Esculturas de Argila: Como fazer? Confira muitas dicas e modelos lindos!

Itens artesanais e baratos sempre chamam atenção na hora de decorar a casa. Não é todo mundo que pode comprar artigos de luxo e acessórios requintados, logo, resta encontrar alternativas para não deixar o espaço sem graça. Uma ideia clássica e que sempre chama atenção são as esculturas de argila. Esse material é super versátil e permite a criação de muitas formas legais, das mais básicas às complexas. Quer ver alguns modelos e saber como fazer passo a passo? Acompanhe o post!

esculturas-de-argila-nordeste

Esculturas de Argila: Como fazer? Confira muitas dicas e modelos lindos, como esses bonecos que imitam o nordestino

A argila você já conhece e já deve ter visto em muitos lugares, principalmente em lojas de artesanato ou de produtos naturais. Esse ”barro”, como várias pessoas tratam, é bastante comum aqui no Brasil em diversas regiões, tanto como matéria-prima de objetos quanto como cosmético. O uso é versátil e algumas versões contam até com cores: vermelha, amarela, branca, verde, entre outras.

Bom, o que vamos tratar aqui é das esculturas de argila feitas com esse componente formado por alterações rochosas e coletado sempre à beira de rios e lagos, como uma espécie de lama que vai endurecendo na temperatura ambiente. Tanto por isso, a argila lembra uma massa de modelar e permite a manipulação simples e prática por qualquer pessoa. Você pode criar desde um objeto básico até fazer uma estátua realista, tudo depende da técnica.

esculturas-de-argila-ideias

Essa estátua é trabalhada e clássica, linda e estonteante

Vale esclarecer que, no caso das esculturas de argila, quase sempre ela atua como material principal, sem a adição de outra coisa. Já na cerâmica – sobretudo na produção de vasos – ou na fabricação de tijolos, a argila é usada como complemento devido à plasticidade e a possibilidade de endurecimento rápido, o que ajuda a dar resistência a muitas peças.

Você pode perceber quando for pegar um aparato desse tipo no quanto é duro e não quebra fácil, ainda mais se for uniforme e não contar com muitos detalhes. Logo, dá para decorar qualquer espaço e ser colocado em estantes, cristaleiras, mesas, entre outros lugares que achar conveniente. Além disso, ainda dá para pintar e customizar de acordo com seu gosto! O que vale é a criatividade!

esculturas-de-argila-pintada

Veja que lindo esse vaso de argila pintado à mão

Agora que você já sabe tudo sobre a argila, que tal ver muitas fotos de modelos de escultura artesanais legais e que até impressionam? Você vai adorar e querer aderir a essa tendência!

Modelos de Esculturas de Argila

A cultura de fazer esculturas de argila é muito antiga no Brasil, derivada tanto do artesanato indígena quanto dos negros. Com um pouco de massa, eles criavam máscaras ou imitavam até rostos humanos com tamanha perfeição e capricho que fez esse método artesanal crescer bastante e se popularizar com o tempo. Hoje em dia, é feito por artesãos de vários lugares do país (sobretudo no Nordeste) e do mundo, com novas técnicas e muito bom gosto.

esculturas-de-argila1

Estátuas de cabeças feitas de argila eram muito comuns antigamente

esculturas-de-argila-2

Hoje em dia esse artesanato se popularizou, com formas variadas e simples que podem ser feitas por qualquer pessoa

esculturas-de-argila-4

Esculturas de argila de heróis e desenhos fazem sucesso entre os mais jovens

esculturas-de-argila-5

Muitos artistas se especializam nessa técnica e fabricam objetos maravilhosos e encantadores, com ótimo acabamento e pintura incrível

esculturas-de-argila-bule

Esse bule é feito de cerâmica com base de argila e acabamento à mão

esculturas-de-argila-boi

Animais também fazem sucesso, como esse boi

esculturas-de-argila-barro

Não é fácil chegar a resultados impecáveis, mas muitas formas ficam impressionantes

esculturas-de-argila-dicas

Muitos artistas brasileiros são especializados nessa técnica e fazem esculturas de argila incríveis

esculturas-de-argila-e-ceramica

Esse vaso lindo é de argila e cerâmica, uma ótima opção para decorar sua casa ou dar de presente para uma pessoa querida

