Artesanato em tecido: 79 ideias incríveis e passo a passo!

Você é do tipo que adora artesanato em tecido? Se sim, esse post hoje é totalmente destinado a você que adora pegar um pedacinho de pano e transformar em algo novo.

E se você ainda está sem ideias de como fazer artesanato em tecido, separamos dicas e ideias incríveis que vão desde opções fáceis e rápidas, até opções mais detalhadas.

Preparada para transformar os pedacinhos de tecido? Então, vamos às ideias!!!

ideias

 

Artesanato em tecido para cozinha

Jogo americano e sousplat

jogo americano com bolso

No centro da mesa, vasinho de violeta

Para esse jogo americano a aposta foi por mesclar estampas de tecidos de mesma cor. O modelo é simples – retangular – e tem o detalhe do bolsinho lateral para colocar os talheres. Ah, e detalhe que o bolsinho é sempre feito com uma estampa diferente, o que dá destaque ao item.

sousplat

O porta copos combina com o sousplat

Se você quer uma inspiração de sousplat de tecido, esse modelo é uma ótima inspiração. Aqui a peça foi feita com tecido floral e pontas arredondadas, combinando com o porta copos que segue o mesmo estilo.

 

Mais fotos

jogo americano patchwork

A mesa de madeira segue o estilo de demolição

mesa de madeira

modelos jogo americano

 

Puxa saco

puxa saco coruja

Os olhos da corujinha foram feitos com botões

            Nada de deixar as sacolas soltas e bagunçadas dentro de uma gaveta, a ideia de fazer artesanato em tecido e criar um puxa saco é ideal para organizar a cozinha. Aqui o modelo foi feito com tecido estampado de corujinhas, e na frente foi decorado com uma coruja de patchwork.

puxa saco garrafa pet

Essa ideia é uma mix de tecido e reaproveitamento de garrafa pet. A garrafa transparente foi usada no “corpo” do puxa saco, e o tecido foi colado nas pontas e usado para decorar parte da garrafa.

 

Mais fotos

puxa saco boneca

O cabelo da bonequinha foi feito com lã

modelos puxa saco

Pano de prato

barrado pano de prato

O tecido tem estampa de maçãs

Para quem quer uma ideia simples de pano de prato com artesanato em tecido, pode se inspirar neste modelo. Aqui o tecido estampado foi utilizado para fazer um barrado no pano de prato branquinho e deu um toque super delicado para a peça.

patchwork pano de prato

Para quem já tem mais habilidade, pode aproveitar as ideias de patchwork, como neste modelo em que os diferentes tecidinhos foram usados para montar a galinha que decora o pano branco.

 

Mais fotos

flores patchwork

As tulipas foram feita de patchwork

pano de cozinha decorado

Os paninhos foram decorados com cupcakes

pano de prato

Capas

capa fogão

A capa tem decoração de batedeira e panela

Usar uma toalhinha sobre o fogão pode ser um tanto trabalhoso, porque na hora de abrir a tampa é preciso retirar o item, mas essa ideia de capa para o fogão é uma ótima inspiração, já que ela funciona como toalhinha, mas ao abrir a tampa ela continua presa e ainda decora o vidro pelo lado de dentro.

botijão de gás

            E que tal uma capa para botijão de gás? Neste modelo a aposta foi por usar um tecido estampado com joaninhas e fazer um barrado central com os insetinhos de patchwork. O resultado ficou uma graça e fica lindo para esconder o botijão de gás que fica na cozinha.

 

Mais fotos

capa galão de água

A capa do galão de água foi decorada com flores e borboleta

capa botijão galinha

As galinhas decoram a capa do botijão

capa micro-ondas

A capa do micro-ondas foi decorada ao estilo patchwork

Galinhas

porta pano de prato

As galinhas ficam uma gracinha na decoração da cozinha, e se você quer incluir um artesanato em tecido com uma galinha para decorar o ambiente, aposte nessa ideia. Aqui o item foi usado como porta panos, e a argola na parte de baixo segura os paninhos que ficam pendurados.

cortina para pia

A cortina para pia foi instalada com um varão

Se você usar cortina para pia, pode se inspirar nessa ideia e fazer um modelo decorado com galinhas. Para a cortina a aposta foi por um tecido branco, e na decoração os tecidos estampados em branco e preto foram utilizados para o trabalho em patchwork.

