Sinteco: O que é? Tipos, preço, como aplicar e fotos antes e depois!

Sempre quando se pensa em construir ou reformar, é primordial atentar-se a todas as opções, sobretudo aquelas que garantem um ótimo custo-benefício. O sinteco é um material que se encaixa bem nessa ideia, considerado por profissionais um recurso ideal para deixar pisos com aspecto novo e bem cuidado. Fora isso, há ainda outras vantagens. Para saber tudo, acompanhe o post com muitas dicas e tudo sobre esse tipo!

sinteco-limpeza

Perceba que lindo o aspecto do piso de madeira dessa sala!

Assoalhos de madeira nunca saem de moda e servem sempre para deixar o ambiente mais requintado e sofisticado. Muitas pessoas amam essa alternativa, por isso, é necessário mantê-la sempre linda, sobretudo para uma sala ou ambiente em que há muita movimentação.

Para chegar a esse objetivo, o sinteco é fino e resistente, que protege e garante a beleza de qualquer espaço, sendo a preferência de muitos indivíduos e uma tendência que nunca perde força, além de duradouro e econômico.

Que tal, então saber tudo sobre o sinteco, para aplicar no seu piso e deixá-lo incrível? 

destaque-sinteco

O que é e para que serve?

Sinteco é uma resina/verniz transparente feito à base de acrílica, água e formol, usado como revestimento de pisos de madeira, encontrados sempre em tês tipos: fosco, brilhante e semi brilho ou acetinado. É uma opção que se popularizou muito nos últimos tempos, devido à praticidade de aplicação e o efeito duradouro e eficiente.

Além de manter o piso brilhante, ajuda a deixá-lo com cara de novo e bem cuidado, ideal para ambientes internos que precisam de limpeza diária, como igrejas, lojas, edifícios históricos, entre outros. Ao contrário do que muita gente pensa, ele deve ser usado apenas como revestimento, e não como impermeabilizante, mais para dar beleza ao espaço.

A durabilidade média desse verniz é de 8 anos, chegando a 12 dependendo dos cuidados. Depois desse tempo, é indicado fazer uma reaplicação para que mantenha o mesmo aspecto. Por isso, a manutenção é fundamental!

sinteco-como-aplicar

Vantagens do sinteco:

  • Protege o piso de madeira contra o ataque de agentes maléficos, como fungos e cupins;
  • Tem alta durabilidade e elasticidade em comparação a outros materiais;
  • Dá maior resistência e acabamento brilhante ao piso, graças a sua transparência;
  • Fácil de manter e limpar, apenas usando um pano úmido ou aspirador de pó.

Desvantagens do sinteco: 

  • Para ser aplicado corretamente, necessita da raspagem do material;
  • O trabalho necessita de um profissional para que fique com ótimo efeito;
  • Não é indicado limpar usando água, já que a secagem não costuma ser rápida;
  • Os produtos usados para manutenção devem ser específicos. É bom evitar opções tradicionais do mercado.

sinteco-destaque

sinteco-tipos

Até em escadas o sinteco muda totalmente a aparência, dando sensação de limpeza e renovação

Tipos de Sinteco – Acabamento

Há dois tipos de sinteco disponíveis no mercado, de fabricantes diferentes: tradicional e bona. O primeiro é o mais usado e convencional, com três formas e desenvolvido com ureia, água e formol.

Brilhante

Como o próprio nome diz, esse tipo dá um acabamento brilhante ao piso. Ótimo para interiores, quartos, recepções e similares. Veja detalhadamente como é essa variação de sinteco:

sinteco-brilhante

Semi Brilho / Acetinado

O sinteco acetinado não é tão brilhante como o primeiro, deixando um acabamento mais discreto, na média para muitas pessoas. É a melhor escolha para salas grandes, escadas e locais com muita movimentação. Veja os detalhes:

sinteco-semi-brilho

Fosco

Já o sinteco fosco é aquele que não tem brilho nenhum. A aparência da madeira fica bem natural, como se não tivesse camada de verniz. Recomendado para quem não quer dar tanto destaque ao piso, como interiores de casas e até fachadas pequenas, como passeios e calçadas.

sinteco-fosco

Quanto custa? Preço m²

O preço do sinteco é bastante variável, mudando bastante conforme a região e o local de compra. Geralmente, você encontra facilmente em lojas e depósitos de materiais de construção. Na média, o metro quadrado sai em torno de 30 a 40 reais. Pesquise bem e escolha o melhor custo-benefício!