esculturas-de-argila-ideia

As formas dependem do gosto de cada um. Se você for treinando, pode ficar craque nessa técnica e fazer objetos que tenham tudo a ver com você

esculturas-de-argila-peixe

Dá para unir as esculturas de argila com outros materiais decorativos lindos e que incrementam a peça

esculturas-de-argila-mascara

Máscaras também eram formas muito comuns feitas pelos povos que manipulavam a argila para fabricar ornamentos decorativos

esculturas-de-argila-simples

O que vale é a criatividade para fabricar esculturas versáteis e variadas

esculturas-de-argila-utensilios

Utensílios são comuns, mas somente para decoração, e não para o uso no dia a dia

esculturas-de-argila-vulcao

Figuras simples também encantam, como esse vulcão

esculturas-de-argila

A maior dificuldade é o acabamento para muitas pessoas, o que mais deve ser aprimorado

esculturas-de-argila-9

Que tal esse Thor lindo e super imponente? Ficou perfeito, não acha?

esculturas-de-argila-8

Essa técnica também se popularizou no exterior. Os gringos conhecem a argila como ”clay”

esculturas-de-argila-7

Figuras realistas também têm vez e muitas ficam perfeitas

esculturas-de-argila-6

Que tal associar a argila com outros materiais versáteis para criar uma figura perfeita?

esculturas-de-argila-3

Essa peça nem parece que é feita de argila, mas trata-se da mistura do mineral com outros componentes. Ficou lindo, não é?

Como Fazer Escultura de Argila Fácil Passo a Passo (Iniciantes)

Depois de ver tantas esculturas de argila lindas e encantadores, você deve estar animado para decorar sua casa com muitas peças dessas e até querendo aprender como modelar e lidar com esse material super maleável e versátil. Pois é, com um pouco de massa, água e muitas ideias na cabeça, dá para montar sua própria escultura facilmente. O segredo é ir aprimorando a técnica aos poucos, afinal, só se atinge a perfeição com muita prática.

Primeiro, dê uma olhada nessas ideias legais de objetos feitos de argila que qualquer iniciante consegue reproduzir:

esculturas-de-argila-simples-ideias

Os desenhos podem ser feitos de forma livre, como essas ”pedras” lindas para decorar uma estante

esculturas-de-argila-como-fazer

Se você gosta de desenhar, uma simples placa de argila é suficiente para criar muitos ornamentos decorativos descolados. O macarrão é uma ”ferramenta” que pode te ajudar bastante

esculturas-de-argila-ideias-pingente

Para dar de presente ou guardar de lembrança, que tal fazer um pingente com a digital de seu bebê? Pode até a sua própria para dar à pessoa amada

esculturas-de-argila-ideias-para-fazer

Ou então a mão inteira de uma criança para presentear o pai, a mãe ou outro parente em uma data especial

Ideias bem legais e que já fazem toda a diferença, não acha? Melhor que isso, as crianças podem participar desse momento artesanal que pode se tornar super divertido e criativo, um modo perfeito de interação com elas!

Com ideias, tempo e paciência, você vai ter uma noção de como começar a fazer suas primeiras modelagens e como customizá-las. Para isso, você precisará de um espaço grande para trabalhar, muito tempo e paciência para criar. Vale lembrar que a argila seca completamente em 24 horas, é bem rápido! Além disso, custa bem barato nas lojas de artesanato e afins, sendo que 1 kg de massa dá para fazer MUITA coisa.

Assim, fazendo sempre, você pode até copiar esse tutorial para reproduzir o Pequeno Príncipe de argila. Que tal?

esculturas-de-argila-como-fazer-dicas

Maravilhoso, não é? Essa ideia é de um site chinês que achamos ”caçando” pela internet, rs. É apenas para você ter uma ideia do quanto as esculturas de argila são interessantes e impressionantes. Basta treinar para se tornar um expert ou comprar aquela que mais te agrada, há muitos artistas ótimos pelo Brasil. Uma ótima de valorizar nossa arte e cultura, não acha? Pois é! Diga pra gente o que achou, comentando muito no post. Esperamos que tenha amado essas tendências. Até a próxima! 🙂

Você pode gostar...