-decoracao-escandinava

quarto-de-bebe-escandinavo

decoracao-escandinava-no-quarto-de-bebe

Pinturas minimalistas, tapete colorido e detalhes fazem diferença em um quarto de bebê com decoração escandinava

Banheiro

Total white é uma opção legal, mas não quer dizer que, por ser simples, a decoração escandinava desse ambiente deve ser básica. Ouse nos detalhes. Pode ser nas torneiras, cortinas e até no piso!

design-de-banheiro-escandinavo

decoracao-escandinava-banheiro

ideias-de-banheiro-decoracao-escandinava

banheiro-com-decoracao-escandinava

banheiro-escandinavo

banheiro-decor-escandinava

Para dar um toque diferenciado ao banheiro com decoração escandinava

Um corredor clean, com muitos ganchos e espaços para colocar objetos (quadros) já faz toda a diferença. O hall precisa ser completo e amplo!

entrada-decor-escandinava

Um exemplo bacana de hall de entrada com decoração escandinava

Como Fazer uma Decoração Escandinava Barata? Dicas DIY

Para quem pensa que é preciso fazer grandes investimentos para decorar a casa com esse estilo, está muito enganado. Lembra que a simplicidade é o ponto alto da decoração escandinava? Pois é! Há muitas opções econômicas para copiar e dar um visual minimalista e moderno para qualquer ambiente. Preparamos algumas dicas DIY (faça você mesmo)!

  • Pintar a parede de branco é uma ideia barata, simples e prática. Já garante um tom minimalista e uma boa iluminação ao ambiente.
  • Dar uma geral no espaço, sobretudo na sala, tirando adereços inúteis e dispensáveis e alinhando os objetos essenciais é interessante e traz leveza!
  • Vasos com plantas dão um tom diferente e arrojado, mas não esqueça de cuidar sempre! Madeira e vidro também são importante, além de tecidos naturais (nas mantas, poltronas, adereços, entre outros).
  • Troque as janelas convencionais por modelos amplos e que permitam a entrada de luz por toda a casa! Elimine cortinas pesadas e adornos desnecessários.
  • O estilo minimalista e clean desse tipo segue a linha do ‘menos é mais’. Os excessos prejudicam a decoração, então evite acumular coisas e espalhá-las por todos os cantos.
  • Para decorar, foque no equilíbrio de moderno e vintage! Seu quarto pode ter objetos clássicos misturados a quadros da pop art, coloridos e personalizados, com pequenos detalhes em cores quentes e destacadas.

Para mais ideias e inspirações, assista os vídeos!


A decoração escandinava é uma tendência que sempre terá destaque e está em alta, bem como o estilo minimalista, simples e leve. Se você gosta de um ambiente clean, naturalista, harmônico e fácil de decorar, vale a pena investir. Comece por um ambiente e vá mudando aos poucos. Depois, conte o resultado pra gente!

Se tiver alguma dúvida, crítica ou sugestão, deixe um comentário no post! Boa sorte e até a próxima! 🙂

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *