DECORAÇÃO DE APARTAMENTO PEQUENO: 60 Dicas!

No tempo dos nossos avós a vida em uma casa ampla era bem comum, mas com as grandes metrópoles e o alto custo das construções, os espaços vão ficando cada vez menores e só resta nos adaptarmos a essa realidade; por isso hoje o post é uma dica preciosa de decoração de apartamento pequeno.

Dicas de decoração de apartamento pequeno e simples

  • Espelhos

Esse truque de usar espelhos é ideal para aumentar o campo de visão e consequentemente ampliar o espaço. O item ainda é ótimo para aumentar a luminosidade do ambiente.

Se o orçamento está apertado, uma opção barata é comprar espelhos com moldura (são fáceis de encontrar até em hipermercados) e fazer uma galeria dos itens na parede.

sala de jantar simples

  • Móveis claros

Quando se tem pouco espaço o planejado é a solução mágica, mas unir pouco espaço e pouco dinheiro exige criatividade. Uma dica simples é mobiliar o lar com móveis claros, como as linhas brancas que são tendência e dão ideia de um ambiente maior.

como decorar sala simples

  • Móveis multiuso

Solução prática e ideal! Ao invés de montar um quarto de hóspedes, opte por comprar um sofá cama para a sala de TV, assim suas visitas terão um cantinho confortável para ficarem.

sofa cama na decoraçã

  • Valorize a iluminação

Esse é daqueles itens básicos e que você gasta bem pouco. Aproveite a janela do ambiente como recurso. A entrada de luz clareia o cômodo e consequentemente dá impressão de mais espaço. Opte por modelos de cortinas mais fininhas, o que é ideal para proteger os móveis do sol e ainda permitir claridade.

sala clean apartamento

A parede com brilho é moderna

  • Espaço vertical

Para ter um cantinho de decoração e aproveitar melhor o ambiente, abuse das paredes para colocar prateleiras e assim criar novos cantinhos de decor e itens de uso diário, como abajur.

quarto solteiro pequeno

O papel de parede de listras amplia o ambiente

  • Parede com espelho

Outra vez esse item aparece como um recurso para decoração. Para uma ideia simples, instale o espelho atrás da cama, vale substituir a cabeceira pelo item. Ah, outra possibilidade é usar o item apenas nas laterais, na direção do criado mudo. 

como usar espelho decoração

Manter cores claras dá suavidade ao quarto

  • Nichos

Ideia bem simples, os nichos são itens que podem ser instalados em diferentes cômodos da casa, inclusive no banheiro. A ideia é usar o acessório como parte da decoração e aproveitar o espaço vertical.

banheiro simples com pastilha

Os vasinhos de plantas são delicados

  • Móvel TV

Na sala, opte por móveis compactos para a televisão. Os painéis fixados na parede são ótimos, mas também vale usar rack baixinho e pequeno apenas para apoiar o aparelho. Só não pode deixar que o móvel seja desproporcional ao tamanho do ambiente.

 sala pequena decorada dicas

Dicas de decoração de apartamentos pequenos, modernos e sofisticados

  • Móveis planejados

Ao mudar-se para um apartamento pequeno, um dos primeiros passos é procurar por empresas que façam móveis planejados. A opção costuma ter um excelente custo-benefício, já que o espaço fica sob medida. Para dar toque sofisticado ao projeto, vale até embutir iluminação no mobiliário para deixar o espaço aconchegante.

cozinha americana apartamento

  • Tapete

O acessório deixa o ambiente aconchegante e ao mesmo tempo valoriza o espaço. A opção de usar um modelo grande e de cor sólida, seguindo os tons já usados no ambiente, é perfeito para criar um espaço moderno.

dica para apartamento pequeno e moderno

As flores amarelas destacam-se na decor

  • Parede de espelho

A parede recoberta com um espelho é um truque ótimo para aumentar o espaço, mas também dá glamour ao ambiente. O item pode ser posicionado na parede da sala de jantar, no corredor e até recobrir o guarda-roupa do quarto.

parede de espelho como usar

  • Parede de vidro

Para integrar ambientes (principalmente em kitnets) e deixar o visual clean, vale separar os cômodos com vidro. O material translúcido  fica chique e dá impressão de espaço maior.

parede de vidro

  • Móvel estendido

Para a opção planejada, o móvel pode se alongar pela parede, como é o exemplo dessa bancada de madeira da pia do banheiro. Ao estender o móvel, o resultado fica contemporâneo e lindo.

bamheiro moderno

Plantas valorizam o banheiro

Fotos de apartamentos pequenos decorados por cômodos

  • Sala de jantar e TV 

painel de madeira de demolição

O pendente dá charme a sala de jantar

No apartamento pequeno, a sala de TV integrada a de jantar ganhou uma combinação e harmonia entre os dois ambientes. A mesa de vidro é a opção perfeita para pequenos espaços, e as cadeiras de madeira ficam mais próximas do painel, o que mantém o equilíbrio.

sala de jantar com sala de tv

            O móvel estendido aparece nesse projeto. O painel da TV cobriu toda a parede e da bancada para os eletrônicos surgiu a mesa também de madeira que serve para as refeições. Apostar em tons próximos do piso e dos móveis também é uma aposta certeira.

