60 Tipos Banquetas para Cozinha – Americana, Bar e Mais!

Escolher um modelo entre as variadas opções de banquetas para cozinha não é uma tarefa simples, mas com uma ajudinha isso pode ficar mais fácil. Então, se você tem um balcão que está precisando de assentos, é só ficar de olhos nas dicas e modelos disponíveis para encontrar a opção perfeita para o seu projeto.

Dicas para escolher o modelo certo

  • Altura: antes de sair às compras para adquirir banquetas para cozinha ou para o bar, é preciso verificar a altura do balcão em que o item vai ficar, e assim procurar uma medida que seja adequada para deixar o assento confortável. Para deixar isso mais fácil, é só seguir a tabelinha bem simples que indica quais as medidas ideais.

altura balcão e banqueta

  • Harmonia com o ambiente: depois de anotar as medidas do balcão e a medida média que sua banqueta precisa ter, é hora de considerar o estilo decorativo do ambiente. Neste caso, o ideal é que o assento fique em harmonia com a cozinha e também a sala, caso os ambientes sejam integrados.
  • Funcionalidade: se as banquetas para cozinha tem apenas função de um assento simples e para reunir os amigos enquanto você cozinha, o modelo pode ser mais simples, mas se a ideia é compor os assentos para um balcão onde serão feitas as refeições é ideal que o modelo escolhido seja confortável e tenha encosto para acomodar melhor o corpo.
  • Com ajuste: as versões com ajuste ABS são as queridinhas do mercado, e não é para menos; já que essa opção ajuda muito, já que permitem regular a altura com facilidade, e isso traz maior conforto para a pessoa que vai se sentar e permite ajustar de acordo com a altura do balcão.
  • Espaço pequeno: se você tem um espaço restrito, a melhor opção são os modelos sem encosto, que dão impressão de serem mais clean e ainda podem ser acomodadas embaixo da bancada quando não estiverem em uso.

 

Modelos de banquetas para cozinha americana/ bar

Estofadas

            Os modelos estofados costumam ser muito confortáveis e por isso são indicados para quem está em busca de banquetas para cozinha que possam fazer parte de um balcão de refeições.

 

Em couro

banqueta de couro

O revestimento em couro é uma opção clássica e ótima para combinar com diferentes estilos de decoração. E isso acontece porque a banqueta pode ter design bem diferenciado, passando entre os modelos com encosto ou sem, com estrutura de ferro ou madeira; e ainda pode variar na cor do couro.

            A vantagem deste tipo de material é a facilidade de limpar, mas em contrapartida, o uso constante do assento pode desgastar o tecido, que ao longo do tempo vai ficando com características mais velhas e deixando a peça sem graça.

 

Tecido

assento de tecido

Se você gosta dos modelos estofados, mas quer uma outra opção além do couro, há uma infinidade de materiais que podem ser usados, como:

  • Sarja
  • Suede
  • Algodão
  • Entre outros

 

E a vantagem de ter essa ampla gama de tecidos que podem ser utilizados como revestimento é que isso resulta em uma variedade enorme de cores, texturas e estampas que podem compor os assentos e combinar a decoração da cozinha. E como nem tudo é tão simples, o tecido também tem sua desvantagem, já que tende a ser mais difícil de limpar caso caia algum alimento ou bebida.

 

Metal

            As banquetas para cozinha de metal tendem a seguir o estilo da decoração industrial, e trazerem ao ambiente um pouquinho do ambiente das antigas fábricas e galpões.

banqueta de metal

A peça além de ter um design super charmoso e ser ótima para compor o ambiente e fazer um mix decorativo, ainda é ideal por suportar mais peso e ser fácil de limpar. Outra vantagem é variedade de acabamentos e cores que este item pode ser encontrado, já que o material pode ganhar uma camada de tinta e ser um ponto de cor para a decoração da cozinha.

banqueta aramada

A bancada cinza é moderna

Agora se você segue a linha contemporânea de decoração, uma aposta é o modelo aramado que é uma tendência linda e confortável, já que tem encosto.

 

Acrílico

Se o seu projeto é de uma cozinha moderna, inclua entre as opções as banquetas para cozinha de acrílico.

O material plástico é bem conhecido por sua transparência e funciona muito bem em ambientes pequenos, mas também há as opções coloridas, que são capazes de adicionar cor ao ambiente, mas com menor intensidade.

banqueta acrílico

Entre os modelos disponíveis no mercado, há uma variedade bem grande que pode incluir versões com encosto, tipo banco, tipo caixote, entre outros. E assim, é ainda mais fácil de encontrar a versão que mais combina com o seu projeto e ambiente.

 

Plástica

As versões de plásticos são bem conhecidas entre os modelos de banquetas para cozinha, já que costumam ter preço acessível e uma variedade grande de estilos.

banqueta abs

O modelo mais comum entre esse tipo de material são as banquetas de plástico colorido com ABS, que permite regular a altura e tem um design moderno. Este modelo ainda costuma ter um pequeno encosto, o que torna a peça bem confortável. A facilidade de limpeza e durabilidade são as principais características deste modelo de banqueta.

modelo moderno

O balcão de cimento queimado contrasta com o piso de madeira

E apesar do modelo anterior ser bem conhecido, as versões em plástico podem variar bastante e terem design mais contemporâneo, como este modelo vazado.

bancada vermelha

Prateleiras na bancada formam um pequeno barzinho

A banqueta estilo massonet é uma velha conhecida de décadas passadas, mas como na moda, a decoração também tem seu vai e volta; e eis que esse banquinho de plástico voltou novamente para os projetos de decoração, e é ideal para quem busca uma opção leve e baixa para balcões mais baixos.

