Decoração de Aparador: Como criar? Estilos e 54 modelos

Criar uma decoração de aparador pode parecer complicada, pois queremos colocar tudo o que gostamos nele, mostrar para as pessoas parte de nossa personalidade, nossos livros, embelezar com flores, expor fotografias… Mas tomando certas precauções tudo pode ficar mais simples!

Nesse artigo vamos te mostrar diversas maneiras de ornamentar seu aparador, que pode ficar na sala de estar, de jantar, na cozinha, no hall de entrada, entre outros locais. Quer saber como fazer essa decoração? Vem com a gente!

decoracao-de-aparador-modelos

Vale lembrar que são diferentes estilos de aparador para você escolher para sua casa. Existem aqueles que são perfeitos para um ambiente clássico, ou rústico, retrô, moderno, provençal, entre muitos outros. O ideal é você escolher algum que combine com o restante de sua decoração.

Tente compor o espaço além do aparador. Escolha quadros e objetos de decoração que carreguem características semelhantes.

decoracao-de-aparador-dicas

Veja ideias sofisticadas de decorar um aparador!

Não se preocupe em encher o aparador de objetos. Isso aliás pode estragar toda a sua decoração e deixar o ambiente carregado demais e super mal organizado. É importante colocar os objetos suficientes para o espaço de seu aparador. Quando menor, menos itens, e também, se você não tiver muitos para por, saiba que “menos é mais!”.

decoracao-de-aparador-menos-e-mais

Fotos de decoração de aparador

Para te ajudar a decorar um aparador, selecionamos diversas fotos de aparadores decorados. Confira e inspire-se!

Clássico

Se tua sala tem um jeitinho aconchegante e é cheia de elementos clássicos, como cores brandas, materiais tradicionais, espelhos bonitos, entre outros, vai gostar desse tipo de decoração de aparador.

O que mais vemos por aí são objetos sofisticados, como louças, cristais e esculturas em madrepérola ou pedra sabão, além da cerâmica. Mas uma decoração clássica não precisa ser inatingível, ela pode ser feita com referências simples também.

decoracao-de-aparador-classico-antigo

Grandes espelhos fazem parte da decoração

decoracao-de-aparador-classico-apartamento

A madeira, por exemplo, é o suprassumo do decor clássico e combina bastante com qualquer outro material e tonalidade. Se o seu aparador for de madeira, você pode dar asas à imaginação para decorar o aparador.

Colocar vasos com plantas pode deixar tudo bem delicado e natural. Elas, além de decorar, vão aumentar o frescor do ambiente e dar um toque especial.

decoracao-de-aparador-classico-plantas

decoracao-de-aparador-classico-simples

Suculentas são ótimas plantas para ficar dentro de casa

Paredes brancas deixam o aparador em evidência, e por consequência, sua decoração também. Por isso, para um ambiente clean escolha a dedo os objetos que vão ornamentar a peça, transformando esse pequeno espaço em uma referência de estilo.

Colocar quadros apoiados no aparador se tornou uma tendência e você pode apostar nisso quando o estilo de seu cômodo é clássico. Prefira quadros eruditos, não muito modernos e/ou coloridos.

decoracao-de-aparador-classico-branco

decoracao-de-aparador-classico-clean

Para contrastar, você pode escolher um móvel escuro e combinar com um espelho de moldura do mesmo material. Decorar com preto & branco é um clássico, disso não tenha dúvidas.

decoracao-de-aparador-classico-espelho-preto

Móveis em vidro ou espelhos podem trazer bastante sofisticação ao espaço. Se esse for o seu intuito invista e tome cuidado com a decoração, já que esse detalhe já chama muito a atenção Escolha os itens decorativos mais discretos ou que, pelo menos, combine com o todo.

decoracao-de-aparador-classico-flores

Aparadores vazados podem ter decoração em cima e embaixo!

decoracao-de-aparador-classico-velas

decoracao-de-aparador-classico

Moderno

Para ambientes modernos, mais ousadia na decoração de aparador. Esse móvel já contará com um estilo mais irreverente, com linhas acentuadas e referências geométricas. Ou seja, ele será “diferentão”, a peça chave de sua sala!

Para compor um decor bem bonito, você pode apostar no minimalismo, colocando poucos objetos, mas todos com muita classe. É legal também escolher itens cheios de personalidade, com um design moderno, por exemplo.

decoracao-de-aparador-minimalista

Cactos também são ótimos para decorar aparadores

decoracao-de-aparador-moderna-simples

decoracao-de-aparador-moderna

Veja como a luminária irreverente deu um toque especial

Os aparadores modernos podem aparecer na decoração de ambientes em diferentes materiais, madeira, MDF, espelhos, vidros, nas cores escuras ou claras. O que vai definir a decoração bem feita é a composição.

decoracao-de-aparador-moderno-design

decoracao-de-aparador-moderno-espelho

Espelho em móveis dão toque sofisticado e moderno

decoracao-de-aparador-o-que-colocar

É muito comum aproveitar-se do aparador para criar um ambiente para o bar da casa. Saiba que as garrafas, taças e copos também podem ser utilizados para fazer esse decoração. É só saber criar uma harmonia entre esses itens e o restante.

Você pode combinar a bandeja do “bar” ou “café” com flores, com fotografias, com esculturas, etc.

decoracao-de-aparador-modernizado

Estilo de decoração moderna simples

decoracao-de-aparador-moderno-bar

Modernidade na decoração também engloba muita arte. Por isso uma chance de acertar em cheio é investir em quadros e fotografias conceituais. Faça uma composição com alguns com molduras bem marcantes. Vai fazer uma grande diferença em seu aparador.

