JANELA ANTIRRUÍDO/ ACÚSTICA: saiba tudo sobre!

Se há algo que causa incômodo é o barulho externo que pode atrapalhar a noite de sono e até o momento de relaxar em frente a TV. Além de incomodar auditivamente, o barulho ainda pode influenciar no seu humor, já que uma noite de sono mal dormido pode deixar qualquer um estressado. Se você vive este tipo de situação e quer uma maneira de reverter o problema, uma boa solução é a janela antirruído/ acústica.

 

O que é janela antirruído/ acústica

Esse tipo de abertura é uma nova tendência para quem quer tranquilidade e uma boa noite de sono. A janela antirruído tem a intenção de barrar os ruídos e sons externos que ultrapassam as barreiras do lar.

Para isso, há diversas empresas que atuam no mercado e oferecem diferentes tipos de acabamento acústico, como a troca total da abertura ou até mesmo a substituição por um vidro mais espesso ou com uma camada dupla.

modelos acústico

Tipos de janela acústica

Se a intenção é barrar com mais eficácia os barulhos externos, algumas empresas oferecem bem mais do que substituir o vidro, e disponibilizam dois tipos de janelas:

  1. Embutida no vão: nessa versão, a janela é totalmente substituída por uma nova versão e implica em obras. Se você mora em condomínio, há possibilidade de substituir por um modelo totalmente igual, mas há necessidade de já ter um caixilho de alumínio.
    janela branca

    O acabamento branco é clean

    rede proteção

    A cortina romana é ideal para controlar a entrada de luz

     

  2. Sobreposta: este modelo é adequado para condomínios que não permitem a troca do material ou para quem dispensa obras. A versão sobreposta é instalada pelo lado interno da janela e por isso não altera a fachada pelo lado externo.

tipos de janela

janela sobreposta

A esquadria metálica pintada de branco é tendência

 

A janela abafa totalmente o barulho?

Esta é uma pergunta um pouco difícil de responder, já que isso depende da espessura do vidro utilizado e do estilo de instalação. Então, para responder a essa perguntar vamos por partes:

  • Vidros de 4 mm: a versão um pouco mais fina do vidro é indicada para locais com um barulho médio e a capacidade acústica isola em média 28 decibéis.
vidro 4 mm

O visual externo não altera

  • Vidros de 20 mm: o modelo mais grossinho é ideal para espaços mais barulhentos e isola em torno de 40 decibéis.
vidro 20 mm

A espessura mais grossa barra melhor o barulho

Para se ter um parâmetro de isolação, uma janela comum com esquadria de alumínio e vidro comum consegue isolar 18 decibéis.

 

Dá para trocar/ substituir as janelas atuais?

Com a grande atuação das construtoras e o boom imobiliário, nada mais comum que encontrar acabamentos comuns com vidros simples nas janelas, já que a intenção é deixar o custo acessível. E se você recebeu a chave do seu lar, mas se incomoda com o barulho, saiba que sim, é possível, reverter o problema e instalar janelas acústicas.

janela e porta de vidro

instalação

Os modelos arredondados são mais difíceis para manter o mesmo estilo

A janela antirruído altera a fachada da casa?

Se você mora em um condomínio em que as regras deixam claro que não pode haver alteração na fachada, saiba que este tipo de instalação na modifica nadinha o visual.

O vidro instalado é apenas uma alteração de espessura e modelo duplo, mas nada que modifique o modelo da janela e esquadria, de modo a deixar exatamente a mesma aparência.

janela de madeira

A esquadria de madeira é aconchegante

casa com janela de vidro

porta de correr

A estrutura metálica dá toque moderno ao visual

Quanto custa – preço

            É claro que todo este conforto de ter um ambiente mais tranquilo tem seu custo. E neste caso o custo não é o mais em conto e pode variar em uma faixa de R$ 1500 a 8 mil.

O valor vai depender muito do tamanho da janela e tipo de vidro escolhido, mas para se ter um exemplo,  uma janela com vidro duplo de 1,2 por 1,2m tem custo médio de R$ 1500.

            Talvez o custo fique um pouquinho mais pesado para a casa toda, mas você pode escolher os ambientes com mais necessidade de adaptação como os quarto e até o home office. 

porta de vidro

porta de vidro sala

A porta de vidro garante a vista para o visual externo

janela com abertura para dentro

Apesar do custo um pouco mais elevado, a janela antirruído/ acústica torna-se uma ótima opção para diminuir o estresse e deixar o  ambiente interno mais tranquilo.

Você pode gostar...