 

Madeira

            E não tem modelo mais clássico que as versões de banquetas em madeira. O modelo costuma ser mais pesado e tem uma variedade imensa de modelos.

modelo de madeira

Entre as opções tradicionais, há os modelos que lembram os banquinhos de madeira com assento redondo e típico de barzinhos. Mas também há outras opções que podem variar com ou sem encosto e com design moderno.

varanda gourmet

Na parede, faixa de ladrilho hidráulico

E se a ideia é apostar na decoração rústica ou apenas em elementos que remetam a este estilo, há os modelos com madeira de demolição, que dão um estilo desgastado à peça.

banqueta pintada diy

Outra possibilidade entre as opções de banquetas para cozinha são as versões coloridas de madeira, que podem ser um design já vindo da loja ou até mesmo um projeto DIY para transformar a peça tradicional e dar um toque moderninho e exclusivo ao item.

 

Fotos de cozinhas decoradas com banquetas

Se você ainda tem dúvidas de como usar as banquetas na decoração da cozinha e na composição dos ambientes, separamos uma seleção de fotos para ficar de inspiração.

cozinha moderna preta

Na parede, revestimento de pastilha preta

cozinha com ilha

A parede com revestimento que imita madeira compõe o espaço

cozinha americana

Sobre a bancada, pendentes metálicos

banqueta baixa

banqueta couro moderna

No chão, piso de madeira

cozinha moderna decorada

Na parede, revestimento de mármore

cozinha planejada

A coifa com formato redondo é moderna

cozinha com bancada central

Pendentes coloridos dão cor a cozinha

decoração moderna

Na parede, azulejo tipo metrô

parede de tijolo a vista aparente

A parede de tijolo a vista dá um toque rústico ao ambiente

armários de madeira decoração industrial

armário colorido

O armário turquesa dá um toque de cor ao espaço

bancada de granito

Para a bancada, a escolha foi pelo granito cinza

cozinha com ilha de madeira

pratos decorativos

Pratos decoram a parede

cozinha com TV

decoração rústica

Samambaias fazem parte da decoração

cozinha integrada

A bancada setoriza os ambientes integrados

decoração com madeira de demolição

A madeira de demolição reveste a ilha

sala de jantar com tapete

cozinha cimento queimado

O cimento queimado dá características de decoração industrial

cozinha planejada com armários aéreos

cozinha colorida

A estampa geométrica adiciona cor à decoração

revestimento decorativo

Na parede, revestimento cimentício 3D

azulejo colorido

Armários em estilo rústico fazem parte do ambiente

decoração com tambor

A varanda gourmet é envidraçada

cozinha preta piso que imita madeira

bancada de granito cozinha

O teto de gesso tem iluminação com rasgos de luz. Crédito: Ana Lucas Artes (Facebook).

utensílios pendurados cozinha

Armários brancos compõem o espaço

cozinha com madeira

Os bancos amarelos dão cor ao espaço

decoração com dourado

Os pendentes dourados dão um toque de luxo ao ambiente

cozinha americana decorada

cozinha azul

A bancada azul caracteriza um ambiente moderno

parede vermelha

Os armários planejados formam uma cozinha em L

armário planejado madeira

bancada com pendentes

Fotos de barzinhos decorados com banquetas

Para inspirar a decoração do bar em casa também dá para usar banquetas no balcão e deixar o ambiente aconchegante e confortável. E para se apaixonar, tem uma série de fotos e ideias de como incluir este item no ambiente do barzinho.

parede preta

Quadros decoram a parede preta

bar em casa

Paredes de cimento queimado contrastam com os móveis de madeira

decoração barzinho

Na parede, espelho bronze

bancada de onix

Atrás das prateleiras, espelho

cristaleira de vidro

A bancada de vidro é clean

decoração barzinho

espaço gourmet

A geladeira amarelo tem estilo retrô

decoração moderna barzinho de canto

balcão de madeira

O balcão de madeira caracteriza o barzinho

barzinho moderno

Na parede, revestimento com pastilha de inox

decoração parede de lousa

A parede de lousa é tendência

barzinho pequeno

O quadro luminoso decora a parede

barzinho em casa

Como fazer/ decorar banquetas – passo a passo

diy banqueta

  1. Separe uma banqueta de madeira em sua cor natural;
  2. Pinte todo o item com tinta spray cor de rosa e espere secar;
  3. Forre parte das pernas com um papel;
  4. Pinte o assento com tinta spray dourada;
  5. Agora pegue um pedaço de papelão e faça um furo no centro que passe pela perna da banqueta;
  6. Escolha até onde vai introduzir o papelão e pinte esta parte de dourada, de modo que o papelão proteja o restante da pintura rosa. Faça este procedimento em todas as pernas e espere secar.

E aí, o que achou das banquetas para cozinha? Já sabe qual o seu modelo favorito?

Você pode gostar...