Você pode utilizar o móvel para apoiar esses quadros ou fazer a decoração na parede.

decoracao-de-aparador-moderno

Quadros seguindo mesma temática deixa tudo muito lindo

decoracao-de-aparador-quadros

Rústico

Quer compor sua sala de estar, de jantar ou cozinha com um aparador rústico? Existem maneiras incríveis de fazer a decoração ideal desse móvel. Já falamos bastante por aqui de decoração rústica, que inclusive adoramos. É um cheirinho que vem da casa de campo e da fazenda quando revisitamos esse estilo!

Flores e plantas não podem faltar, algum exemplar, pelo menos, tem que ter. O resto você vai definir o que mais te agrada entre as opções bucólicas. Podem ser peças de ferro, cerâmica e madeira, faça uma composição que deixe o local bem personalizado.

decoracao-de-aparador-rustico-antigo

Esse aparador é uma antiga base de máquina de costura

decoracao-de-aparador-rustico-arvore

Quer coisa mais incrível que essa base?

decoracao-de-aparador-rustico-esculturas

Aparadores de madeira maciça e de demolição são os que mais estão na moda e que fazem sucesso por conta de sua beleza e qualidade. Vale a pena investir em uma peça dessa, pois com certeza vai encher sua casa de estilo e você terá ela por muitos e muitos anos.

decoracao-de-aparador-rustico-flores

decoracao-de-aparador-rustico-dicas

Aparador suspenso deixa o ambiente elegante

decoracao-de-aparador-rustico-plantas

Crie um painel vertical de plantas para remeter à natureza

decoracao-de-aparador-rustico-jardim

Não há muitas regras para decorar no estilo rústico a não ser a presença de objetos que remetam à natureza. Por isso aparadores com esse tipo de decoração é tão escolhido para o jardim ou varanda.

Você pode também colocar vasos, caldeirões, castiçais, velas, peças em ferro, etc.

decoracao-de-aparador-rustico-referencias

decoracao-de-aparador-rustico-simples

A cesta no chão conseguiu dar uma outra cara ao aparador!

decoracao-de-aparador-rustico-velas

decoracao-de-aparador-rustico

Provençal

O estilo provençal está super em alta. Nada mais é do que aquele que mistura elementos de decoração antiga e romântica, colocando em evidência o acabamento impecável dos móveis, em sua maioria entalhados à mão.

decoracao-de-aparador-estilo-provencal-criativo

Ideia super criativa para quem quer um aparador provençal

O aparador provençal quase sempre é fabricado em madeira. Aqueles de madeira maciça são os de maior qualidade e que também conferem mais beleza a qualquer ambiente.

Muitos dos móveis provençais podem contar com detalhes em dourado. como os puxadores, o que já ajuda a criar a decoração em cima disso. Escolha itens do aparelho de jantar, louças, peças em ferro, em cobre, ouro, etc.

decoracao-de-aparador-dicas-provencal

Puxadores dourados são clássicos nesse tipo de mobiliário

decoracao-de-aparador-estilo-provencal

decoracao-de-aparador-modelo-provencal

decoracao-de-aparador-provencal

Móveis pretos combinam com qualquer decoração

Espelhos venezianos também são peças obrigatórias no caso de uma decoração de aparador provençal. Eles são peças exclusivas, delicadas e românticas e costumam ter um preço bem salgadinho. Mas vale a pena pesquisa e comprar um, pois são para a vida toda, se houver cuidado.

decoracao-de-aparador-estilo-provencal-branco

 

decoracao-de-aparador-estilo-provencal-flores

Use e abuse das flores e tendências românticas

decoracao-de-aparador-estilo-provencal-pascoa

Dicas para decorar em datas especiais!

Decore com muitas flores, abajures elegantes, vasos e esculturas de sua preferência!

decoracao-de-aparador-madeira-provencal

decoracao-de-aparador-provencal-brancoi

Retrô

Salas com estilo retrô tendem a ser super divertidas e cheias de cores, a não ser que a inspiração seja uma decoração mais minimalista. Os aparadores vintage, geralmente, tem tons vibrantes, como azul royal, amarelo, verde água, pink, etc. Nesse caso, você pode entrar nessa onda divertida e abusar dos itens cheios de personalidade.

Vale escolher objetos divertidos e culturais. O que mais se vê por aí são aparadores decorados com objetos que lembrem filmes, artistas, personagens, celebridades, etc.

decoracao-de-aparador-amarelo

decoracao-de-aparador-azul

Faça seu barzinho no aparador na sala

decoracao-de-aparador-pequeno

decoracao-de-aparador-vintage

Livros ficam super bem nesse estilo de decoração 

O aparador pode figurar em ambientes como copa e cozinha também. Sendo assim, a decoração será bastante funcional também. Você pode colocar eletrodomésticos vintage e coloridos, louças divertidas, objetos de seu bar pessoal, etc.

decoracao-de-aparador-cozinha
decoracao-de-aparador-vintage-simples

decoracao-de-aparador-branco

Mesmo clean esse móvel é todo retrô. Veja só o charme dos “pés palito”

Livros, revistas, discos, filmes, pôsteres, esculturas, entre outros objetos recheados de cultura e daquilo tudo que você gosta podem estar nesse tipo de decoração de aparador. Para dar um toque mais especial, coloque um vitrola (se você a tiver, claro)!

decoracao-de-aparador-gaveteiro

decoracao-de-aparador-retro

Escolha objetos divertidos e que tenham a ver com você

decoracao-de-aparador-vitrolas


Fazer uma decoração de aparador só é difícil na teoria! Quando a gente começa a colocar em prática, vai vendo quais objetos que mais combinam e que tenham a ver com o estilo que queremos. Experimente criar sua própria decoração e depois conte para a gente como ficou! Beijos 🙂

Você pode gostar...