Onde comprar?

É fácil encontrar o sinteco para comprar em lojas e depósitos de materiais de construção. Para não ter erro, essas opções convencionais sempre trabalham com esse tipo de resina: Dicico, Joli, C&C, Telhanorte, Leroy Merlin, entre outras. É bom fazer uma pesquisa no site antes da compra, para saber qual a melhor condição e se há desconto.

sinteco-passo-a-passo

Há várias lojas e profissionais independentes que, além de vender o sinteco, ainda fazem a aplicação completa da resina, passo a passo. Consulte, talvez a condição seja melhor! 

Como aplicar passo a passo

A aplicação do sinteco não é tão simples assim, mas também não é um grande desafio. Basta ter paciência e seguir o passo a passo para que o verniz fique bem fixado no piso de madeira. Acompanhe o tutorial:

  • A primeira coisa a fazer é a raspagem do taco para para eliminar qualquer vestígio de verniz da superfície do piso. É ideal que a madeira fique com ótima aderência à resina;
  • Faça um lixamento, rejuntamento e polimento completo;
  • Depois disso, comece a aplicação. É bem simples e pode ser feita usando um rolo;
  • Espalhe bem o sinteco no piso, fazendo movimentos uniformes e por toda a estrutura;

sinteco-aplicacao

  • Para que fixe bem, é indicado passar duas vezes, em dois dias seguidos;
  • Deixe agir por 48 horas, com o local sem trânsito de pessoas. O verniz costuma ter um cheiro forte, por isso não é indicado o trânsito de pessoas próximo ao ambiente de aplicação.

Para saber mais, desde a instalação até o acabamento, assista o vídeo:

Na dúvida, contrate um serviço especializado. É bem prático e fica com um ótimo aspecto!

Como limpar e manter? Cuidados

A conservação do sinteco é muito importante para a beleza e a durabilidade do piso. Por isso, limpe e mantenha sempre com o melhor aspecto para que fique sempre lindo. Veja o passo a passo dos cuidados:

  • Após a aplicação da resina, você deve limpar apenas com uma vassoura de pelo natural. Muitos produtos e até a água favorece o aparecimento de manchas, pois a resina ainda não está totalmente fixada. Espere, pelo menos, 30 dias;
  • Depois desses dias preliminares, a limpeza pode ser normal. Use água e um pano umedecido para remover toda a sujeira. Se necessário, passe um pano seco para retirar o excesso de umidade do piso;
  • É primordial secar bem o piso após a limpeza. Além de evitar acidentes, ainda previne o aparecimento de manchas;

limpeza-do-sinteco

  • Posso usar cera? Não é indicado. Segundo especialistas, ela deixa o piso de madeira com um aspecto feio e ‘gorduroso’;
  • Produtos convencionais e à base de álcool, graxas, detergentes, lustra-móveis e alvejantes não devem ser usados de forma alguma. Eles acabam com o sinteco e prejudicam o aparência do piso.

Alguns profissionais indica, vinagre para limpar essa resina. Vale fazer o teste, com pouca quantidade e diluído com um pouco de água, passando com um pano e secando posteriormente. 

Fotos de piso Sinteco antes e depois

Veja como esse verniz faz diferença no piso nessas fotos antes e depois que circulam na web:

antes-e-depois-sinteco

como-comprar-sinteco

fotos-sinteco

passo-a-passo-do-sinteco

piso-sinteco

reforma-pisos-madeira

reforma-pisos-sinteco

Diferença incrível e impressionante!

renovar-pisos-de-madeira

resultados-sinteco

sinteco-antes-e-depois-resultados

sinteco-antes-e-depois

sinteco-como-fica

sinteco-como-e

sinteco-fotos

sinteco-madeira

sinteco-passo-a-passo-como-aplicar

sinteco-resultados

sinteco-resultados-antes-e-depois

sinteco-preco


Quem gosta de ambientes requintados e aconchegantes precisa de ótimas opções para manter o espaço lindo e destacado. Se você investiu em pisos de madeira, vale a pena aderir ao sinteco. Fará muita diferença! Faça o teste e conte o resultado pra gente – e não esqueça de realizar a limpeza e manutenção frequentemente, ok?!

Tem alguma dúvida, sugestão ou crítica? Deixe um comentário no post! Para acompanhar outras dicas bacanas sobre Casa e Construção, continue navegando no site. Boa sorte e até mais! 🙂

Você pode gostar...