Decoração Clássica: Como Usar em Diferentes Ambientes

Com tanta modernidade e cores, mudanças de estilos e modismos na decoração, as vezes ficar no clássico tem um sabor especial. O antigo e tradicional sempre vence em diversos pontos. Optar por uma decoração clássica não é retroagir, mas sim ficar no mais seguro e até mais fácil de fazer. Nas revistas e programas de decoração nos deparamos com muitas novidades e misturas de estilos, mas no dia a dia da classe média o clássico tem a preferência.

Ideias e Fotos de Decoração Clássica

O principal ponto de quem defende a decoração clássica para ambientes internos é: não sai de moda. Todo mundo já se deparou com uma sala de estar linda, elegante mas em que a maior parte dos objetos estava fora de moda. Você sabe disso, o dono sabe disso e o encanto se quebra. O que fazer? Trocar tudo?  O investimento é alto. Manter-se no clássico e eternamente funcional acaba sendo uma boa saída.

A decoração estilo clássico também tem ao seu favor os adeptos do ‘faça você mesmo’. Misturar estilos não é uma tarefa simples e tons marcantes demais podem ficar exagerados. O resultado nem sempre é o esperado e há um desperdício enorme de tempo e dinheiro. Manter-se no seguro é mais prático e com poucas chances de erros e a decoração clássica é muito boa nisso. Para quem quer inspiração, temos boas dicas a seguir.

Sala de estar e jantar

A sala de estar é um dos ambientes mais importantes da casa porque é o primeiro visto no interior. Muitas visitas costumam ficar restritas a este espaço e isso o torna o mais importante. E poucos acreditam mas é um dos mais simples de decorar porque alguns móveis são obrigatórios, basta apegar-se ao modelo dos itens.

O essencial que não pode faltar em uma sala de estar é um sofá, um item decorativo na parede (que pode ser a TV) e um ambiente em tons amenos. Os tons pastéis são os mais usados em decoração clássica porque agem como calmante no ambiente e são atemporais. Buscando o clássico dê preferência para móveis de cor única e sem muito detalhismo, se possível de cortes quadrados. 

Centro de sala é um ótimo complemento mas deve ser usado apenas se houver espaço para uma circulação de pessoas sem problemas.

decoração clássica de sala de visitas

decoração clássica com toque moderno em sala

decoração clássica para salas de estar

Se sua sala de estar também for o ambiente para TV todos os objetos devem estar virados para ela. Caso não haja televisão, escolha sua parede principal e decore com objetos de seu gosto como estante de livros, quadros ou quem sabe um mural de fotografia.

decoração clássica como fazer

decoração clássica de sala de estar diva

Cozinha

Sabe aqueles móveis bem trabalhados com puxadores divos? Isso é um pouco da decoração clássica para cozinha. Os modelos saíram um pouco de cena com as tendências metalizadas dos anos anteriores e deixar os eletrônicos cada vez mais aparentes. Atualmente temos uma mistura de estilos com os cortes retos dos móveis em tom madeira e o trabalho em portas bem ao estilo anos 90 para trás.

decoração clássica para cozinhas

montar uma decoração clássica na cozinha

decoração clássica na cozinha decorar

Armários com visual retrô é um dos toques especiais deste tipo de ambiente. Bem a cara da cozinha da vovó, não é mesmo? O maior charme!

decoração clássica para cozinha de madeira decoração clássica anos 90 para cozinha

Cozinha branca é uma das tonalidades mais usadas e boa dica porque é fácil de encontrar complementos. Claro, deixa a sensação de limpeza e conforto visual. Mas igualmente à sala de estar, fique nos tons pastéis que também são fáceis de complementar com outros tons para dar vida ao ambiente.

decoração clássica para cozinhas dicas

Quarto de casal

Nos ambientes mais íntimos a decoração clássica ganha um toque super romântico e é uma ótima pedida. Pense num espaço bem retrô para quarto de casal e até no uso de móveis vintages para acrescentar mais propriedade ao ambiente. O estilo clássico tem uma leve inspiração nos anos 20 com móveis bem trabalhados e com riqueza de detalhes.

Apesar do branco ser a cor mais usada os tons pastéis são os mais indicados para criar um espaço intimista. O romantismo do champanhe para paredes e itens de cama, mesa e banho é uma ótima escolha. Cortinas são um bom complemento e ajudam a compor uma iluminação mais casual.

decoração clássica para quarto de casal

decoração clássica para quartos cores pastéis

decoração clássica para quarto de casal pequeno

Inspire-se nos anos 20 com cores mais modernas para criar um ambiente único e elegante.

decoração clássica para quarto de casal romântica

Romântica e criativa esta decoração clássica

decoração clássica para quartos de casais

 

Quarto de bebê

As cores já classicamente usadas em quarto de bebê combinam bastante com decoração clássica. Este tipo de ambiente também fica ótimo com móveis arredondados e um toque vintage. Opte por elementos para complementar como ursinhos antigos, bonecos não muito modernos e fuja dos eletrônicos ao máximo. Madeira em móveis e decoração de parede são ótimos complementos.

decoracao-classica-em-quarto-com-papel-de-parede

decoracao-classica-em-quarto-de-bebe

decoracao-classica-em-quarto-para-babys

Papel de parede ajuda a tornar o visual ainda mais completo. Fique nos mesmos tons usados em móveis ou ambiente ao redor, mas nunca a mesma cor. É preciso ter uma cor para ser o contraponto no visual. Quarto todo azul (móveis e paredes), por exemplo, não é aconselhável por especialistas.

decoracao-classica-em-quarto-para-criancas

decoracao-classica-em-quarto-para-filhos

 

Escritório

Seja home office ou ambiente de trabalho em local diferenciado, o escritório é um dos locais que mais pode receber decoração clássica. Na verdade é um dos dos decoradores porque contém estilo e glamour com um toque vintage. Dá para usar e abusar de madeira. O ideal é optar por paredes neutras para não prejudicar a concentração. Parede com revestimento branco e tons pastéis são as mais usadas. 

decoração clássica para escritório com madeira

decoração clássica para home office

Use bem as paredes para criar atrativos visuais mas sem chamar a atenção. Uma alternativa elegante é usar estantes ao invés de itens pendurados, assim concentra a sua decoração em um único espaço.

decoração clássica de escritório

decoração clássica vintage

Banheiro e lavabo

Espaço reduzido não é sinônimo de menos capricho na decoração. O banheiro merece uma linda e especial decoração clássica com cores claras para não prejudicar a iluminação de ambientes pequenos. Como são poucos móveis os itens usados podem receber mais requinte de detalhes desde a fechadura até o design.

decoração clássica de banheiro branco

decoração clássica para banheiro moderno

decoração clássica de lavabo

Para apartamento pequeno

Apartamentos pequenos devem ter uma decoração bem planejada para não pecar pelo excesso. Deve-se diminuir a quantidade de itens e aumentar o nível de detalhismo de cada um. ‘Menos em apartamento pequeno é mais’, sempre escolhendo com cautela. Deixe espaço para a circulação. Paredes limpas (poucos itens pendurados) ajudam a melhorar a amplitude do ambiente.

decoração clássica em espaço pequeno

decoração clássica projeto apartamento pequeno

decoração clássica de apartamento com pouco espaço decoração clássica de apartamentos pequenos

decoração clássica com apartamento pequeno

 

E onde mais você poderia aplicar decoração clássica? Em varandas, corredores e até mesmo na decoração de escadas. Foque apenas na unidade visual, lembrando sempre que ambientes que compartilham a área devem ter a mesma tonalidade.

Você pode gostar...