Cadeira de rodas para cachorro: Modelos, onde comprar, como fazer (DIY)

Assim como diversas pessoas, muitos cães precisam de uma cadeira de rodas para cachorro que facilite sua locomoção, um aparato essencial para aqueles que são tetraplégicos ou têm dificuldade de se mover por diversos motivos: atropelamento, acidentes, má formação, entre diversas razões. Após uma consulta no veterinário, os cachorros nessas condições podem ganhar essa estrutura e realizarem as mais diversas tarefas.

cadeira-de-rodas-para-cachorro-2

Cadeira de rodas para cachorro: Modelos, onde comprar, como fazer (DIY)

Este post visa justamente tirar suas dúvidas sobre a cadeira de rodas para cachorro para te ajudar a escolher o melhor modelo e até a fazer em casa. Acredite, é bem simples e prático, usando materiais baratos e sem precisar ter muita técnica para isso. Em todo caso, é preciso que ela seja de acordo com o tamanho e porte do animal, pensando sempre em seu conforto.

Muitos especialistas revelam que esse aparato garante ótimos resultados para o cão, que pode se locomover tranquilamente e ter autonomia e independência para comer, fazer as necessidades fisiológicas, passear, entre outras atividades comuns a todos os animais domésticos.

Como funciona?

A cadeira de rodas para cachorro funciona realmente como um suporte para aqueles que têm dificuldades de locomoção tanto na parte frontal quanto traseira. Os modelos são indicados para os que não possuem os membros (patas da frente ou de trás), são tetraplégicos ou paraplégicos, além dos que possuem algum tipo de problema para andar.

Segundo veterinários, o animal nunca deve passar o dia inteiro na cadeira de rodas ou usá-la sem a supervisão. Dependendo do jeito de anda ou corre, pode sobrecarregar o abdômen e outras partes do corpo, propenso a novas lesões que podem aumentar o problema. Vale lembrar que sua coluna deve estar sempre reta.

Além disso, o recomendado é usar esse aparato apenas para passeios. Pode ser em quatro períodos de 15 minutos ou dois períodos de 30 minutos, fica a critério do dono ou segundo a orientação do especialista. A cadeira de rodas é um complemento e ajuda na autonomia do cão, que precisa sempre sair de casa para não sofrer com estresse, depressão, entre outros problemas, por isso tem sido bastante vendida e desenvolvida mundo afora.

Modelos de Cadeira de Rodas para Cachorro e Onde Comprar

Geralmente, os modelos de cadeira de rodas para cachorro são de alumínio e materiais leves e resistentes, desenvolvidos de acordo com as características físicas do cão. Quando for comprar, é necessário informar todas suas medidas, que mudarão de acordo com o porte e para que ele fique confortável.

Desenvolvedores alertam que essa estrutura ajuda o animal a manter a postura e o deixa protegido. Muitos que adquirem doenças e ficam paralíticos acabam não se adaptando a isso e acabam se arrastando no chão, o que é perigoso pois podem agravar a situação. Logo, uma cadeira de rodas especialmente desenvolvida para eles será ótima para sua mobilidade e autonomia.

Confira algumas fotos de modelos e veja como funciona a cadeira de rodas para cachorro:

7

O cão fica com as patas elevadas e a coluna reta

 

cadeira-de-rodas-para-cachorro-3

As rodas são resistentes para aguentar impactos em qualquer solo

cadeira-de-rodas-para-cachorro-5

A cor da cadeira de rodas para cachorro muda conforme o pedido. As mais fortes destacam a estrutura

 

cadeira-de-rodas-para-cachorro-6

A disposição do cão depende da orientação do veterinário

 

cadeira-de-rodas-para-cachorro-10

Com a cadeira de rodas, o cão pode até andar na água

 

cadeira-de-rodas-para-cachorro-11

Geralmente, as patas traseiras são as mais afetadas

cadeira-de-rodas-para-cachorro-12

Serve para a praia e os mais diversos ambientes

cadeira-de-rodas-para-cachorro-13

Algumas são grandes e outras mais compactas

cadeira-de-rodas-para-cachorro-14

A estrutura precisa ser funcional e confortável

 

cadeira-de-rodas-para-cachorro-destaque

A estrutura é indicada para o cão passear

cadeira-de-rodas-para-cachorro-dicas

Mesmo com a cadeira de rodas, o cão pode fazer suas necessidades fisiológicas normalmente

cadeira-de-rodas-para-cachorro-ideias-1

Veja como ela facilita a mobilidade do cão

cadeira-de-rodas-para-cachorro-ideias

Alguns modelos são bem bonitos, com design inspirador

 

cadeira-de-rodas-para-cachorro-modelos

Alguns lembram até uma cadeira de rodas tradicional

cadeira-de-rodas-para-cachorro-moderno

Seu cão fica independente ao usar essa estrutura moderna

Onde comprar? Bom, aqui no Brasil há muitas lojas online especializadas na fabricação de cadeiras de rodas para cachorro: Cão de Rodas, Fisioaminal e Max Locomotion. Você pode entrar em contato e realizar um orçamento de acordo com o grau de paralisia e as características de seu cachorro. O preço é variável e muda caso a caso, dependendo de vários fatores.

