Artesanato com Filtro de Café: 20 Idéias Incríveis para Decoração

Usado e descartado, o filtro de café tem uma utilidade posterior bem interessante: artesanato. A folhinha de papel usada todo os dias em cafeteiras é ótima para artes manuais e pode criar material incrível com custo baixo, além de ser uma alternativa para revestimento de madeira e outros tipos de arte. O artesanato com filtro de café é barato e simples de fazer e por isso reunimos ideias incríveis!

artesanato com filtro de café pote

artesanato-com-filtro-de-cafe-para-decoracao

bau em artesanato com filtro de café

luminária feita de artesanato com filtro de café

sacola com artesanato com filtro de café

Ideias de Artesanato com Coador de Café

Apesar de ser bem mais prático em alternativa ao paninho, o coador de café em papel não é um dos itens mais agradáveis ao meio ambiente. Ele pode durar mais de 10 anos para se decompor e infelizmente é descartado em enorme quantidade todos os dias nas residências brasileiras. Se você acha a quantidade pouca, saiba que cada família usa em média dois filtros por dia. Multiplique apenas pelo número de moradores da sua rua ou seu prédio e terá noção do quanto de lixo se está acumulando por ai. Uma alternativa viável e elegante é o artesanato com filtro de café, que pode dá um novo visual a objetos antigos e até permitir criações usando outros reciclados como vidros e garrafas pets.

Em móveis

Revestir móveis antigos é um dos trabalhos manuais mais em moda na atualidade. A proposta é não apenas dar um toque vintage à sua decoração de interiores como criar um objeto único e usando apenas artesanato com filtro de café. Pode usar qualquer tipo de móvel de madeira e ainda conta com o diferencial de precisar perder muito tempo lixando, pois o próprio filtro cria uma nova textura e cobre as imperfeições. Uma camada de verniz é a responsável pelo brilho e cobertura da madeira e seu móvel vai ficar lindo e original.

cadeira com artesanato com filtro de café

artesanato com filtro de café centro de sala de estar

Qualquer tipo de madeira pode receber o artesanato com filtro de café. O importante ao fazer em casa é apenas ter o cuidado de remover os abridores para não criar imperfeições na arte.

gaveteiro com artesanato com filtro de café

mesa revestida com artesanato com filtro de café

Mesinhas de varanda são uma ótima dica para este tipo de arte

móveis com artesanato com filtro de café

Você precisa para criar artesanato com coador de café em casa de:

  • um móvel usado
  • coadores de café secos
  • pincel
  • verniz
  • lixa de madeira para remover as imperfeições do item

 

Em vidro

Garrafas de vidro de qualquer tipo podem ser cobertas ou preenchidas em seu interior para criar uma arte por si só ou vasos. Uma das vantagens deste tipo de arte é a possibilidade de ser único. Mudando o formato da garrafa você já consegue uma arte nova. Garrafas de vinho e azeite são completamente diferentes e criam resultados interessantes para expor em uma prateleira.

garrafas para decoração com artesanato com filtro de café

Luminárias ganham um toque especial de criar luzes diferentes de acordo com a opacidade do filtro. luminária de vidro com artesanato com filtro de café

garrafa com flor de artesanato com filtro de café

O que você pode criar com garrafas de vidro com coador de café de papel?

  • coleções decorativas
  • vasos de plantas
  • garrafas colecionáveis

Na parede

Parede texturizada como decoração de interiores está na moda e pode receber um toque a mais usando filtros descartáveis de café. A tonalidade marrom é um diferencial interessante e como cada filtro é único abre as possibilidades do visual infinitamente. Você pode fazer sozinho sem problemas, basta revestimento e um pouco de paciência para criar seu mosaico.

Este tipo de parede é mais usado em interiores mas com a cobertura certa pode ser um toque diferencial para jardins. Contudo, não é um material que suporte as ações ambientais de chuva e sol por muito tempo.

revestimento de parede com artesanato com filtro de café

parede feita com artesanato com filtro de café

 

Outros

Qualquer objeto descartado em casa pode se tornar uma possibilidade de artesanato com filtro de café. Usando verniz você cria a cobertura com brilho para diversos tipos de revestimentos e pode cobrir com filtros usados da bebida madeiras, plásticos e papelão.

abajur com artesanato com filtro de café

Cortando o filtro em tiras você cria lindas flores rústicas para usar na decoração de ambientes!

flores com artesanato com filtro de café

Já pensou em misturar matérias primas como bamboo e filtro de café? Rústicas, a dupla é um ótimo complemento uma da outra.

luminária com bambu com artesanato com filtro de café

Para fazer um quadro é preciso apenas uma tela ou mesmo um papelão grosso para servir como base. Faça o revestimento com verniz após criar o mosaico e filtros e sua arte já está pronta!

quadros com artesanato com filtro de café

Como Fazer Artesanato com Filtro de Café Passo a Passo

passo a passo de artesanato com filtro de café

Garrafa de artesanato com filtro de café passo a passo

Quer fazer em casa? É bem simples! Você vai precisar de:

  • garrafa de vidro de azeite, vinho ou outro tipo de liquido
  • cola branca
  • pincel
  • filtros de café sequinhos
  • corante de qualquer tipo
  • tesoura
  • verniz
  • tiner para remover o verniz do pincel

Passo a passo:

O diferencial do artesanato com filtro de café é as suas diferentes texturas criadas com a própria borra da bebida. Como ela fica em excesso você deve remover a maior parte usando um pano e deixando secar. Há quem lave um pouco para deixar mais claro, mas não é necessário.

Coloque um pouco de água no copo e pingue o corante ao seu gosto. Dobre o filtro e coloque dentro para criar cores diversas. Picote o papel depois de seco reserve.

Coloque em outro recipiente um pouco de cola e passe com a ajuda do pincel abundantemente na garrafa e vá colando pedaço por pedaço, criando um pequeno mosaico. Alise com a ponta dos dedos para não ficar enrugado até cobrir todo o item de vidro. Espere secar ou pode acelerar o processo de secagem com um secador de cabelo.

Sua garrafa já está pronta, necessitando apenas de uma camada de verniz para o brilho. Pode usar outros acessórios para ficar mais elegante como barbante colorido na ponta, dentre outros.

Quem quiser mais uma dica de como criar arte usando filtro de café usado temos aqui:

https://www.youtube.com/watch?v=cj-LIpWdpqk

Além de decorar de forma diferente a sua casa o artesanato com filtro de café possibilita uma renda extra para quem quiser investir. Podem ser objetos usados também em decoração de casamento rústico, festas de aniversário ou até lembrancinhas originais e únicas. Caixinhas de madeira revestidas com filtros são uma ótima sugestão de lembrancinha de casamento com doces, por exemplo. E ideias não vão faltar, é só selecionar um objeto em casa e criar a sua arte usando a criatividade.

Você pode gostar...