 

Mais fotos

orta treco cozinha

A galinha foi decorada com bolsinhos para guardar itens de cozinha

cortina cozinha

decoração galinha cozinha

As galinhas foram feitas com feltro

Kit/ Conjunto de cozinha

flores artificiais decoração

Na mesa, arranjo de flores artificiais

Se a ideia é fazer um conjunto de cozinha para decorar todo o ambiente, vale a pena se inspirar nessa ideia. Aqui o tecido azul e estampado foi a base para tudo e a partir dele foi feito o artesanato em tecido que criou toalha de mesa, cortina, puxa saco, luva, avental, capas para os eletros e toalha para o fogão.

kit cozinha

A sugestão para o kit de cozinha aqui é um conjunto menor, com bordas vermelhas e patchwork de maçãs. Entre os itens decorativos tem toalhinha para micro-ondas e mesa, caminho de mesa, pano de prato, capa de galão de água e de liquidificador.

 

Mais fotos

capas cozinha

O tecido do kit tem estampa floral em tons de rosa

conjunto cozinha

O armário planejado tem espaço para o botijão de gás

Artesanato em tecido para sala, quarto e escritório

Almofadas

almofada coruja

A cadeira de balanço é delicada

Se você gosta de almofadas de coruja pode se inspirar neste modelo de artesanato em tecido para fazer a almofadinha decorada. Além do modelo quadrado decorado com a coruja, tem também a opção usada no assento que é um mix de almofadinhas de corações que foram unidos.

almofada simples

Uma ideia simples e super delicada para a decoração de almofadas é esse modelo. Aqui a almofada ganhou coraçõezinhos que a decoram e dão um charme super especial. A ideia é válida até para quem não tem tanta habilidade com artesanato em tecido, já que é simples e fácil.

 

Mais fotos

sofá com almofadas

O sofá cinza destaca as almofadas claras

almofada porta controles

A almofada tem estampa de cupcakes

Cabeceira

cabeceira com varão

Na cama, almofadas decorativas

Se você quer uma ideia criativa e barata de cabeceira para cama, já pode colocar essa entre as favoritas. Aqui os tecidos coloridinhos e estampados foram unidos e pendurados através de um varão de cortina, o resultado é uma cabeceira diferente e simples de fazer.

cabeceira tecido

O criado antigo decora a lateral da cama

Para quem está em busca de um modelo ainda mais fácil, pode usar apenas um tecido, como neste modelo em que o tecido foi costurado nas medidas da cama e ganhou alças que servem para pendurar a cabeceira no varão.

 

Mais fotos

cabeceira patchwork

Os tecidos coloridos compõem a cabeceira

cabeceira revestida tecido

Quadros

quadros simples

Os quadrinhos têm molduras brancas

            Se até agora você ainda não tinha encontrado uma ideia de artesanato em tecido que fosse realmente fácil de reproduzir, agora não tem mais desculpas. Aqui a ideia é de usar molduras de quadros e colocar tecidos por dentro, depois é só pendurar na parede e pronto. Mais fácil impossível né?!

quadros cozinhas

O fundo branco destaca o pano estampado

Os quadros de tecido também podem ser utilizados para decorar a cozinha, como é o caso dessa proposta. Os talheres e molduras foram encapados com tecido e usados para decorar a parede da cozinha; dando um charme ao ambiente e usando uma ideia simples e linda!

 

Mais fotos

quadros sala

A iluminação indireta valoriza os quadros

quadros decorativos

Peso de porta

protetor de porta

O peso de porta é uma inspiração ótima de artesanato em tecido. O modelo dessa proposta é um protetor de porta que não deixa que insetos e poeiras entrem e ainda funciona para manter a porta aberta. Vale até comprar o item já pronto, e depois usar tecidos para decorar, como na proposta em que o item foi enfeitado com flores de tecido.

tapete de coruja

O tapete tem estampa de coruja

Outra sugestão para o pesinho é este modelo de coruja, aqui o item é menor e tem o formato da ave feita de tecidos coloridos e estampados.

