Como decorar um quarto: 40 fotos e dicas para te ajudar!

Como decorar um quarto de modo que ele se torne um ambiente funcional e aconchegante? Esse é um dos cômodos mais queridos de uma residência, e por isso merece total atenção na hora de fazer a decoração. É preciso levar em conta os gostos pessoais, mas também a praticidade e conforto que deve oferecer a quem dorme e acorda nele todos os dias.

Seja de adulto, de jovem ou de criança; de casado ou solteiro, um quarto deve sempre ser tratado como o refúgio principal de uma casa. É nele onde descansamos a maior parte do tempo e deixamos tudo aquilo que vivemos no dia a dia, tanto as coisas boas quanto as que não foram agradáveis.

Para otimizar esse cômodo, selecionamos dicas para que você acerte em cheio na decoração e faça com que ele tenha traços de sua personalidade – ou de quem é dono do quarto -, e que tenha beleza e utilidade. Veja nosso post completo e aproveite as fotos e sugestões!

como decorar um quarto capa

Como decorar um quarto de casal?

Quartos de casal são sempre o maior desafio em termos de decoração e organização de dormitórios. Isso acontece por que são duas pessoas, vindas de diferentes culturas, com diferentes vícios e gostos. E unir isso num ambiente só não é uma tarefa muito simples.

É importante pensar, que esse quarto deve ter tudo aquilo que as duas pessoas precisam para que a rotina seja mais facilitada e que o romantismo seja prevalente. Além disso, não é bacana fazer uma decoração que só um dos dois gosta, o consenso entre eles deve existir para que o resultado seja incrível por completo.

Bom, mas também não pense que é um bicho de 7 cabeças fazer um decor em quarto de casal. Uma conversa entre as duas pessoas já basta para definir o estilo que querem e o que é mais importante ter em um quarto.

Selecionamos dicas de como decorar quartos de casal grandes e pequenos. Dê uma olhadinha:

Grande

Quartos de casal neutro sempre são os que fazem mais sucesso. Prefira tons nude, creme, branco, Fendi, gelo para as paredes. As cores vivas não são tão requisitadas nesse caso.

Os detalhes, como os objetos de decoração e objetos têxteis podem receber cores, porém, siga uma linha consciente para que não fique um resultado tão extravagante. É uma dica para não ferir o gosto de ninguém, o neutro dá sempre a chance de acertar!

A mobília para um quarto maior poderá ter tons escuros, claros ou, se for de gosto dos dois, em colorido, como o azul, verde ou vinho.

como decorar um quarto de casal grande com poltronas

As preferências como música, arte, literatura, entre outras, podem ser levadas em conta na decoração deste tipo de quarto. Por exemplo, se os dois gostam de arte, pode-se pensar em decorar a parede com um belo quadro. De música? Por que não escolher um ou mais artistas para estampar uma das paredes?

Uma dica mais neutra de decoração é colocar uma foto do casal grande em uma moldura bem bonita para colocar na parede atrás da cabeceira da cama.

Os quartos grandes tendem a ter uma sensação de espaço tão ampla, que pode afetar na qualidade do conforto dele. Por isso, vale a pena investir em itens que deixem o ambiente mais aconchegante, como:

como decorar um quarto de casal grande

como decorar um quarto de casal grande p&b

como decorar um quarto de casal grande provençal

Pequeno

Os quartos de casal pequenos são mais difíceis de serem decorador pelo simples motivo de: como fazer caber tudo? É, não será possível colocar tudo o que o casal gostaria em um cômodo com área limitada, mas com alguns artifícios de organização de espaço dá para deixar o ambiente agradável e funcional.

Um dos principais erros é escolher um guarda roupa gigantesco para um quarto de casal pequeno sem antes verificar a real necessidade. Esse móvel pode ser muito útil, mas se for robusto demais toma o espaço para si e visualmente não fica legal.

Além disso, sempre é possível encontrar alternativas ao guarda-roupa e que fiquem dentro do quarto, como as cômodas que funcionam como rack e as caixas organizadoras que podem ser colocadas em baixo da cama ou em prateleiras suspensas. É tudo uma questão de perspectiva, para deixar o ambiente o mais livre possível.

como decorar um quarto de casal pequeno espelho

Quartos pequenos também pedem tons mais claros, tanto nas paredes, quanto nos móveis e itens de decoração. O branco e tons nudes ajudam a expandir o quarto visualmente, deixando-o com maior sensação de espaço. Espelhos também auxiliam nessa missão – já falamos diversas vezes aqui no Doce Obra sobre o poder que os espelhos têm na hora de fazer uma decoração funcional.

Ah! Esses ambientes pequenos costumam ter um a limitação de ventilação também. Por isso é preciso dosar em têxteis muito quentes no verão, como cortinas pesadas, muitas almofadas ou cobertores. Uma sugestão é deixar as janelas abertas durante o dia e passar pano no quarto diariamente.

como decorar um quarto de casal pequeno gaveteiros

Para simplificar, escolha para seu quarto de casal pequeno:

  • uma cama confortável e que seja de um tamanho bom para os dois (às vezes não é preciso uma queen size!);
  • cama com gaveteiro são sempre ótimas opções para quartos pequenos;
  • criados mudos para cada um (que são indispensáveis em qualquer quarto, inclusive);
  • guarda-roupa de um tamanho suficiente para as roupas;
  • cômoda se houver espaço;
  • prateleiras suspensas para colocar objetos de decoração ou caixas funcionais;
  • cores neutras para paredes
  • iluminação com temporizador

como decorar um quarto de casal

como decorar um quarto de casal quadros

como decorar um quarto de casal pequeno

como decorar um quarto de casal P&B

Como decorar um quarto de solteiro feminino?