Como Fazer Cadeira de Rodas para Cachorro Passo a Passo

Muitas pessoas que não têm condições de comprar uma cadeira de rodas para cachorro moderna têm a opção e fazer em casa, usando materiais econômicos e ajudando na mobilidade de seu amigão. Esses projetos começaram com organizações de apoio aos animais que precisavam auxiliar muitos cães doentes que estavam ficando depressivos. Com isso, acontece a recuperação da autoestima do animal, que pode se locomover e ficar mais feliz. Veja algumas fotos!

cadeira-de-rodas-para-cachorro

cadeira-de-rodas-para-cachorro-improvisada

cadeira-de-rodas-para-cachorro-15

cadeira-de-rodas-para-cachorro-9

Perceba que são usados materiais simples, como canos de PVC e até panos comuns resistentes. O que importa é que sejam duráveis e garantam a estabilidade e aconchego do cãozinho. 

cadeira-de-rodas-para-cachorro-8

cadeira-de-rodas-para-cachorro-4

cadeira-de-rodas-para-cachorro-1

Para fazer em casa, você vai precisar de:

  • 2 barras de cano PVC 20mm de 3 metros de comprimento cada;
  • 4 rodinhas de carrinho de feira;
  • 8 cotovelos para cano de PVC 20mm;
  • 4 “Ts” para cano de PVC 20mm;
  • 2 eixos (barra rosqueada de aço) de 1 metro de comprimento cada;
  • 4 porcas e arruelas do tamanho da barra rosqueada;
  •  Toalha ou tecido firme para segurar o corpo do cão;
  • Agulha e linha de costura;
  • Serrote para cano PVC;
  • Furadeira com broca para a medida das barras de ferro;
  • Lixa fina;
  • Trena;
  • Tesoura.

cadeira-de-rodas-1

Como fazer:

  • Use a trena para medir as distâncias entre a base da cauda do cachorro até a cabeça (1) e entre a axila e o pé, com a pata semi-estendida (2). Meça a traseira do cão (3). Anote todas as medidas com os respectivos números;
  • Pegue os canos e corte dois pedaços da medida 1 usando o serrote. Se ficarem cantos pontiagudos, lixe as pontas, isso ajuda a proteger você e o cão. Reserve. Depois, corte quatro pedaços de cano com a medida 2. Reserve também. Corte dois pedaços do restante dos canos com a medida 3;
  • Pegue quatro cotovelos e fure-os com a parte mais longa para cima, verificando se o furo é suficiente para passar a barra rosqueada;

cadeira-de-rodas-2

  • Meça no cão a distância entre as patas, como se ele estivesse em pé. Com a toalha ou o tecido estendido, marque com um círculo a localização da cada pata e, com uma tesoura, corte em círculos as aberturas para cada uma. Não se esqueça de verificar a grossura da coxa do seu cão para não prender a circulação do sangue. Com a linha de costura e a agulha, faça o acabamento de cada abertura;

cadeira-de-rodas-4

  • Quando estiver com o tecido em mãos e já com as aberturas para as patas finalizadas, corte-o com uma folga de 25 centímetros de borda ao lado, a partir das aberturas das patas, e 10 centímetros à frente e atrás. Costure o tecido nos dois canos de PVC que têm a medida 1. Esta será a sustentação do cão, portanto, faça costura com linha dupla e muito reforço para evitar acidentes;

cadeira-de-rodas-5

  • Para a montagem, pegue os cotovelos inteiros e os furados, os T’s e todas as partes cortadas dos canos de PVC, incluindo os dois maiores já com o tecido costurado. Encaixe um cotovelo inteiriço em cada um dos cantos dos canos com o tecido;

cadeira-de-rodas-6

  • À frente, nos cotovelos, encaixe dois canos com a medida 2, depois dois T’s e, na transversal, um dos canos com a medida 3 (para sustentação do peso). Ao final, encaixe dois canos com a medida 2 e conclua encaixando dois cotovelos furados. Faça o mesmo na parte traseira;
  • Para finalizar, pegue as duas barras de aço e passe pelos furos dos cotovelos da frente e da traseira da cadeirinha. Passe as rodinhas e encaixe-as nos cotovelos. Insira as arruelas e as porcas para manter as rodas firmes porém girando. Serre as sobras dos canos. Ao final da porca, coloque um arame torcido bem pequeno para a porca não girar até escapar. Veja como fica o resultado:

cadeira-de-rodas-8

Esse tutorial é do casal Julia Bobrow e Daniel Guth, disponibilizado no site da revista Veja. A cadeira de rodas é simples, mas já faz toda a diferença na mobilidade de seu cão. O preço médio dos materiais é de 100 reais e vale lembrar que a estrutura pode ser desmontada para a limpeza e lavagem do tecido. 


Uma cadeira de rodas para cachorro fará toda a diferença na saúde e bem-estar de seu amigão, portanto, pense nisso se quiser vê-lo feliz! Se tiver alguma dúvida, deixe um comentário no post. Boa sorte e até mais! 🙂

Você pode gostar...