Centro de Mesa de Crochê: 60 Modelos, gráficos e receitas!

Os detalhes fazem total diferença na decoração da casa, e se você gosta de trabalhos manuais, uma aposta perfeita para a decor é o centro de mesa de crochê.

A toalhinha de mesa que decora apenas parte da superfície é um charme, e uma ótima maneira para trazer um toque do trabalho manual para a decoração do lar.

E como o assunto é centro de mesa de crochê, no post você vai ver ideias de como usar, modelos e até passo a passo de como fazer a toalhinha. Ah, e além de usar na decor, você ainda pode aproveitar as habilidades com agulhas de crochê para fazer diversos modelos e ganhar uma renda extra vendendo seus trabalhos de crochê.

Modelos

Modelo vermelho à esquerda: acesse para comprar. Modelo branco à direita: acesse para comprar.

 

Modelos de centro de mesa de crochê

Redondo simples

Modelo redondo simples

O barbante cru deixa a peça neutra

Link para comprar: modelo redondo simples

            Se você quer um modelo que seja coringa para a decoração, essa versão redonda e com pontos simples é ideal. O modelo redondo combina tanto com mesas quadradas, como redondas, e a cor do barbante cru funciona nas diferentes composições do ambiente. Além de ser coringa para a decor, este modelo ainda é uma inspiração mais fácil de reproduzir.

Barbante colorido

A peça é um mix de pontos abertos e fechados

            Ainda na versão redonda, mas com um charme a mais, nesse centro de mesa de crochê a ideia foi de usar barbante com um mix de cores suaves. Esse colorido do barbante valorizou a peça e deu um toque de cor na decoração.

 

Mais fotos

Redondo e branco

Os pontos fechados no centro formam o desenho de uma flor

Onde comprar: site Elo7

Modelos redondos

 

Quadrado

Quadrado com flores

Nas bordas, barrado verde

As versões quadradas também são uma possibilidade para o centro de mesa. O formato costuma ser mais fácil para os iniciantes, e há diferentes modelos e possibilidades para fazer peças lindas e únicas. Este modelo é um mix de cores, e ainda tem os detalhes das flores que o decoram, o que deixa a peça delicada e em destaque para ser usada como ponto principal da decoração da mesa.

 

Mais fotos

Quadrado e simples

O detalhe alaranjado dá mais destaque à peça

Modelos quadrados

Comprido

Sala de jantar decorada

As cadeiras amarelas deixam a sala de jantar moderna

Além dos modelos menores, outra opção para decorar a mesa são as versões compridas e que até lembram os caminhos de mesa de crochê. Neste modelo a toalha retangular se estende pela mesa, e a combinação de cores deixa a decoração alegre.

Modelo retangular

As cadeiras com revestimento bege são neutras

A inspiração para o centro de mesa retangular é este modelo. Aqui a combinação de cores foi de vermelho e branco, e essa combinação deu destaque para a mesa de vidro .

 Mais fotos

Comprido com flores

As flores deixam a peça delicada

Modelos compridos

Estrela

Barbante branco

Só pelo visual do centro de mesa de crochê já dá para imaginar que o nome estrela se refere às peças com pontas, como se fossem estrelas mesmo. Além do nome que é bastante sugestivo, esse tipo de peça tem um apelo estético pelas pontas diferenciadas, e nem precisa muito para a peça ser o ponto de destaque da mesa, como é o caso deste modelo. Aqui o barbante branco é predominante por toda a peça e os pontos seguem um mix entre abertos e fechados.

 

Mais fotos 

Estrela com duas cores

As bordas em rosa são delicadas

Formato estrela e redondo

A peça artesanal foi usada na mesa de vidro redonda

Crochê filé

Modelo branco ponto filé

A mesa de vidro tem as bordas em madeira

Link para comprar: modelo de ponto filé

            O ponto filé é sem dúvida uma inspiração para quem quer peças mais delicadas e com desenhos, como é o caso deste modelo. O centro de mesa aqui é um modelo branco e mais comprido e que no mix de pontos abertos e fechados cria desenhos lindos. Esse tipo de ponto além de delicado, permite sair das formas tradicionais do crochê, e os desenhos que são formados ao longo da peça podem determinar o seu formato.

 

Mais fotos

 Crochê filé

Crochê filé rosa

O rosa claro do barbante é delicado e suave

 

Ponto abacaxi

ponto abacaxi

Onde comprar: acesse esse link 

            O ponto abacaxi é aquele tipo de ponto que funciona muito bem para diferentes estilos de peças, e neste caso a escolha foi por fazer o ponto no centro da peça e um barrado branco nas laterais para dar acabamento ao centro de mesa de crochê.

arranjo de flores

Para comprar: acesse aqui

            Neste modelo de centro de mesa, a aposta foi por fazer o ponto abacaxi em tamanhos menores e como barrado. O resultado ficou delicado e super charmoso!

