CORES PARA SALA DE ESTAR e TV: 60 Dicas e Fotos

As cores para sala de estar e TV podem ser determinantes para a decoração, e o uso correto podem valorizar ou até prejudicar a imagem que se pretende passar do ambiente. Para não errar, separamos dicas e ideais que vão te ajudar na hora de escolher os melhores tons para cada ambiente.

Dicas de combinação de cores para sala

  • Monocromático

Para a decoração clean, a ideia é escolher a variação de tons no mesmo âmbito da cor utilizada. Por exemplo, a sala bege pode ter variações de marrom, nude e ocre. Dessa maneira, o visual monocromático vai deixar o ambiente com uma variação suaves das nuances.

dicas combinar cores para sala

A mesa de centro de vidro é neutra na decor

cor monocromática para sala

  • Colorido

Se a ideia é investir em uma sala com toques de cor, a mistura sempre exige cuidados.

As paredes podem sim receber mais de uma coloração, no entanto, se forem tons distintos, o ideal é utilizar duas paredes. Ah, e nada de pintar cada uma das quatro paredes da sala de uma cor, a combinação de duas cores já é bacana e não cansa o olhar.

ideias combinação de cores para sala

O sofá branco suaviza a intensidade da combinação

As variação também pode ficar por conta dos detalhes, como enfeites, almofadas e estofados.

como usar cores para sala

Cores neutras para a sala

cor neutra para sala de tv

O painel de madeira mantém harmonia no ambiente

Para deixar a sala clean e neutra, uma aposta certeira é misturar branco e marrom, sendo que a última cor pode estar no móvel de madeira (caso do painel da TV). A variação entre as duas cores, como o bege também pode estar presente na decoração.

cor neutra para decorar sala

A poltrona amarela dá cor a decor neutra

            Apostar na cartela de cinza também cria um ambiente neutro. Aqui a ideia foi a parede de cimento queimado que foi combinada com móveis e estofado branco.

sala neutra com azul claro

Para uma mistura neutra na sala de estar, a mistura de branco, cinza e azul claro foi ideal. As cores que combinam entre si são delicadas e deixam o campo visual limpo e suave.

ideias de sala bege

Para seguir o estilo clássico, o bege e suas variações são sempre bem-vindos. O tom mais apagado combina com branco e dá toque requintado ao ambiente.

Cores modernas para sala

como combinar cores para sala

O verde das plantas dá mais cor ao lugar

Para dar um estilo mais moderno a sala, use tons vibrantes como azul turquesa em uma das paredes. A mistura outros tons intensos, como alaranjado, pink e verde criam um ambiente jovem.

cor da moda para sala

O turquesa também é muito bem-vindo no estilo clássico para dar toque contemporâneo. Para combinar a cor intensa, invista em estofados e móveis marrons.

sala marsala

A mesa de centro preto é moderna e contrasta com o restante do ambiente

A cor do ano – marsala – retrata modernidade e requinte. O tom com fundo puxado para o vinho deve ser utilizado apenas em uma parede e sala com boa iluminação. A combinação com cinza ameniza a cor, e os detalhes como tapete e almofadas em marsala dão continuidade a decor.

cor cinza na decoração da sala

A iluminação nos nichos deixa o ambiente aconchegante

Apesar de neutro, o cinza tem sua aposta para o lado contemporâneo. A variação entre sua escala, chegando até o chumbo cria um ambiente requintado, mas exige luz para não diminuir o espaço.

Melhores cores para sala pequena

cores para sala pequena

As cores claras são as melhores escolhas quando o ambiente tem espaço restrito.

  1. A sala toda branca é clean, mas para dar um pouquinho de destaque vale usar marrom no tapete e marsala na manta do puff.
  2. Para variar o monocrático do bege, a poltrona roxa dá cor a sala, sem diminuir o espaço.
  3. Mais uma vez o bege está presente na decor, mas dessa vez a combinação é com detalhes azuis.
cor para sala simples

A flor amarela no aparador dá intensidade a decor

Para valorizar o espaço pequeno, use as paredes brancas e detalhes em cinza. O tapete azul combina com as cores e dá intensidade ao ambiente.

sala neutra e verdinha

O estofado mais escuro é elegante e combina com o restante

            Mesmo no ambiente pequeno, a cor pode ser usada; mas nesse caso priorize tons mais suaves; o verdinho das paredes que também se entende para os estofados.

Fotos de salas decoradas conforme a cor

Sala bege

sala bege e branca

O bege na sala é lindo, mas para fugir do ambiente com um só tom, vale apostar na mistura com branco, que deixa o ambiente clássico.

combinação de cores para sala bege

Para decorar a parede os quadros em linha são ideais

As paredes, sofá e móveis seguem o tom, mas se a ideia é dar modernidade ao tradicional, misture cor na decor, como almofadas pink e turquesa e detalhes amarelos.

sala clássica e bege

O verde das plantas destaca-se no ambiente neutro

A sala de estar vai na linha clássica e elegante e apesar da pouca variação nas nuances, isso já dá um efeito diferente. No entanto, para não ficar apenas em um tom, vale colocar plantas verdes para dar um up na decor.

Sala cinza

sala cinza e combinações de cores

O quadro divertido ao fundo é moderno e jovem

Para usar o cinza em sala com estilo jovem, investir na mistura com amarelo é aposta certeira. A combinação é moderna e a pigmentação mais intensa dá luz e jovialidade ao ambiente.

ideias de cores para sala cinza

Para combinar a cor neutra, vale se inspirar na combinação com turquesa, azul marinho e até com toques dourados para um ambiente com mais ousadia e autenticidade.

combinação de cinza e amarelo na sala

O estilo industrial da decor é mantido até na iluminação

O cimento queimado é uma ótima maneira de usar cinza nas paredes (pode ser no chão também). A mistura com preto e amarelo é jovem e com masculina.

