50 CORTINAS PARA COZINHA: Fotos e Como Fazer!

As janelas na cozinha são um ponto primordial para permitir a entrada de luz natural e até mesmo como válvula de escape para o cheirinho que sobe no preparo das refeições. No entanto, o recurso que tem suas vantagens, também pode causar alguns transtornos, como a luz direta nos eletrodomésticos e até aquecer demais o ambiente; por isso, o ideal é apostar em um modelo de cortina para cozinha.

Dicas de cortinas para cozinha

  • Comprimento e localização

Ao escolher uma cortina para a cozinha, é imprescindível atentar ao comprimento e localização do item. Se ficar posicionada sobre o fogão, o ideal é apostar em tamanhos mais curtos de modo a evitar qualquer possibilidade de contato com o fogo.

  • Material

A composição do material e estilo do item também merece atenção. Tecidos pesados demais podem deixar o ambiente carregado e até escurecer o espaço. O ideal é materiais leves e de fácil limpeza.

  • Limpeza

Ao optar por uma janela com cortina na cozinha, lembre-se da limpeza e lavagem do item; já que nessa área do lar, há possibilidade do material acumular mais gordura. Por isso, lembre-se de escolher um modelo que facilite a retirada para lavar e que seja fácil de manter.

Modelos de cortinas para cozinhas

Persianas: para cozinhas modernas

cozinha moderna e clean

A porta com espelho amplia o ambiente

No projeto da cozinha moderna, a ideia foi mesclar branco e cinza na decoração. Para controlar a entrada de luminosidade, a cortina prateada mantém a harmonia e é uma ótima aposta para quem quer fugir da tradicional branca.

como usar veneziana de madeira

A opção da abertura na horizontal também pode ter o acabamento em madeira e dar requinte a decor, assim o item pode seguir detalhes da decor, como bancada ou móveis de madeira.

cozinha com ilha

Eletros embutidos nos móveis aproveitam melhor o espaço

Na cozinha com ilha, a modernidade da bancada central se une ao estilo clássico e ao mesmo tempo atual dos armários em madeira. A ideia de manter a mesma cor e usar uma veneziana de madeira cria um visual equilibrado na decor.

geladeira com papel contact

As cores intensas e estampas, pede algo com menos intensidade para controlar a entrada da luz solar. Nesse caso, a aposta pelo acabamento amadeirado foi ideal para manter a harmonia com os armários.

Dica: a limpeza desse modelo de cortina pode ser mais complexo, mas há empresas especializadas que retiram o item e fazem a limpeza.

Mais fotos

cozinha preta e branca

Para a bancada, granito preto

cortina veneziana

parede cozinha com pastilhas

No canto da bancada, um vaso de planta

cozinha pequena moderna

Cortina rolo

cozinha marrom e branca

A fruteira é moderna

Esse projeto é um charme e expressa uma decor atual. O revestimento da parede mistura marrom e bronze e por conta da intensidade dos tons, o restante do ambiente pede tons claros, como é o caso da cortina de rolo branca.

como usar cadeira acrílico

Esse modelo de cortina é um dos mais atuais e apesar de simples é ideal para deixar o ambiente moderno e não acrescentar na decor, de modo a manter o equilíbrio do projeto.

pastilha inox na parede

O piso quadriculado é retrô

            Para quem tem pouco espaço e janela pequena, essa versão é ideal já que pode ser feita sob encomenda, e assim atender as dimensões exatas do ambiente.

cozinha com cortina rolo

O material usado na confecção tem controle médio da luminosidade, deixando a luz entrar mesmo com a cortina totalmente fechada, mas evitando a entrada direta dos raios solares nos eletros.

Mais fotos

cor cozinha moderna

Para a parede, um tom de verde clarinho

decoração com pratos na parede

cozinha com armários planejados

O mármore reveste o chão as bancadas

Cortina de crochê com e sem varão

decoração descolada

Nesse projeto, a ideia foi fazer pequenas toalhas de crochê e uni-lás, de modo a formar uma cortina. O item não foi utilizado sobre a janela toda, e a ideia pode ser usada para fazer um bandô.

modelo de cortina de crochê

A cortina de crochê no varão é bem simples de instalar e uma ótima opção para colocar os dotes com as agulhas em prática. O acessório pode ser feito em diversos modelos de pontos, mas quanto mais aberto o ponto, maior será a incidência de luz.

capa galão de água

A parede de vidro valoriza a vista externa

A ideia foi usar as linhas para fazer o bandô que ganhou até detalhes de uvas, de modo a combinar com a capa do galão de água mineral.

Mais fotos

faixa decorativa cozinha

bandô de crochê

A decoração coloridinha remete ao estilo retrô

cortina de crochê na cozinha

Cortina de renda

cozinha com TV

O material vazado costuma ter baixo controle da luminosidade, mas um forro pode resolver isso. A escolha pela renda é ideal para quem quer deixar a luz entrar e prefere um material mais leve.

granito preto na cozinha

Armários planejados aproveirtam melhor o espaço

A cozinha preta e branca ganhou um varão sobre a janela e a cortina rendada.. A facilidade de retirar o item e a simplicidade para lavar o tecido são ótimas vantagens desse tipo de cortina.

cozinha simples e moderna

A cor do tecido pode variar, e aqui o modelo segue uma tonalidade de bege com estampas da própria peça, o que deixam o acessório mais delicado.

parede de pastilhas

A banqueta aramada é tendência

Na parede, as pastilhas para cozinha fazem o revestimento e tornam-se foco da decor, por isso a escolha de um tecido mais leve como a renda na cortina é ideal para não carregar o projeto.

Mais fotos

cortina de renda

modelos de cortinas para cozinha

cozinha integrada com sala de jantar

O pendente cria um ambiente aconchegante na área da mesa de jantar

pedra para bancada

Cortina de varão

janela em L

A geladeira em inox combina com outros eletros de mesma cor

A janela em L ganhou um varão que segue o mesmo formato, mantendo assim harmonia no design. Assim, o acessório serve de apoio para o tecido leve e franzido que fica sobre o balcão.

cortina simples para cozinha

O varão é uma opção barata e de fácil instalação, de modo a dispensar a contratação de mão-de-obra. Depois é só escolher o modelo da cortina e o tecido, sendo que as opções mais fininhas são mais apropriadas para não deixar o ambiente escuro.

Mais fotos

cortina de varão

Prateleiras de vidro decoram o cantinho do ambiente

cozinhas com cortina

cores armário cozinha

O armário azul é ponto foco da decor

Com patchwork

cortina de patchwork

A aplicação de tecidos na técnica de patchwork é uma opção mais alegre e pode ter estampas para decorar a cozinha.

decoração cozinha simples

            Além de fazer parte da cortina, a decoração também pode se estender para outros itens da cozinha, como puxa saco, capa para galão de água e toalhinha de fogão.

Mais fotos

cortinas de patchwork para cozinha

cortina colorida

O enfeite de flores de madeira decora o beiral da janela

parede de pastilhas

cozinha simples com cortina

 

 

Agora é só escolher o modelo de cortina para cozinha que mais combina com seu ambiente e valorizar ainda mais a decoração.


Você pode gostar...