 

Mais fotos

decoração mesa

redondo com ponto abacaxi

Em espiral e DNA

Espiral com flores

Se a ideia é fugir dos formatos tradicionais, essa inspiração é ideal. Aqui o formato espiral foi feito através das flores que unem as peças redondas e criam um modelo diferente para o centro de mesa. A aposta pelo barbante de cor cru no centro e flores coloridas foi ideal para equilibrar o visual e deixar a peça linda!

 

Mais fotos

Modelo leque

No centro da mesa, decoração com um arranjo

Formato DNA

O degradê de cores valoriza a peça

Com flores

Redondo com flores coloridas

As flores de crochê são a aposta perfeita para quem quer dar um toque delicado e cheio de estilo na peça artesanal. Uma maneira de adicionar as flores ao centro de mesa é esse modelo. Aqui a peça é composta por uma base redonda de barbante cru e pontos fechados, e as flores foram adicionadas na borda, dando acabamento e destaque para a peça.

 

Mais fotos

Modelo retangular com flores

O barbante azul é predominante nesta peça – Compre clicando aqui!

 

Ponto abacaxi e flores

As folhas verdes complementam a decoração

Modelos com flores de crochê

 

 

Com beija flor

Ponto abacaxi e com beija-flor

A combinação de azul e roxo é harmônica

 

Acesse aqui para comprar 

            Para quem adora os modelos que formam desenhos, uma inspiração é esta peça. Aqui o ponto abacaxi forma as extremidades, e o estilo espiral ainda foi decorado com beija-flor e flores. A composição das cores é agradável, e o desenho que a peça forma já dispensa qualquer outro detalhe para decorar a mesa.

 

Mais fotos 

Espiral com beija-flor

A peça foi feita em um mix de rosa e branco

Modelo com beija-flor

Com cisne

Modelo com cisnes

            Para as mais habilidosas, o crochê pode ir além de formar o centro de mesa e formar cines que saem a partir da toalha. Essa peça foi feita com pontos abertos e em cada uma das pontas que se estende, um cisne decora a peça.

Cisne em crochê filé

O vasinho com planta decora o centro da mesa

Outra inspiração com cisne decorando o centro de mesa de crochê é este modelo. Aqui a técnica usada foi do crochê filé, e o desenho formado não se sobressai do centro de mesa.

Colorido e com cisnes

 

De coruja

Decoração mesa

As flores artificiais decoram a mesa

A decoração com corujas está em alta, e se você quer levar a ave até mesmo para a decor da mesa de jantar, uma inspiração é este modelo. Aqui a peça foi feita ao estilo espiral e para a composição das corujas, a estratégia foi de usar o ponto abacaxi para formar o corpinho da ave. A escolha das cores é um mix de branco, vermelho e preto, o que aumenta o destaque do centro de mesa.

 

Mais fotos

Centro de mesa de coruja

As cores alegres compõem a peça

Compre aqui 

Espiral de coruja

 

Girassol

Centro redondo com girassol

O barbante cru mantém o destaque para o girassol

            Além das flores de crochê que são tradicionais, outra aposta para o centro de mesa são os girassóis. A flor que pode ser feita de crochê foge do comum, e é linda para quem quer dar um toque de amarelo na decoração. Neste caso, a flor foi feita no centro da peça, e o amarelo que foi usado nas pétalas se repete nas bordas da toalhinha.

 

Mais fotos

Modelo com girassol

Modelo retangular com girassol

Vasinhos com plantas artificiais decoram a mesa

Margaridas

Redondo com flor no centro

O barbante amarelo completa a peça com a flor no meio

Outra inspiração de flor de crochê são as margaridas. A composição de miolo amarelo e pétalas brancas deixa a peça delicada. Neste modelo a aposta foi por criar flores grandes e depois uni-las como se fosse um caminho de mesa.

 

Mais fotos

Caminho de mesa margarida

Redondo com margaridas

O detalhe verde destaca a peça

Natalino

Decoração de natal

No centro da mesa, vasinho com suculenta

Acesse aqui para comprar 

            Quando vai se aproximando do natal é comum a vontade de incluir um pouquinho da decoração natalina na casa. E uma maneira de decorar a mesa é com este modelo de centro de mesa de crochê. A peça foi composta por verde e vermelho e o ponto estilo correntinha forma árvores de natal que dão forma à peça.

 

Mais fotos

Modelo natalino

A mesa com pé palito segue o estilo retrô

Redondo e natalino

Como fazer centro de mesa de crochê – Gráfico e Receita 

Se depois de todas as inspirações você já quer colocar as ideias de centro de mesa de crochê em prática, separamos gráficos, receitas e tutoriais em vídeos para te ajudar.

Gráfico passo a passo

Gráfico e receita

 

Como fazer com gráfico

Gostou das ideias e tutoriais de centro de mesa de crochê? Agora é só aproveitar as dicas para decorar a mesa com o trabalho artesanal.

Você pode gostar...