Cozinha Clean: 30 Modelos para Incríveis e Dicas de Decoração

Decoradores modernos estão fortemente inclinados ao estilo clean. Mais limpo, prático e mais espaçoso, é a melhor alternativa para ambientes compactos e funcionais e se encaixa bem no espaço gourmet da casa. Uma cozinha clean torna-se bem mais ampla e é uma ótima solução para ambientes pequenos. É também mais fácil de montar e com muito mais estilo.

Cores para Cozinha Clean

A decoração de cozinha passou por diversas fases. Tivemos o extremamente colorido dos anos 70 com cores vibrantes e muitos azulejos incrementando, o toque mais rústico dos anos 80 ao melhor estilo norte americano e tons bem mais suaves e pastéis nos anos 90 ao melhor estilo dos modelos de programas de TV de culinária. Por enquanto quem está em pauta e deve ficar por um tempo é a cozinha clean, muito mais limpa, clara e funcional e valorizando os detalhes.

O estilo clean que quer dizer “limpo” em inglês é justamente esta limpeza do espaço. Poucos objetos, mais espaços e menos cores para deixar a amplitude do lugar tomar conta. Um ambiente arejado é um dos pontos importantes deste tipo de decoração, que também frisa por itens muito mais bem selecionados e com a menor quantidade de informação possível.

Sabe aquelas paredes com azulejo português ou geladeiras coloridas combinando com móveis com muitas cores? Abandone um pouco o conceito. Menos aqui é mais e quanto menos tons unidos mais bonito será seu ambiente de culinária. E ideias e propostas não vão faltar para inspirar e para ajudar reunimos algumas a seguir.

Branca

Branco sempre foi a cor preferida de decoradores para usar na cozinha porque suscitar a limpeza, um ótimo referencial de focar ao decorar cozinha. Claro, sem limpeza constante o visual não será dos mais agradáveis e infelizmente qualquer pequeno derramamento pode se tornar um desastre completo no visual. Contudo, é charmosa e uma das cores preferidas para usar neste tipo de ambiente de nomes famosos como o decorador Marcelo Rosembaum, um dos mais badalados do Brasil.

 

cozinha clean branca

A principal vantagem de uma cozinha clean branca é não exigir muito dos móveis. Qualquer estilo cai muito bem com a cor, mesmo os móveis quadrados sendo os mais usados quando a proposta é mais moderna. Itens metalizados caem muito bem também.

cozinha clean com móveis brancos

cozinha clean design branco

Vantagens da cozinha clean branca:

  • ajudam a iluminar muito mais o ambiente, em especial com pouca luz externa
  • espaços pequenos ficam visualmente maiores
  • são atemporais. Móveis coloridos saem de moda ao menos a cada dois anos, o branco não.

Preta

Quando os móveis pretos entraram em cena o universo da decoração foi realmente revolucionado. Afinal, decoração tinha que ter cor mas… você cansa rápido. Nossa visão adora tons claros e tende a cansar rápido e pedir mudança quando usamos coloridos. Já com o preto, uma cor atemporal, ela é limpa, ao mesmo tempo neutra e combina com tudo. Um pequeno vaso vermelho já deixa seu balcão com muito mais estilo e completamente diferente.

A preferência dos profissionais da área é combinar com móveis retos, com corte quadrado e itens metalizados. Vidros como cristaleira são um ótimo acréscimo ao ambiente.

cozinha clean com fogão preto

cozinha clean com móveis pretos

cozinha clean preta

As vantagens de móveis de cozinha preto vão muito além da atemporalidade. São algumas:

  •  escondem melhor a sujeira, as manchas de gordura podem demorar um pouco mais a serem removidas
  • cores claras na parede destacam muito mais e melhoram a iluminação.

Bege e amadeirada

São as cores preferidas para quem adora uma neutralidade e não quer sair do uso de cores marcantes. Mas merecem cuidado porque tons de madeira mudam a cada dois anos, saem de moda rápido e pode-se não encontrar itens para combinar daqui há mais ou menos seis meses.

cozinha clean móveis cor de madeira

cozinha clean bege

cozinha clean com móveis marrons

As principais vantagens de usar móveis amadeirados e bege são:

  • criam um ambiente mais intimista com luz amarela
  • são fáceis de combinar
  • funcionam bem em espaços reduzidos

Neutra com toques de cor

Um ambiente moderno precisa ser alegre e funcional e o acréscimo de cores é uma boa forma de conseguir um meio termo entre ambos. Um dos arquitetos contemporâneos que trabalha muito bem com este conceito é Sig Bergamin, que tenta sempre unir o conforto com o lúdico em um mesmo espaço e usar cores fortes mesmo em uma cozinha clean é uma excelente opção.

