Casas antigas: fachadas, reformas e 44 fotos de casas lindas!

Se você mora em uma cidade com mais de 100 anos, com certeza ao passar por alguns pontos sempre vê casas antigas, mas nunca deu seu devido valor ao imóvel. A verdade é que ali tem muito da história da cidade e pode ser um tesouro perdido. Isso mesmo, um tesouro porque atrás da fachada desgastada tem uma possibilidade imensa de reformar e dar vida novamente a residência.

Quer ver inspirações e reformas de casas antigas que derão super certo? Então vamos ao post!!!

Fachadas casas reformadas

Dicas para reformar casas antigas

            Não é sempre que encontramos o imóvel do jeitinho que sonhamos, ainda mais se tratando de uma casa antiga, que pode ser datada de séculos passados e estar sem reparos há anos. Então, se você já tem ou pretende comprar um patrimônio desses, é preciso seguir algumas dicas para garantir uma reforma com excelência.

  • Tombada: para quem tem um imóvel tombado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), é preciso ainda mais atenção no restauro. Como o imóvel é tombado, é sinal de que ele representa muito da história, então o Instituto deve acompanhar a restauração de modo que suas características principais não sejam alteradas. Caso o imóvel esteja registrado no tombamento é obrigatório recorrer ao IPHAN antes de qualquer alteração.
  • Mão-de-obra: estamos falando de casas antigas e que muitas vezes envolvem uma grande reforma. Contratar um profissional da área civil é imprescindível para orientar nas melhores escolhas e garantir que a reforma será eficiente e harmoniosa com estilo da construção.
  • Características: as casas antigas tem peculiaridades únicas e manter o visual externo é uma boa aposta, mas você também pode optar por incluir elementos modernos e criar um mix de estilos arquitetônicos na fachada. Então, antes de sair alterando tudo, analise se você pretende seguir a linha vintage ou o estilo moderno e só depois dê início a reforma/ restauração.
  • Reforma: durante a reforma é preciso verificar muitos pontos, pois estamos falando de casas antigas. Analisar a estrutura, rede elétrica, possível infestação de pragas (ex: cupim no forro), telhado, entre tantos outros detalhes, é ideal, assim você garante que está tudo correto e evita reformas constantes.

 

Fotos de casas antigas reformadas/ restauradas

Casas térreas

As grades nas janelas são características posteriores, mas o modelo escolhido não descacteriza o projeto

As grades nas janelas são características posteriores, mas o modelo escolhido não descacteriza o projeto

Esse projeto apresenta uma fachada bem antiga e com portas e janelas diretamente na rua. Para o projeto, a escolha foi por incluir cores alegres na fachada sem descaracterizar o estilo antigo; para isso, a aposta foi por deixar parte da estrutura visível, e por isso os tijolinhos a vista ficam aparentes na fachada. O resultado ficou uma graça e valoriza o patrimônio.

Casa com janela de abrir

A pintura roxa deu um toque de cor à fachada

            Ao falar de casas antigas não precisamos viajar séculos não; dá para encontrar muitos modelos de décadas passadas, como as casinhas de nossos avós. Neste projeto, o período de construção não fica tão evidente, mas nota-se que com algumas reformas a casa continua usual, mesmo mantendo características antigas, como os tipos de janelas de abrir.

Casa térrea fazenda

A varanda na frente é aconchegante

Uma opção bem conhecida das casas antigas são as casas de fazenda. No geral, esse tipo de imóvel é conhecido por casarão e marca o período ápice do café no Brasil. Se você tem um pedaço de terra com um imóvel desses, valorize! A casa em meio a natureza fica linda e traz muito da história. Um exemplo disso, é essa casa térrea que ganhou um pouco mais de cor, mas que manteve o mesmo estilo.

Casa campo

Os modelos clássicos e com inspiração nos chalés ingleses também aparecem no estilo arquitetônico do Brasil, e marca o período em que o país recebia as primeiras ferrovias. Nesta proposta, o modelo de construção é na casa de campo e as características mantidas deixam o espaço nostálgico e aconchegante.