Sala branca

sala branca

O ambiente todo branco é elegante, mas pode ficar sem apagado demais. Para evitar isso, mescle a cor neutra com itens marrons, como painel da televisão.

sala branca e preta

            Para uma sala clean e suave a extensão do branco segue nos estofados, mesa de centro, almofadas e paredes. Uma maneira de dar intensidade ao ambiente, sem quebrar o clássico é colocar itens em preto na decor.

combinações de cores para sala branca

As estrelas de mar na mesa de centro são ótimas para decorar casa de praia

O piso branco com os estofados e paredes da mesma cor são monocromáticos, mas um pouco de marrom e turquesa nos detalhes dão sofisticação a sala.

Sala marrom

decoração para sala marrom

Para usar a cor na sala é preciso ter um ambiente com boa iluminação e evitar espaços pequenos.

Aqui o tom mais fechado foi utilizado nos móveis e sofá. E para neutralizar um pouco, as paredes e tapete em bege permanecem entre a variação do tom e criam uma sala em sintonia.

ideias de cores para sala marrom

A sala marrom pode ficar um pouco fechada demais, para isso use itens alaranjados que deixam o ambiente com toque moderno.

Se a ideia é estender o marrom pela parede, utilize revestimento em madeira. No entanto, a tinta também é uma opção, mas evite as nuances muito escuras e invista em iluminação para ampliar a sala.

sala com paredes marrom

A poltrona turquesa quebra o monocrático do ambiente

Gosta do marrom escuro nas paredes? A ideia também está liberada, mas só se espaço for amplo, com muita iluminação e decor menos intensa.

Sala amarela

sala amarela e jovem

A cortina floral é delicada e dá mais cor

            O amarelo das paredes tem um tom puxado para o mostarda e com muita intensidade. A janela permite a entrada de luz natural e isso evita que o cômodo fique muito chamativo.

decoração para sala amarela

Para um visual jovem na sala, escolha apenas uma parede para receber a cor e depois utilize estofados neutros e detalhes em outras cores (vermelho, verde e azul), mas sem exagerar.

sala neutra amarela

As flores em rosa destacam-se no centro de mesa

A cor apesar de vibrante, também permite uma decoração mais suave. Para isso, aposte no amarelo mais clarinho e itens neutros em detalhes e móveis da sala.

ideia de cor para sala amarela

Se você tem medo em arriscar uma cor tão intensa na parede, pode apostar nessa ideia de um móvel amarelo; assim a sala fica moderna.

Sala azul

sala simples azul

Para usar azul e manter a sala neutra, o ideal é apostar em uma nuance com mais suavidade, como o azul bebê em uma parede. A combinação com marrom fica bem legal.

sala azul e marrom

As cortinas ajudam a controlar a entrada de luz natural

A mistura de azul também pode é bacana, mas para não exagerar no visual, os detalhes em prata e cinza, como o papel de parede da sala de estar, são uma maneira de suavizar o tom.

ideias para sala azul

Algumas ideias para usar azul:

  • O turquesa da parede pode ser amenizado com o branco do sofá.
  • Se a ideia é ir de azul marinho, o estofado vermelho ou preto são jovens e fogem do visual monocromático.
sala azul e dourada

Os pendentes em diferentes alturas dão modernidade a sala

Nessa sala o azul é predominante, já que suas variações vão desde a parede, cortina, sofá, almofadas até a mesinha de centro. Para quebrar o azulão, as molduras douradas na parede dão sutileza.

Sala com parede preta

sala com parede preta e decoração colorida

A estante repleta de itens decora a sala

A sala com parede preta é moderna, mas para suavizar o ambiente vale investir em detalhes coloridos até em outra parede com cores intensas.

sala pequena com parede preta

Apesar de ser um ambiente pequeno, a parede preta foi utilizada, mas para não pesar a cortina branca foi ideal.

sala preta e cinza

O papel de parede no teto é inovador

A combinação de preto e cinza na sala é jovem e moderno. No entanto, as cores mais fechadas exigem mais iluminação, então deixe essa ideia para a sala com uma janelona.

sala moderna com parede preta

sala com cimento queimado e parede preta

A cor neutra e escura da parede, nas duas fotos, combina com o cimento queimado e itens em cinza da sala. O branco nos detalhes também ajuda a iluminar a sala.

Sala colorida

sala colorida

As paredes brancas são ideais para um projeto tão cheio de cor, como esse. A mistura inclui azul, verde, amarelo, roxo, e rosa.

ideias para sala colorida

A mesa de vidro permite colocar itens decorativos embaixo

Se a ideia é transformar a sala bege, invista nos enfeites e almofadas com cores para dar cara nova a sala de  TV.

sala com duas paredes coloridas

Usar duas paredes de cores diferentes também é uma possibilidade; mas para isso, lembre-se de que os enfeites devem manter a harmonia entre os tons escolhidos.

sala colorida com parede pink

Essa sala mostra a intensidade da parede pink e as cores dos detalhes, que são suavizados pelo sofá e piso branco.

sala com listras coloridas

As listras horizontais ampliam o ambiente

            E que tal essa ideia de listras coloridas na parede? A variação nos tons tem sintonia e fica alegre para a sala de televisão.

Com tantas dicas e ideias de aplicar cores para sala de estar e TV, não tem mais desculpas para não transformar o ambiente com elegância e bom gosto.


Você pode gostar...