tipos de lustre para sala de jantar pequena

O espaço menor e mais próximo da cozinha deve ser sempre reservado para a mesa de jantar. A iluminação, que pode ser por pendente ou lustre, deixa a área das refeições mais intimista e aconchegante.

sala jantar com mesa de vidro

Vasos de flores pequenos valorizam espaços menores

Nessa sala, a ideia de manter as mesmas cores para os móveis de madeira é ideal para dar equilíbrio. Outras inspirações são o piso e as paredes claras que deixam o ambiente bem claro e amplo.

cor escura para sala pequena

Se a planta disponibiliza uma cozinha americana, faça a bancada mais baixa para transformar o espaço em uma mesa de jantar, como foi feito nesse projeto. A bancada de madeira da sala de televisão foi estendida até transformar-se no móvel para as refeições.

dicas para sala de tv e jantar pequena

Esse projeto reúne várias dicas importantes para decoração de apartamento pequeno. A parede espelhada dá origem a mesa de vidro; enquanto os móveis seguem o mesmo tom de madeira clara e o sofá de canto aproveita o espaço com uma mesa de centro espelhada que mantém toda a harmonia da decor.

Mais fotos

decoração simples para sala

tapete de listras

O suporte articulado para TV é ideal para apartamentos

parede de espelho sala de jantar

O pendente tipo cúpula valoriza a decor

Cozinha

cozinha americana simples

É comum os projetos virem com modelo de cozinha americana, e por um lado esse é truque bacana para ampliar o espaço. Vale até estender nichos na parede da bancada para posicionar o micro-ondas e enfeites.

cozinha apartamento moderna

A iluminação deixa o espaço aconchegante

Para uma opção moderna, esse modelo é ótimo para se inspirar. O lugar oferece uma porta de correr que pode ser deixada aberta para manter a integração com os outros cômodos, ou pode ser fechado para esconder a baguncinha ou não deixar que o cheiro de comida se espalhe pela casa.

decoração para cozinha americana

A decoração da cozinha americana pede sempre uma boa organização do ambiente, por isso fazer armários planejados é uma solução prática para manter tudo em ordem. E claro que o balcão pode se transformar em um cantinho de refeições rápidas.

cozinha pequena de apartamento

A lousa na parede é ideal para anotações do dia a dia

Se o apartamento oferece um espaço fechado e tipo corredor, a dica é escolher um dos lados para fazer os armários e assim deixar uma parede livre para não carregar o ambiente. Cores claras são sempre ideias para esse modelo de ambiente.

Mais fotos

dica para cozinha pequena

cozinha pequena americana

A parede de pastilhas é delicada e dá cor

cozinha com lavanderia

cozinha pequena fechada

Armários suspensos otimizam o espaço

Banheiro

banheiro clean

Nichos aproveitam o espaço vertical

Para um banheiro sofisticado e pequeno, opte por tons claros, como o mármore em nuances de bege. As peças de cerâmica também devem seguir essas tonalidades e o longo espelho na parede é requisito básico para ampliar o lugar.

dica para banheiro apartamento pequeno

            Essa decoração de bandeiro mostra como é possível ter um espaço pequeno e moderno. Ao invés de usar um box de vidro temperado, a ideia de usar um revestimento espelhado amplia o espaço e quando o box está fechado ainda dá a impressão de ser apenas um lavabo com parede de espelho.

banheiro pequeno com pastilhas

As pastilhas em tons claros também são ótimas para pequenos banheiros. O revestimento pequeno aplicado em uma só parede dá cor e mantém o lugar com estilo contemporâneo.

Mais fotos

banheiro pequeno decorado

cimento queimado banheiro

O piso de madeira é sofisticado

banheiro pequeno moderno

banheiro pequeno simples

Quarto

Casal

quarto casal com tv

O detalhe metalizado na parede é moderno

Para quem gosta de TV no quarto, mas tem pouco espaço, a dica é instalar o aparelho diretamente na parede.

quarto casal pequeno

Na parede, fotos do casal em preto e branco

Esse projeto mostra como decorar um quarto de casal simples e pequeno, usado o espelho no guarda-roupa.

quarto pequeno com espelho

Outra possibilidade de espelhos para o quarto de casal é usar o item apenas nas laterais da cama, e vale até apostar em criado mudo espelhado para dar continuidade a decor.

Solteiro

quarto solteiro papel de parede

Móveis brancos são modernos

O quarto feminino provençal foi decorado com móveis brancos e pequenos para não carregar o espaço. A parede floral tem tons claros e não diminui o espaço.

quarto pequeno irmãos

Para os irmãos que dividem quarto, esse projeto de quarto planejado mostra uma opção diferente para usar duas camas no ambiente e ainda fazer um espaço para estudos.

quarto infantil apartamento

Almofadas e tapete combinam

            O ambiente pequeno foi planejado com uma cama mais alta e que se transforma em escrivaninha, assim o móvel multiuso otimiza espaço.

 

Bebê

A decoração do quarto de bebê em apartamento pequeno pede menos móveis e uso do espaço vertical. Planejar o ambiente é interessante para melhor aproveitamento.

quarto bebê provençal

quarto bebê pequeno

 

 

Quer ver mais imagens e inspirações para diferentes cômodos? Clique aqui.

Agora é só se inspirar nas fotos e dicas de decoração de apartamento pequeno  e transformar o lar em um espaço mais aconchegante.


Você pode gostar...