Fachadas Metálicas: 30 projetos diferenciados e modernos

Muitos projetos atuais estão usando fachadas metálicas para dar uma cara nova e aparente ao estabelecimento. Embora no Brasil esse conceito ainda não seja tão comum, no exterior ganha cada vez mais popularidade, com ideias interessantes e diversas para impressionar e ir além do convencional. Para saber mais e conhecer essa proposta, acompanhe o post com informações e fotos inspiradoras!

fachadas-metalicas-modernas

Começando com um modelo tradicional e comum em muitas metrópoles


A tendência de usar metais nobres em diversos projetos, sobretudo nas fachadas de imóveis e estabelecimentos é europeia e vem de muitos anos. Esses materiais oferecem qualidade, resistência, durabilidade e beleza, dando um aspecto moderno e urbano para qualquer prédio.

Quem gosta de inovar e procura novas perspectivas para incrementar o acabamento de diversas construções pode contar com essa nuance que tem ganhado força por aqui em diversos formatos e com características distintas. Muitos arquitetos gostam de ousar e focar em um design diferente, considerando conceitos distintos e que visam chamar atenção do público.

Vantagens das fachadas metálicas: Beleza, exuberância, toque moderno ao projeto, materiais diversos e resistentes, preço acessível, inovação e uma maneira diferente de pensar no acabamento da entrada de seu estabelecimento. 

Sempre que vimos uma fachada diferente surge aquele encanto em dar de cara com algo além do convencional, não é? Logo, essa é uma das propostas das fachadas metálicas, independente do material e design que segue. Dependendo da qualidade, qualquer obra fica com um toque sofisticado e arrojado!

fachadas-metalicas-impressionantes

Com chapa perfurada branca e neutra, que combina com praticamente tudo

Há vários modelos de materiais que compõem as fachadas metálicas e variam conforme o projeto. Conheça os mais usuais e funcionais:

  • Aço inoxidável: é um dos mais tradicionais, conhecido pela alta resistência à corrosão, permanecendo inalterado e com o mesmo aspecto por muito tempo. Geralmente, conta com dois tipos de acabamento: brilhante ou fosco, tanto liso quanto perfurado. Alguns estilos seguem até um padrão sustentável e dão um toque de luxo a qualquer fachada.
  • Alumínio Composto (ACM) ou Alumínio Sólido: Com chapas em pinturas e acabamentos diversos, também são usados na maioria dos projetos por se tratar de uma alternativa popular e econômica. Pode ser liso, perfurado e com tamanhos distintos de acordo com a necessidade.
  • Titânio: Um material leve e resistente, dá muito destaque às fachadas metálicas e é comumente visto em projetos de museus e espaços urbanos modernos.
  • Cobre: Não parece, mas o cobre vai ficando esverdeado com o tempo e causa um efeito muito interessante e particular. Tem uma boa durabilidade e começa a se popularizar agora em muitas obras.
  • Chumbo: Material maleável e fácil de trabalhar, revela uma cor prateada bem clara e atraente, com um brilho gradual que vai escurecendo com o passar do tempo.
  • Zinco: Considerado a opção perfeita para projetos modernos de fachadas metálicas, já que tem ótimo custo-benefício, com bom preço, resistência e aparência bonita, num tom prateado esfumaçante que impressiona qualquer pessoa.

Fotos e Modelos de Fachadas Metálicas

Agora que você já sabe mais sobre como são feitas as fachadas metálicas e quais as vantagens, confira as fotos e modelos e perceba o quanto esse conceito é versátil e usual. Há muitas ideias possíveis, tanto por isso que está conquistando muitas pessoas e torna-se cada vez mais comuns em muitos empreendimentos, casas e estabelecimentos!

fachadas-metalicas-1

Esse detalhe perfeito dourado revela um luxo e requinte à fachada

fachadas-metalicas-2

Com brises na frente

fachadas-metalicas-3

Um estilo moderno e com vidros para incrementar

fachadas-metalicas-4

Muitos modelos contam com brises metálicos, estruturas de fechamento e proteção contra o sol que podem ser aplicados nos vãos das janelas (como na foto). Além disso, incrementam o projeto com um efeito bonito e elegante!

fachadas-metalicas-5

Em curvas, numa ideia contemporânea perfeita

fachadas-metalicas-arquitetura

Veja esse efeito incrível e inspirador

fachadas-metalicas-bonitas

Com design reto que lembra até o minimalista

fachadas-metalicas-brancas

O branco é uma cor neutra que nunca sai de moda

fachadas-metalicas-de-museu

Esse conceito é sempre utilizado em fachadas de museus e outras corporações

fachadas-metalicas-de-predio

Com detalhes cinza e preto, muito comum no exterior

fachadas-metalicas-dicas

Não tem como não chamar atenção com as fachadas metálicas

fachadas-metalicas-diferenciadas

Muitas escolas e universidades também se inspiram nesse projeto

fachadas-metalicas-diferente

Com tela perfurada

fachadas-metalicas-diferentes

Com brises e marquise em destaque

fachadas-metalicas-exemplos

Com efeito espelhado

fachadas-metalicas-ideias-1

Muitos projetos contam com efeitos diferentes, como esse com detalhes verdes

fachadas-metalicas-ideias

Estilo branco metalizado muito elegante e atraente

fachadas-metalicas-inspiracao

Que tal unir as fachadas metálicas com plantas? Uma junção interessante do cinza com o verde

fachadas-metalicas-jardim

fachadas-metalicas-lindas-1

Em prédios modernos e minimalistas é uma boa opção para incrementar o acabamento

fachadas-metalicas-lindas

Alumínio, aço, cobre… você pode usar diversos materiais acessíveis

fachadas-metalicas-minimalista

fachadas-metalicas-modernas-e-lindas

O complemento com cores neutras, como o preto e o branco, garante sofisticação ao conceito

fachadas-metalicas-no-metro-alemanha

fachadas-metalicas-tipos

Ideias sustentáveis também têm espaço

fachadas-metalicas

Não é difícil ver essa proposta em prédios urbanos!

tipos-de-fachadas-metalicas

Não é difícil implementar esse conceito na fachada de seu imóvel ou estabelecimento. Converse com o arquiteto e especialista para decidir qual a melhor forma e alternativa para o caso. Muitas lojas especializadas em revestimento comercializam diversos tipos e materiais, pesquise e escolha o melhor para dar um aspecto incrível à estrutura!


Fachadas metálicas são interessantes e garantem vantagens impressionantes, com muitas nuances modernas que deixam qualquer pessoa inspirada. Que tal? Você apostaria nessa opção? Diga suas impressões e opiniões comentando no post. Até a próxima! 🙂

Você pode gostar...