Mas será que dá para colocar cores fortes e ainda assim navegar pelo clean? A resposta é sim! O uso dos tons mais marcantes não podem dominar, devem vir ou em igual proporção com cores claras ou em menor número, pontuais em alguns itens apenas para fugir da monocromia como nos exemplos abaixo.

cozinha clean com geladeira vernelha

Depois do sucesso da cozinha pin up voltar algumas vezes a cor vermelha é uma das mais usadas na modernidade.

cozinha clean com vermelho

cozinha clean com cor vinho

Cores que você pode usar em uma cozinha estilo clean com cores marcantes: vermelho, azul marinho, lilás, dentre outras. Atente apenas para sempre colocar no máximo três cores, sendo uma forte e as demais claras, em tom pastel.

Projetos e Modelos de Cozinha Clean

Ao convidar um arquiteto ou projetar sozinho uma cozinha é importante focar na adequação da disposição dos móveis de acordo com o espaço disponível. Você pode querer tudo mas nem sempre todos os itens desejados vão ficar confortáveis ou mesmo cabem na área. Para ajudar na escolha temos algumas sugestões modernas e bacanas a seguir.

Com ilha

A ilha é a versão mais moderna de mesa de cozinha, pouco usada não apenas pela redução de espaço das residências de construção moderna mas também porque tem seu charme. Uma mesa central era moda nos anos 90 e todas as casas tinham uma, mas trocar por uma ilha aumenta a possibilidade de usos não apenas para refeições como suporte melhor e mais elegante para usar na culinária. Duas ou mais pessoas em uma cozinha podem preferir usar um espaço mais confortável com uma ilha ao invés de todas irem para o balcão.

cozinha clean modelo com ilha

O ideal é usar o mesmo revestimento dos móveis. Há modelos de alvenaria e como móveis mesmo, cada um com a sua vantagem. Os móveis são mais práticos para mudanças mas a alvenaria é mais charmosa. Apesar de necessitar de um investimento um pouco mais elevado que uma mesa a ilha valoriza o espaço e aumenta o poder de revenda do imóvel. 
cozinha clean projeto com ilha

cozinha clean grande com ilha

cozinha-clean-estilocom-ilha

Luzes brancas em cozinha branca deixam o ambiente muito mais espaçoso, mas atenção para não exagerar na iluminação porque o excesso de claridade também incomoda.

cozinha clean com ilha

cozinha clean com ilha

Com península

Quando se quer uma cozinha mais aberta e com visual mais amplo e mesmo assim um espaço para refeições rápidas a dica é optar por uma penísula, uma leve extensão do balcão. Por ser uma continuação da bancada deve vir da mesma cor, seguir o estilo e pode ser na lateral ou um divisor de espaço entre dois ambientes.

 

cozinha clean projeto com penísula

cozinha clean com penísula branca

como fazer cozinha clean com penísula

Pequena de apartamento

Não existe uma opção melhor que cozinha clean para apartamentos por uma razão simples: espaço reduzido. As residências verticais modernas são mesmo apertadas e quanto mais cores e itens colocar, mais apertado o ambiente vai ficar, tanto no uso como ao visual. Faça o teste e observe cozinhas coloridas e bem marcantes e depois ambientes clean e veja que mesmo sendo maior, alguns espaços parecem reduzidos e incômodos.

Para deixar o ambiente mais amplo opte por móveis e paredes claras, sempre usando a iluminação a seu favor. Uma janela lateral é uma boa pedida mas caso não consiga, luminárias são excelentes para deixar o visual mais amplo. Use bem as paredes com itens suspensos e quanto mais embutido melhor ao guardar os produtos de culinária para deixar o visual mais limpo e amplo.

cozinha clean para apartamento pequeno

O balcão estilo americano é uma ótima escolha para apartamentos tipo flat, sem divisões nos cômodos. projeto de cozinha clean para apartamento

dicas de cozinha clean

fotos de cozinha clean

Com pastilhas

O uso de pastilhas entra em substituição com a revestimentos coloridos dos anos 90 e meados de 2000. São usadas como texturização em uma parede de destaque e não é indicado colocar em mais de uma. Escolha uma parede e particione o espaço, colocando entre o balcão e o armário em cima da pia, em uma parede de destaque mas não em toda ela. Lembre dos complementos de cores dos espaços laterais para não chocar em tons com os demais revestimentos.

A vantagem da pastilha principal é ser de fácil aplicação, com excelente custo benefício. Não é preciso investir muito e o resultado é realmente interessante.

cozinha clean com pastilha

decoração com pastilha cozinha clean

cozinha clean com pastilha preta

como usar pastilha na cozinha clean

decorar com pastilha cozinha clean

Mais ideias para cozinha clean? Deixe seu comentário. Aproveite feirões de móveis de sua cidade, eventos de arquitetura e construção para buscar inspirações para a sua obra também e checar as principais tendências do setor.

Você pode gostar...