Capa para Cadeiras e Poltronas: Dicas, 44 Modelos Excepcionais!

Capa para cadeiras e poltronas é uma opção simples para decorar a sala de jantar, a cozinha, o quarto ou a sala de estar. Do mesmo modo, esse item é escolhido para ornamentar assentos de festas, como casamentos, batizados e aniversários infantis ou adultos. Outro motivo para colocar capas em cadeiras é para evitar machucados nos móveis ou sujeiras nos estofados originais.

Quer conhecer diferentes modelos de capa para cadeiras e poltronas? Está no lugar certo. Nesse post preparamos várias dicas e fotos para você se inspirar e tentar fazer em casa ou procurar em lojas especializadas. Confira!

capa-para-cadeiras-e-poltronas-estilos

Modelos de Capas para Cadeiras e Poltronas de Casa

Com babado

Babados são femininos e delicados. Se é esse o estilo que quer garantir para suas cadeiras, escolha sem medo. Há inúmeros modelos para escolher e também costurar, mas os mais requisitados são aqueles com estampas florais e em cores neutras.

Uma ideia é você combinar a capa das cadeiras ou poltronas com a toalha de mesa, que pode ser costurada com o mesmo tecido. Só veja se o estilo escolhido não tornará seu ambiente muito “over”, ou seja, se não resultará em algo exagerado. Pois assim, sua decoração será bem mais difícil de ser concluída.

Os babados surgem melhor em tecidos fluidos, como cetim e algodão leve. Mas qualquer outro pode ser escolhido para fazer esses detalhes. Veja nossas dicas para você conhecer:

capa-para-cadeiras-e-poltronas-babados

capa-para-cadeiras-e-poltronas-com-babadinhos

capa-para-cadeiras-e-poltronas-com-babados

Com fuxico

Você sabe o que são fuxicos? É um tipo de artesanato que já existe há cerca de 150 anos, que aproveita sobras de tecido, costurando-as de forma que fiquem em forma de “trouxinhas”. O nome fuxico surgiu por conta das mulheres que faziam essa técnica no interior do Nordeste brasileiro, as quais se reuniam para costuram e aproveitavam para fazer fofocas e contar as novidades da cidade.

Bom, essa arte é super valorizada e pode ser uma dica também para ganhar dinheiro. O resultado também é bem delicado e, como, todo trabalho manual, exclusivo. Sendo assim, se você quer investir em uma decoração única, experimente as capas para cadeiras e poltronas de fuxico.

Dê uma olhadinha em como ficam divertidas:

capa-para-cadeiras-e-poltronas-com-fuxicos

capa-para-cadeiras-e-poltronas-fuxicos

Os pompons também tem uma característica semelhante aos fuxicos. Sua confecção é feita com lãs coloridas, que são enroladas em um pequeno molde de papelão ou plástico. No fim, você deverá costurar um pompom a outro para conseguir uma capa linda e criativa como essa abaixo:

capa-para-cadeiras-e-poltronas-fuxico

 

Florida

Flores nunca são demais em qualquer estação e em qualquer tipo de decoração. Talvez seja uma das estampas – depois das geométricas – mais versáteis do mundo do decor, combina com tudo e dão um ar de frescor ao ambiente. Deve ser por isso que conseguimos encontrar inúmeros tecidos floridos nas lojas especializadas.

Você vai encontrar estampas flores com o fundo de várias cores, conseguindo arrematar o estilo que preferir. Veja o que acha de nossas sugestões:

capa-para-cadeiras-e-poltronas-florais

capa-para-cadeiras-e-poltronas-floral

capa-para-cadeiras-e-poltronas-flores

capa-para-cadeiras-e-poltronas-florida

De crochê e barbante

Crochê é outra técnica antiga que predomina entre a decoração artesanal. Nunca sai de moda e sempre gera um resultado incrível. Contudo, as capas de crochê – que podem ser feitos com barbante branco – ficam melhor em um ambiente feminino, rústico ou provençal. O crochê pode ser feito com linha fina também, conferindo um estilo bem mais delicado.

Há diferentes pontos cruz que podem ser escolhidos para uma capa para cadeiras e poltronas, se você mesma for fazer, existem várias ideias para seguir. Se for pedir para alguém fazer, é ideal que mostre algum modelo para base.

Confira os modelos que encontramos para te inspirar:

capa-para-cadeiras-e-poltronas-croche-branco

capa-para-cadeiras-e-poltronas-de-barbante

capa-para-cadeiras-e-poltronas-de-croche

capa-para-cadeiras-e-poltronas-em-croche

De renda

Para decorar com o estilo provençal, não deixe de apostar na renda. As capas com esse tecido fino cativam qualquer um e deixam a decoração muito mais linda. Há modelos que são feitos somente com a renda e outros onde ela é utilizada para complementar outros tecidos, para deixar mais charmoso.

Quando só a renda é utilizada em toda a capa, é preciso ter bastante cuidado, pois é o tecido mais delicado que há. Qualquer repuxe pode danificar o material. Por isso, esse tipo é preferível em festas e ocasiões especiais.

Olhe quanta coisa linda:

capa-para-cadeiras-e-poltronas-com-renda

capa-para-cadeiras-e-poltronas-de-renda-azul

capa-para-cadeiras-e-poltronas-de-renda-e-estampa

capa-para-cadeiras-e-poltronas-de-renda

Em patchwork

Patchwork também deixa sua capa para cadeira maravilhosa! A técnica de costurar retalhos diferentes ganhou o gosto de muitas pessoas e já está presente na decoração há muitos anos. O resultado, claro, é bem artesanal e exclusivo, e se você tem noções de costura consegue fazer com um passo a passo simples.