Quartos de meninas adolescentes ou mulheres adultas solteiras são mais simples de decorar do quartos de casal. Geralmente é seguida uma linha mais romântica e feminina, sempre levando em consideração as predileções da dona do quarto.

Entre a adolescência e a fase adulta já há uma maior tendência para gostos, e por isso mais mais fácil escolher o tema para decorar esse cômodo. As cores devem ser escolhidas de acordo com o que se gosta, e não há uma que não é indicada. A combinação de tons é variada e vale a pena ver exemplos antes de bater o martelo.

como decorar um quarto femininos

Se houver bastante espaço, pode apostar em um guarda-roupa, uma escrivaninha, criado mudo, penteadeira, além da cama, claro. Uma cômoda pode ser utilizada se for o caso, se não, prefira uma sapateira. Se o orçamento para o projeto for suficiente, pense em criar um pequeno closet para que suas roupas e acessórios fiquem mais organizados.

Para quartos femininos pequenos, a dica é a de sempre, use e abuse de espelhos – na porta do guarda-roupa, inclusive -, das cores claras e detalhes que sejam leves e fluidos. Filtros dos sonhos e outros objetos de pendurar ficam bem graciosos em quartos assim.

Agora veja dicas de fotos e legendas comentadas sobre quartos feminino grandes e pequenos!

Grande
como decorar um quarto feminino grande poltrona

como decorar um quarto feminino grande

como decorar um quarto feminino pequeno

como decorar um quarto feminino tons vivos

Pequeno

como decorar um quarto feminino arejado

como decorar um quarto feminino cabeceira

como decorar um quarto femininos escrivaninha

como decorar um quarto feminino

como decorar um quarto feminino pequeno livros

como decorar um quarto feminino estante

Como decorar um quarto de solteiro masculino?

Adolescentes e homens solteiros tendem a não ligar muito para uma decoração de quarto. Mas é sempre bacana estar em um cômodo agradável e funcional, onde há tudo o que você gosta nele. Então, mesmo não dando bola, eles ficarão satisfeitos em ter um quarto decorado com dedicação.

É legal unir aquilo que eles gostam ao que eles precisam – assim como qualquer quarto. Ter artefatos da tecnologia atual sempre fazem muito sucesso entre meninos e homens, por isso não hesite em colocar um televisor, vídeo game, aparelho de som e computador nesse espaço. De fato, esse será o refúgio ideal.

Além disso, pense em como você vai acomodar tudo isso. Nichos e prateleiras suspensas são as melhores pedidas, pois deixam o chão livre e não ocupam tanto espaço. as TV’s devem ser colocadas na parede também, mas para isso não é preciso painel, como nas salas. Caixas organizadoras podem ajudar a guardar os games e DVD’s.

como decorar um quarto masculino dicas

Rapazes costumam ter menos roupas que meninas (isso não é regra, mas é um costume muito visto), por isso pense um pouco antes de comprar um mega guardar-roupas. Às vezes, investir em uma arara ou estante pode atrair mais, pela funcionalidade e ar despojado.

No caso de haver instrumentos musicais, prefira pendurar esses itens na parede. É mais seguro e elegante. Para os esportistas, separe um canto para guardar o que ele usa, como bolas, tacos, capacetes, skates ou patins; um grande cesto pode comportar esses itens.

Veja as fotos e dicas nas legendas que temos para quartos masculinos grandes e pequenos:

Grande

como decorar um quarto masculino games

como decorar um quarto masculino prancha

como decorar um quarto masculino puffs

como decorar um quarto masculino

Pequeno

como decorar um quarto masculino cd e dvd

como decorar um quarto masculino escrivaninha

como decorar um quarto masculino futebol

como decorar um quarto masculino gostos

como decorar um quarto masculino pequeno

como decorar um quarto masculino violão

Como decorar um quarto infantil?

Criança em casa é sinônimo de que? De bagunça! Rs. Essa frase resume nossa necessidade de decorar um quarto infantil de forma que seja mais fácil de organizá-lo todos os dias. É o desafio que temos em colocar em prática aquilo que o filho gosta e quer, daquilo que é útil para as mamães ou para quem arruma o cômodo.

Se a criança em questão ainda é bebê, vale a pena se assegurar de um bom bercinho, que seja durável por pelo menos dois anos, um guarda roupa e uma cômoda. Para você se acomodar para amamentar, uma poltrona confortável. Bom, esses são os mobiliários básicos para um quartinho de bebê. Como ele ainda não poderá expressar os gostos por cores e temas, você pode escolher de acordo com seus anseios de mãe ou responsável 🙂 Variadas cores podem ser misturadas, mas nada impede de fazer um quarto neutro.

como decorar um quarto infantil filhos

Se a criança for mais crescidinha, com mais de dois anos, já poderá fazer parte desse processo de decoração! Chame-a para participar, escolhendo as cores e definindo o que ela precisa em seu quarto. Claro que precisará de um bom senso materno para dar a palavra final.

como decorar um quarto organização

O importante é, se tiver espaço, dispor dos brinquedos prediletos da criança, uma TV para ver filmes no DVD, e prateleiras para guardar esses itens, em caixas organizadoras, de preferência. Não se esqueça da importância de ter livros indicados para a idade da criança também, deixe-os à mãe dela para quando quiser pegar para ler.

Veja inspirações incríveis que separamos para você decorar quartos infantis:

como decorar um quarto crianças

como decorar um quarto infantil bebê

como decorar um quarto infantil brinquedos

como decorar um quarto infantil crianças

como decorar um quarto infantil feminino

como decorar um quarto infantil lúdico

como decorar um quarto infantil

como decorar um quarto nichos

Gostou de conhecer como decorar um quarto dos mais variados estilos? Utilize as dicas e inspirações para criar ambientes incríveis em sua casa!

Você pode gostar...