Casa praia

O jardim foi decorado com gramado e gramíneas

As antigas casas na praia também podem ganhar uma reforma para ficarem mais atraentes. Neste caso, a estrutura de tijolinhos a vista ganhou uma camada de cor e a pintura branca garantiu mais suavidade ao projeto na beira da praia. Para o interior, a proposta foi de seguir o estilo moderno com ambientes integrados, o que deu um toque clean à residência.

Casa tijolo a vista

No projeto, o telhado fica aparente

A estrutura com tijolo a vista aparente também pode ser mantida para não alterar a fachada da residência. É claro, que alguns reparos podem ser feitos para garantir que o visual fique mais atraente, e nas antigas janelinhas de madeira, vale colocar uma cor mais alegre para valorizar a fachada.

 

Mais fotos

Casa térrea com varanda

As portas da varanda integram o espaço interno ao externo

Jardim com árvore

A árvore no jardim foi mantida e garante um ar mais fresco para a residência

Muro com grade

O muro coberto com plantas é delicado

Reforma casa térrea

Telhado sapé

O telhado de sapé combina com a casa na praia

Arandelas parede

Na parede arandelas para a iluminação

Jardim com lago

O pequeno lago valoriza o jardim

Casas térreas

 

Sobrados

Sobrado antigo fazenda

No jardim, gramados, arbutos e árvores pequenas

A casa antiga na fazenda é mais um retrato de que o antigo pode valorizar o espaço. Aqui o estilo sobrado é amplo e ganhou uma cor vibrante, que valoriza a fachada e a deixa alegre. Além disso, a reforma ainda optou por manter características iniciais, como janelas de madeira, e inclui detalhes atuais, como janela de vidro. O resultado é um mix interessante de estilos arquitetônicos e que fica em equilíbrio.

Sobrado com sacada

Na sacada, pequeno altar com uma imagem de santo – característica comum de casas antigas

O sobrado urbano e ao estilo antigo foi restaurado e manteve suas características iniciais. A cor clara é um detalhe importante do estilo e foi mantida, sendo apenas renovada para deixar a casa com ares de nova. Para manter o estilo aconchegante do lar, a aposta foi por uma entrada repleta de plantas verdes, que dão um toque de natureza para a casa na cidade.

Casa com piscina

O pergolado de madeira se estende após o telhado

As casas coloniais também fazem parte do grupo de casas antigas. Neste caso, a aposta foi manter as principais características do estilo colonial, como telhado e formato; mas detalhes atuais, como janelas de vidro e aberturas integradas marcam o mix usado durante a reforma.

casa colorida

            Para quem mora na cidade de São Paulo, esse tipo de sobradinho antigo é algo bem comum de ser encontrado. Muitas vezes o patrimônio é levado ao chão para uma construção moderna, mas se você pretende manter o estilo, pode se inspirar neste imóvel. Aqui o espaço ganhou cores intensas que destacam os detalhes arquitetônicos e deixam a fachada alegre.

Sobrado fazenda

O sobrado colonial na fazenda é o que caracteriza este imóvel. A casa ainda precisa de algumas reformas, inclusive uma nova pintura, mas a fachada já apresenta um estilo de época que caracteriza casas antigas e deixa a fazenda com um patrimônio rico e lindo.

 

Mais fotos

Sobrado com jardim

O jardim nos fundos é aconchegante

Sobrado com varanda

As janelas pintada de branco dão destaque à fachada

Sobrado pequeno

Flores decoram a fachada

Sobrados coloniais

Sobrado simples reformado

Detalhes amarelos dão destaque a fachada branca

Sobrado antigo com jardim

O jardim caracteriza a frente da casa

Estilos de sobrados

Cor sobrado

A iluminação amarela deixa o espaço aconchegante

Antes e depois reforma

A reforma deu um toque mais atual ao projeto

Fachadas sobrados

Com certeza depois desse post, você vai notar com mais evidência as casas antigas de sua cidade e já imaginar projetos para valorizar o patrimônio.

 

 

Você pode gostar...