Se você quer dar um toque jovial e colorido ao seu conjunto de cadeiras da sala de jantar, à do computador ou a uma poltrona, recorra a uma capa de patchwork, pois não terá erro!

Veja como são lindas:

capa-para-cadeiras-e-poltronas-co-patchwork

capa-para-cadeiras-e-poltronas-com-patchwork

capa-para-cadeiras-e-poltronas-de-patchwork

Para o Natal

Receber familiares e amigos para comemorar a chegada do Natal é de praxe. Enfeitamos a casa com luzes, árvore de Natal, pinhas, frutas, velas e outros objetos decorativos. Uma dica bacana é também cobrir as cadeiras e criar uma temática com elas.

Elas não precisam necessariamente combinar com a toalha, quanto ao tema, digo. Mas é importante que siga, pelo menos, alguma das cores contidas nela. Falando em cores, as mais requisitadas durante o Natal são o vermelho, o verde e o dourado. Brinque com esses tons e crie verdadeiros “personagens” para o conjunto de cadeiras. Seus convidados vão adorar!

capa-para-cadeiras-e-poltronas-de-natal-simples

capa-para-cadeiras-e-poltronas-de-natal

capa-para-cadeiras-e-poltronas-natal

capa-para-cadeiras-e-poltronas-para-o-natal

Modelos de Capas para Cadeiras de Festa

Quando estamos preparando uma festa nos preocupamos em oferecer o visual mais agradável possível. Os convidados se sentem muito bem recebidos quando o ambiente é organizado com maestria, além de ser decorado com bastante percepção e cuidado. Por isso, cada detalhe é importante.

Geralmente, escolhe-se cadeiras de plástico e brancas para acomodar os convidados de uma comemoração. Por isso, vemos a necessidade de cobri-las com alguma cor para dar mais vida e graça à decoração da festa.

capa-para-cadeiras-e-poltronas-patchwork

Pode ser também, no caso de casamentos ou bodas, por exemplo, que as cadeiras sejam de madeira crua ou de madeira laqueada em branco – são hipóteses… nesse sentido, buscamos dar uma nova cara a esses móveis para ficar com mais classe e sofisticação.

Selecionamos os materiais e modelos mais escolhidos para fazer capas para cadeiras em dias de festa.

Em tecido

Qualquer tecido pode ser utilizado para funcionar como capa de cadeiras. Eles podem ser entrelaçados, o que geralmente é feito em caso de festas de casamento. Ou também, no modo mais convencional, o tecido é costurado de forma que se adeque à cadeira ou poltrona em questão.

Jantares especiais, por exemplo, podemos optar por poltronas à mesa. Com capas em tecido branco o ambiente fica pronto para a noite, muito mais elegante e com ar de profissional.

Já para festas de debutantes ou de aniversário adulto tecidos coloridos ou em tons escuros podem ser utilizados para conferir uma modificação na decoração.

capa-para-cadeiras-e-poltronas-festas

capa-para-cadeiras-e-poltronas-tecido-colorido

capa-para-cadeiras-e-poltronas-tecidos

Em TNT

O TNT – Tecido Não Tecido – é produzido a partir de fibras desorientadas, que são aglomeradas e fixadas, sem passar por processos têxteis tradicionais, como a fiação ou de tecelagem. O resultado é uma folha de “tecido” bem fino e maleável, o que garante seu perfil bem econômico. Sendo assim, é muito utilizado em decoração de festas, até por que oferece uma vasta variedade de cores.

Por ser muito fácil de ser trabalhado manualmente, não precisam ser costurados. Dá para somente colar com cola branca comum (nunca cola quente, pois pode furar) ou grampear para adquirir o formato que quiser. Além disso, é possível customizar o TNT com glitter, cola relevo, guache, lápis de cor, giz de cera, enfim, o que a imaginação permitir.

Veja as nossas dicas de capas feitas com TNT:

capa-para-cadeiras-e-poltronas-com-tnt

capa-para-cadeiras-e-poltronas-de-tnt

capa-para-cadeiras-e-poltronas-tnt

Para festa infantil

A decoração de festas infantis talvez seja a mais temática de todas. A partir dela que definimos o que terá na decoração e como deveremos customizar os acessórios, incluindo as capas para cadeiras. Geralmente usa-se somente um modelo para todas as cadeiras da festa, mas se for o desejo, pode se escolher dois ou mais tipos, para variar.

Além do TNT, o feltro também é mais barato e muito usado para decoração de festas. Ele pode ser costurado, mas é preferível fazer isso à mão. Para criar personagens do tema escolhido para a comemoração, o EVA é o mais utilizado, ele pode ser colado ou costurado manualmente também.

Quer se inspirar com capas para festas infantis? Veja:

capa-para-cadeiras-e-poltronas-coelho

capa-para-cadeiras-e-poltronas-criancas

capa-para-cadeiras-e-poltronas-palhaco

capa-para-cadeiras-e-poltronas-reis

capa-para-cadeiras-e-poltronas-infantil

Para casamento chique

Os casamentos precisam de capa para cadeiras e poltronas, pois é um sinal de cuidado e sofisticação. É interessante escolher um tecido requintado e fino para essa decoração, como seda, cetim, chiffon ou renda. Eles são fluidos e alguns, chegam a ser brilhantes.

Como é uma festa bem sofisticada, detalhes bonitos são sempre bem vindos. Use apliques em pedrarias ou flores, artificiais ou naturais, eles darão um toque chique às capas. Inspire-se com modelos lindos:

capa-para-cadeiras-e-poltronas-casamento-chique

capa-para-cadeiras-e-poltronas-casamento

capa-para-cadeiras-e-poltronas-para-casamento


Capa para cadeiras e poltronas é uma ótima alternativa de decoração simples e bonita. Não deixe de fazer sua própria capa e conte para a gente como ficou!

Você pode gostar...