 

Mais fotos

peso porta

peso porta cachorro

O peso de porta tem formato de cachorrinho

Bonecas e bichinhos

pelúcia de tecido

Os tecidos coloridinhos são delicados

Entre as ideias de artesanato em tecido, vale usar os paninhos coloridos para criar bichinhos, como se fossem pelúcias. Uma sugestão é fazer elefantinhos com tecidos coloridos e estampados, como na proposta.

bonecas tilda

            Você já ouviu falar das bonecas Tilda? Além se serem as bonecas compridas e com um rostinho pequeno, a história vai bem além. A criadora do estilo de boneca Tilda é um norueguesa que fez a primeira boneca em 1999. A original tem 63 cm e no rosto só tem os olhos e bochechas rosinhas, mas nada de boca. A ideia era de que as Tildas fossem bonecas de afeto e falassem pelo coração. Com toda a história desse tipo de boneca, hoje em dia já existem várias inspirações, e é uma ideia para quem quer fazer bonecas de tecido.

 

Mais fotos

boneca negra

A bonequinha tem camisetinha estampada

boneca de pano

A boneca tem cabelo de pano

Organizadores

home office

Essa ideia é incrível para organizar a mesa de trabalho. A moldura de porta retrato foi usada como base para o organizador de tecido, que serve para guardar blocos de papel, canetas e lápis, e ainda decora a mesa.

porta acessórios cabelo

O porta trecos pode ser pendurado

O organizador feito de tecido foi criado para pendurar presilhas e guardar acessórios de cabelo. O item simples é uma ótima ideia para deixar tudo visível e organizado em um só lugar.

 

Mais fotos

porta acessórios infantil

O porta trecos é ideal para organizar os itens infantis no carro

suporte carregar celular

A capinha serve de suporte para carregar o celular

Artesanato em tecido para banheiro e lavabo

Kit/ conjunto de banheiro

kit banheiro coruja

Nesse kit de banheiro, a aposta foi de usar o artesanato em tecido para criar um tapete, capa para a tampa do vaso e porta papel higiênico. Os tecidinhos em tons de verde ganharam a decoração com corujinhas e seguem o mesmo estilo nas diferentes peças.

kit preto e branco banheiro

A toalha branca tem estampa de gato

Nessa proposta a ideia foi de fazer um kit preto e branco e com o tema de gatinho. Entre as peças criadas estão: capa para a tampa do vaso sanitário, dois tapetes e uma toalha de mão.

 

Mais fotos

kit banheiro floral

kit banheiro patchwork

O kit em tons de rosa foi feito com patchwork

Como fazer artesanato em tecido passo

Nicho para parede

Materiais:

  • Nicho já pintado;
  • Tecido;
  • Cola quente;
  • Pedras decorativas.

nicho como fazer

Passo a passo:

  1. Recorte um tecido que seja um pouco maior que o fundo do nicho;
  2. Dobre as laterais para dentro e passe cola quente para dar acabamento ao tecido;
  3. Espere um pouquinho para secar bem a cola quente;
  4. Encaixe o tecido no fundo do nicho e cole-o com cola quente;
  5. Passe cola quente nas pedrinhas decorativas;
  6. Cole as pedras na frente do nicho e pronto!

 

Almofada decorativa sem costura

Materiais:

  • Molde em papel;
  • Tesoura;
  • Tecido;
  • Cola tecido;
  • Enchimento para almofada.

passo a passo almofada sem costura

Passo a passo:

  • Falça um molde em papel com formato de cacto;
  • Recorte duas partes de tecido seguindo o molde;
  • Passe cola no avesso de um dos tecidos recortados (só não cole a parte debaixo);
  • Cole a outra parte de tecido por cima;
  • Espere secar e vire o tecido ao contrário para ficar com acabamento melhor;
  • Encha a almofada com o enchimento;
  • E cole a parte de baixo para finalizar.

 

Porta guardanapo

Materiais:

  • Rolo de papelão firme (rolo de papel alumínio, papel filme);
  • Lápis;
  • Estilete;
  • Tecido;
  • Cola branca ou cola quente.

como fazer porta guardanapo

Como fazer:

  1. Decida qual o tamanho desejado para as argolinhas de porta guardanapo e risque o rolo com o lápis marcando onde deverá ser cortado;
  2. Com o estilete corte as argolas;
  3. Corte um pedaço de tecido para encapar a argolinha;
  4. Passe cola e cole o tecido; agora é só esperar secar e usar o item.

E aí, já se inspirou para colocar a “mão na massa no tecido” e transformar seu pedacinho de pano em um artesanato em tecido? Conta aqui nos comentários qual modelo e estilo de artesanato você mais gosta e qual pretende reproduzir.

Você pode gostar...